Re:Projetos JAVA sem padrões JAVA

37 respostas
Y

Nao eh comum ver coisas desse tipo, eu ja ouvi falar mas poucas vezes vi os scriplets. E onde vi tive vontade de correr.

Em projetos pequenos devem funcionar sem problemas, em projetos maiores a manutencao é um pesadelo.

37 Respostas

Java_Boy

everson_z:
Estou fazendo parte de alguns projetos web que seguem a mesma arquitetura porem, é uma arquitetura bem especifica da empresa onde nao se aplica nem o basico mvc.

Se a jsp precisar de uma informação vai direto no bean ou em uma classe de “negocio” pegar os dados e scriptlet p/ todos os lados fazendo o que é preciso, tipo uma mistura de PHP, ASP e JAVA.

Veteranos

É normal esse tipo de coisa?

• Tudo funciona muito bem mas, é a primeira vz que vj isso.

Normal é algo relativo rs.

Mas se funciona, atende as necessidades e todos estão felizes, então tudo bem =D

Nykolas_Lima

Já vi isso, e estou dando manutenção em um projeto assim.

É HORRIVEL ter que mexer em JSPs que acessão diretamente as classes através de scriplets, é uma confusão só!

Java_Boy

Se isso te agrega ou não são outros 500.

Se na sua região a pouca procura pelo que está aprendendo, o esquem é aprender coisas novas, por outros meios, mesmo que isso implique em procurar um emprego mais diversificado.

Óbvio que um projeto com boas práticas, patterns bem aplicados e tecnologias enxutas e eficientes na bagagem de conhecimento de um cara é excelente.

AUser

Depois disso, a única coisa pior é o Single Thread Model.

Isso é uma cultura de empresa. E isso é errado se a empresa quer entrar e continuar corretamente no mercado, e ainda ganhar mais mercado.

Entretanto, acontece muito isso sim. Ao menos pelo que vejo. São raros os lugares que trabalhamos que te dão liberdade de procurar a melhor arquitetura, o melhor padrão pra cada situação, etc. A maioria já tem uma espécie de app-fuse do mal. Lamentável.

[]'s!

fantomas

Já ví e “mexí” também… :shock:

muuuuuuuuuuito ruim caras!

Na minha opinião as possíveis causas:

Não necessariamente nesta mesma ordem.

1. Estagiários
  2. Sistema antigo
  3. O cara conhece PHP e acha que JSP é quase igual
  4. Programador inescrupuloso mediante desespero
  5. Gerente cabecinha pensando que alguns gatos pingados que conhece porcamente outra linguagem dará conta do recado
  6. Programador (php, python, delphi, vb, cobol e etc…) sem noção achando que irá desenvolver o sistema em um estalo de dedo

flws

sergiotaborda

everson_z:

Detalhe, 2009 foi à poucos dias… lol :slight_smile:

Mas vc está certo em não concordar mais com essa máxima. Ela é embecil, e totalmente contra o propósito de porque nós desenvolvemos software. Do ponto de vista de um desenvolvedor de software as necessidades são muito mais que satisfazer a felicidade do cliente e se o programador está feliz com um código desses , ele tem algum problema mental, profissional ou é novato de mais para entender a merda em que se meteu…

Agora que vc entendeu onde está, comece a pensar e sair dai.

Java_Boy

Ei, nao quero ficar com fama de desenvolvedor meretriz =P

Eu disse que analisando a condição de projetos do everson_z, pode ser normal algo do tipo, com certeza os requisitos foram levantados assim, e na visão da equipe essa solução era a melhor para o projeto.

Mas longe aplicar essa afirmação em outro contexto de desenvolvimento. NEVER!

:evil:se funciona, atende as necessidades e todos estão felizes, então tudo bem =D

lina

Oi,

Existem varias empresas que utilizam seus próprios “padrões” na realização de um determinado projeto.

Por isso não vejo nada de errado… é normal

Tchauzin!

AUser

lina:
Oi,

Existem varias empresas que utilizam seus próprios “padrões” na realização de um determinado projeto.

Tchauzin!

Acho que você não entendeu, Lina.

É normal, mas não é certo (ok, nao em todos os casos mas na maioria) ter um padrão próprio de desenvolvimento. Pra isso que existem várias metodologias.

lina

AUser:
lina:
Oi,

Tchauzin!

Acho que você não entendeu, Lina.

É normal, mas não é certo (ok, nao em todos os casos mas na maioria) ter um padrão próprio de desenvolvimento. Pra isso que existem várias metodologias.

Oi,

Concordo com você. As métodologias são feitas para serem seguidas… Utilizei a palavra normal erroneamente.

Muitas empresa fazem uso de seu próprio padrão de desenvolvimento, por isso acho “normal” encontrar essa situação em uma empresa.

O que podemos fazer é mostrar o padrão correto para o proprietario, chefe ou patrão. Caso não aceito, tentar se adaptar a este novo padrão de desenvolvimento…

Tchauzin!

Luiz_Aguiar

everson_z:
Veteranos

Sim, muito normal, a maioria das empresas ruins (que devem ser 80% do mercado) fazem isso.

Boa sorte!

lina

everson_z:
lina:
Oi,

Tchauzin!

Varias tipo de cada 100, 50 ignora os padrões indicados pela comunidade?
Acho que ñ é normal não…

Oi,

Tudo bem. A palavra utilizada “varias” foi um pouco global.

Vamos tentar transformar essa palavra menos abrangente, ok?

Cidade de Criciúma.:
-> Existe cerca de 10 empresas de sistemas.
-> Cerca de 8 fazem uso de seu proprio padrão de desenvolvimento.
-> 2 seguem a risca as normas e metodologias.

Isso é um fato.

Tchauzin!

C

A proporção é verdadeira

Cidade de Blumenau.:
-> Existe cerca de 200 empresas de sistemas.
-> Cerca de 180 fazem uso de seu proprio padrão de desenvolvimento.
-> 20 seguem a risca as normas e metodologias.

Luiz_Aguiar

Huhauha então acertei na minha porcentagem de 80%.
:smiley:

adriano_si

No caso do clone foram 90%… hehehehe

Falows :wink:

Tchello

De boa, todas as péssimas práticas que vejo todos os dias são por conta do baixo conhecimento da equipe na plataforma e interesse nulo em se desenvolver.
Agora junte isso tudo a uma empresaa fundo de quinta inflada e temos a realidade de muitas empresas no país.
Sad, but true.

A

clone_zealot

quais seriam essas 20 empresas de blumenau que seguem as normas a risca?

Sou daqui mas não me arrisco a dizer esse % ^^’

M

O q acontece é q os caras q são os q decidem as coisas e q deveriam saber bem sobre “um tudo” são os mais burros e preguiçosos… aí já viu.

Se o manda chuva só conhece vb4 dê-lhe vb4 no sistema.hahhaahahah

sad but true

Java_Boy

matarra1000:
O q acontece é q os caras q são os q decidem as coisas e q deveriam saber bem sobre “um tudo” são os mais burros e preguiçosos… aí já viu.

Se o manda chuva só conhece vb4 dê-lhe vb4 no sistema.hahhaahahah

sad but true

That´s my point!

Não adianta muito conhecer tecnologias e metodologias limpas e agradáveis se teu cliente/chefe/superior só quer ver dinheiro entrando e o projeto implantando o quanto antes.

jeveaux

Se num JSP é possível acessar o banco de dados diretamente e você o faz, está certo ou errado? Se fosse errado não seria possível fazer.

A questão é: o tempo e o mercado já provaram que este tipo de desenvolvimento não propicia qualidade. Você pode até conseguir uma solução rápida, mas igualmente rápido será a degradação do seu código, o aumento de complexidade e a dificuldade de manutenção.

Errado!? Eu não diria que é “errado”, mas certamente não assumiria como uma alternativa a seguir já que existem várias outras formas mais elegantes e eficientes de se trabalhar desenvolvendo software.

lvieira

concordo com o jeveaux (desculpe, em nenhum lugar vi o nome)…
julgar se é certo ou errado, bom ou ruim pra mim não leva a nada e é totalmente relativo.

pra nós desenvolvedores é ótimo trabalhar sempre com a tecnologia de ponta e a melhor metodologia, mas pra uma empresa,
manter um projeto existente (maioria dos casos) com o top de linha é geralmente inviável…

acho que uma grande barreira pra esta situação mudar, é que o desenvolvedor quando pega uma arquitetura fora do padrão quer mudar tudo de uma vez só…
muitos frameworks por aí, exigem que classes sigam algum tipo de padrão/convenção e aí fica impraticável migrar num projeto existente
(imagine o trabalho de aplicar um hibernate num projeto usando jdbc quando já existem mais de 100 tabelas no banco?)

enxergo que a alternativa mais realista, na maior parte dos casos, para mudar essa realidade é o refactoring…
altere aos poucos, adapte o padrão existente as melhores práticas, sem causar grandes impactos…

ps: confesso que até ler o post do luiz aguiar estava me sentindo o pior desenvolvedor java do mundo por estar numa empresa que não usa frameworks, mvc, padrões…

sergiotaborda

jeveaux:
Se num JSP é possível acessar o banco de dados diretamente e você o faz, está certo ou errado? Se fosse errado não seria possível fazer.

Humm… essa lógica não funciona. Errado e certo são juizo de valor. Matar é errado ? Sim, na maior parte das vezes. Mas em outras não (auto-defesa).
Ser possivel ou não, nada tem a haver com o valor que a coisa tem. E o valor que a coisa tem é dado pela sociedade.

No caso do software certas decisões sim são erradas. Isto porque a comunidade de desenvolvimento as considera assim. Isso não significa que em casos muito particulares
elas não possam ser certas, mas significa que em geral, como diretiva, essas coisas não devem ser feitas.

Se fosse impossível fazê-las não haveria necessidade de definir o seu valor.

Certo e Errado envolvem decisões morais e a moral é definida pela sociedade.

Decisões certas e erradas em software implicam o mesmo tipo de decisão moral. Isto pode parecer meio estranho pois normalmente vc pensaria nisso como uma decisão tecnica, mas não é.
As decisões de arquitetura e design não têm a haver como o codigo ou a tecnologia, mas com o gerenciamento da implmentação e do software como um todo. Essas decisões apenas são necessárias porque o codigo é escrito por seres humanos e eles formam uma sociedade de desenvolvedores. E essa sociedade que aponta o que é certo e errado. Se vc viola isso, vc está fazendo o mesmo tipo de ofensa à sociedade de desenvolvedores que um assassino está fazendo à sociedade civil.

É um falso conceito que todo o desenvolvimento é igualmente licito. Não. Existe bom desenvolvimento e mau desenvolvimento.
A diferença entre maus desenvolvimento e matar alguem, é que podemos mudar o design e arquitetura do software para o tornar não-errado enquanto as não podemos trazer as pessoas de volta À vida.

Repare o problema moral não está ligado à possibilidade da existência de remédio para o ato. A moral está presente no proprio ato em si. Por exemplo, se alguem rouba algo é facil devolver, mas isso não muda o ato errado de roubar. Então, se alguem produz um desenvolvimento errado, não é o fato dele o tornar melhor que o pode perdoar.

natureza

Bom a metodologia utilizada pela empresa é esta ai:

http://gohorseprocess.wordpress.com/extreme-go-horse-xgh

Inté !

claudiom

E quem seria esta sociedade JAVA?
Somente os desenvolvedores que utilizam as chamadas “boas práticas”?

Você vai excluir desta sociedade todos os programadores que não seguem padrões?

Se quer definir uma sociedade JAVA, você precisa incluir todo mundo que usa (ou pelo menos desenvolve nele) e aí teremos os tais 80% dos programadores cometendo “assassinatos” todos os dias…

Quem pode julgar se um desenvolvimento é errado ou certo?
Pq a minoria que segue padrões tem mais razão que a maioria não segue? Só pq estamos num fórum onde boa parte segue? Mas será que este fórum representa a maioria dos profissionais JAVA?

É a mesma coisa vc perguntar num fórum de vegetarianos se comer carne é certo ou não.

Não estou defendendo o uso de sql em jsp, ou falta de padrões, nada disso.
Mas que direito temos nós de julgar um profissional como bom ou ruim sem avaliar o resultado do seu trabalho?

sergiotaborda

claudiom:

Certo e Errado envolvem decisões morais e a moral é definida pela sociedade.

E quem seria esta sociedade JAVA?
Somente os desenvolvedores que utilizam as chamadas “boas práticas”?

Você vai excluir desta sociedade todos os programadores que não seguem padrões?

Se quer definir uma sociedade JAVA, você precisa incluir todo mundo que usa (ou pelo menos desenvolve nele) e aí teremos os tais 80% dos programadores cometendo “assassinatos” todos os dias…

Quem pode julgar se um desenvolvimento é errado ou certo?
Pq a minoria que segue padrões tem mais razão que a maioria não segue? Só pq estamos num fórum onde boa parte segue? Mas será que este fórum representa a maioria dos profissionais JAVA?

É a mesma coisa vc perguntar num fórum de vegetarianos se comer carne é certo ou não.

Não estou defendendo o uso de sql em jsp, ou falta de padrões, nada disso.
Mas que direito temos nós de julgar um profissional como bom ou ruim sem avaliar o resultado do seu trabalho?

Ninguem falou em avaliar o trabalho mas já que vc falou nisso, sim, todos temos direito de julgar um profissional como bom ou ruim depois de avaliar o seu trabalho. Repare que isto não significa dizer que o cara é estupido ou inteligente e sim se é bom profisional ou não.

A comunidade java tem sim bastantes antas, assim como nas outras linguagens. A grande maioria dos desenvolvedores são mediocres. A grande maioria no brasil não conheceo GUj ou a javaMagazine e a MundoJava.
A grande maioria não sabe ingles o que significa que não se mantém a par das inovações , das boas práticas , etc… Mas o que faz um bom profissional não é ele ter lido muito e visitado muitas reuniões java. O que faz dele um bom profissional é não estar satisfeito com o que sabe. O cara pode viver no meio do deserto, mas se ele sempre procura a melhor forma de desenvolver, ele é um bom profissional.

Eu tentei explicar isto antes. Não é aquilo que o cara faz que o torna bom ou mau profissional, é a razão porque faz. Se vc pergunta : porque vc decidiu usar struts ? e o cara responde : porque li uma materia na javmagazine e achei legal. Resposta errada. Se ele responde: a equipa não conhecia nenhum framework para web e vimos uma materia na java magazine e decidimos usar como manual - já está melhor. Se ele fala: utilizámos várias ferramentas web durantes os vários projetos que fizemos e concluimos que a equipa é mais produtiva quando usamos struts - resposta certa.

È como eu disse, o valor não está no ato, e sim na razão. Se vc mata por defesa não é considerado errado. Se vc rouba para comer não é considerado errado. Mas se vc rouba para comprar uma casa de 2 milhões , sim. O ato é o mesmo, mas o que lhe confere valor é a razão por detrás.

A maioria do software no brasil é feito por pessoas não preparadas. Não ha como considerar isso bom.

Quem segue boas práticas segue-as porque sabe o seu valor. Quem as despreza está comentendo um erro.
O proprio conceito de “boa prática” implica que foi aprovada pela comunidade, não segui-la é violar explicitamente aquilo que é considerado bom.

não vou excluir os maus desenvolvedores java da comunidade java, mas tb não vou considerar que são eles que determinam as tendências, da mesma forma que não vou matar quem matou, mas tb não o vou eleger presidente.

claudiom

Òtimo, podemos julgar DEPOIS de avaliar seu trabalho. E como é feito o julgamento? Quem define os critérios?
Tem peso maior o profissional que entrega o produto esperado, funcional e no prazo mesmo que não siga todas metodologias?
Aquele que segue todas boas práticas e convenções mesmo que não entregue o produto esperado, funcional e no prazo?
Ou ainda, só aquele que entrega o produto esperado seguindo todas convenções e boas práticas?

A comunidade java tem sim bastantes antas, assim como nas outras linguagens. A grande maioria dos desenvolvedores são mediocres.
A grande maioria no brasil não conheceo GUj ou a javaMagazine e a MundoJava.
A grande maioria não sabe ingles o que significa que não se mantém a par das inovações , das boas práticas , etc… Mas o que faz um bom profissional não é ele ter lido muito e visitado muitas reuniões java. O que faz dele um bom profissional é não estar satisfeito com o que sabe. O cara pode viver no meio do deserto, mas se ele sempre procura a melhor forma de desenvolver, ele é um bom profissional.

Aqui entramos no reino das opiniões. Um bom profissional para você é isto. Não é a verdade absoluta. Crie um tópico perguntando “O que é um bom profissional java?” e terá dezenas/centenas de respostas distintas.
Na MINHA opinião, o bom profissional é aquele que resolve problemas com soluções que ele conhece. Quando ele não conhece uma solução, ele corre atrás de uma, entende e aplica. Nem sempre ele utiliza as boas práticas e convenções, mas ele domina o que fez. E principalmente: são altamente adaptáveis ao ambiente.
Não se desesperam e travam ao ver algo desconhecido. Aprendem o padrão “local” e se adaptam a resolver problemas daquela forma.

Novamente, é o seu conceito de certo ou errado aqui.
Mas…se a pergunta fosse outra: “Por que você não está utilizando framework algum, nem seguindo a convenção da sun?”
Porque a equipe já fez vários projeto assim e somos mais produtivos utilizando as libs e padrões que nós criamos… tá errado isso?

Na verdade acima você entra em contradição com o que disse antes:

De qualquer forma, eu não acho que alguma forma de desenvolvimento possa simplesmente ser considerada errada.
Aliás, para mim está errada quando não soluciona o problema ( E para ficar claro, gambiarras não solucionam problemas… geralmente elas o contornam).

Concordo. Não creio que a questão aqui seja esta…

Quem segue boas práticas segue-as porque sabe o seu valor. Quem as despreza está comentendo um erro.
O proprio conceito de “boa prática” implica que foi aprovada pela comunidade, não segui-la é violar explicitamente aquilo que é considerado bom.

Quem não segue pode simplesmente não reconhecer seu valor. Segundo sua definição, se eu disser “Uso boas práticas pq a comunidade java disse q é legal”, estou dando a resposta errada, certo? Se a pessoa conhecer a tal “prática” e tiver motivos pra não usá-la estará sempre errado?
Ainda… quem não usa, provavelmente nem conhece, e nada garante que ele não crie uma versão própria de uma prática em específico que atenda suas necessidades.

quando me referi a exclui-los, me referi ao conceito de “aprovado pela comunidade”. se a maioria da comunidade (as “antas” e “mediocres” que vc disse) não opina, não usa os padrões, não frequenta o guj ou lê a java magazine… é realmente a comunidade que aprova ou desaprova algo?

é irônico ter usado este exemplo. vc não o elegeria presidente, mas a sociedade elegeu um presidente que já foi acusado de obrigar sua namorada a cometer um aborto (que também pode ser visto como uma forma de assassinato)

jjose

Vc sabe o que é SCEA ?
Vc sabe o que é Know-How ?
Vc sabe o que é javaone ?

abraco e que Deus te ajude

AUser

Faço a mesma pergunta do Jeremias logo acima, você conhece SCEA? Arquitetura de software ou algo assim?

Não existe como entregar um produto que cumpra os requisitos plenamente sem metodologia. E usar por que a comunidade diz que é bom é babaquice. O certo é entender porquê se usa e então decidir se vai ou não usá-lo, assim como existem outras opções.

Agora essa revolta em seguir métodos só resulta em uma coisa: péssimo código, péssimo design, péssima arquitetura.

guariba

Há mais coisas entre o desenvolvimento e a politicagem do que especula a nossa vã filosofia.

claudiom

sei…

sei…

sei…

qual era o seu ponto?

respondido

concordo… não quer dizer que a única metodologia eficiente seja a definida pela comunidade

pois é, este é meu ponto.

não há revolta…
a questão é entre desenvolvimento certo e errado… acho simplesmente que não é tão simples decidir

B

Eu tenho medo de empresas que fazem seus próprios, geralmente porcos, padrões.

Eu também tenho medo de empresas que seguem outros padrões e metodologias à risca. “À risca” me lembra um cavalo usando uma viseira, só olha para um lado, sempre em frente, mesmo que esteja indo pro lugar errado.

everson_z

Estou fazendo parte de alguns projetos web que seguem a mesma arquitetura porem, é uma arquitetura bem especifica da empresa onde nao se aplica nem o basico mvc.

Se a jsp precisar de uma informação vai direto no bean ou em uma classe de “negocio” pegar os dados e scriptlet p/ todos os lados fazendo o que é preciso, tipo uma mistura de PHP, ASP e JAVA.

Veteranos

• Tudo funciona muito bem mas, é a primeira vz que vj isso.
everson_z

A.L:

Normal é algo relativo rs.

Mas se funciona, atende as necessidades e todos estão felizes, então tudo bem =D

Eu pensava assim até 2009

Hj eu tenho 3 anos como programador java e passo mais 2 nessa empresa e tudo que eu aprender nesse local não serve p/ o mercado.

Futura entrevista

Entrevistador: Fala seu conhecimento e experiencia com GOF
Eu: Conheço mas, faz 2 anos que nao uso nem o mvc, dao, factory, bridge… nos projetos que participo a jsp é “o cara”

everson_z

sergiotaborda:

Agora que vc entendeu onde está, comece a pensar e sair dai.

Me deixa descontente ter que fazer algo que nao concordo, nao gosto de trabalho PROSTITUTA (me pagando tudo esta otimo).

everson_z

lina:
Oi,

Tchauzin!

Varias tipo de cada 100, 50 ignora os padrões indicados pela comunidade?
Acho que ñ é normal não…

everson_z

Criei esse topico pq hj posso falar que é pior p/ trabalhar quando nao se tem padroes.

Passei por varias consultorias onde eu chegava e em 1 ou 2 semanas ja pegava o jeito mas, quando vc cria seu padrao, cria uma margem de aprendizado muito grande, e cedo ou tarde cai em problemas. Eu vj uma manutenção e falo “em 10 min resolvo” mas, quando entro no codigo falo “em 2 dias resolvo”.

Se certo ou errado nao sei, sei que é PIOR se comparado com quem usa padroes.

Projeto web,
Eu sei o pq usar MVC, algum genio gostaria de compartilhar o pq de nao usar? Exemplos

minha assinatura
Primeira merda POG Fazer as merdas que muitos fizeram por defender o primeiro pensamento POG.
Terceira merda POG Se basear em absurdos para defender seu desenvolvimento.

everson_z

Bruno Laturner:
Eu tenho medo de empresas que fazem seus próprios, geralmente porcos, padrões.

Eu também tenho medo de empresas que seguem outros padrões e metodologias à risca. “À risca” me lembra um cavalo usando uma viseira, só olha para um lado, sempre em frente, mesmo que esteja indo pro lugar errado.

[color=red]Somos 2[/color]

Criado 7 de janeiro de 2010
Ultima resposta 14 de jan. de 2010
Respostas 37
Participantes 21