Re:Quando usar e quando não usar uma classe com métodos e variaveis de instancia para outras classes

Nossa…desculpe mas não entendi ao certo a pergunta…
você está perguntando um conceito de orientação a objeto…uma classe precisa de atributos e metodos…mas não é uma regra…depende do que você está representando com essa classe…mas GERALMENTE classes tem atributos e metodos…
claro que temos a classe aonde está executando o main, ela geralmente não tem atributo…mas isso é um caso a parte…
pegue por exemplo um carro…um carro é uma classe que precisa de certos atributos e tem certos metodos…entendeu?

acho que a medida que vc vai adquirindo conhecimento, vc vai ter a visao de saber qdo utilizar uma referencia ou nao… por exemplo o programa ja vai pedi isso… se eu tenho um programa que pede que vc cadastre as notas dos 10 alunos, e se vc tem outro que pede para cadastrar produto e pedi a data de fabricação entao ai vc tem um programa mais complexo aonde vc vai precisar de mais classes e metodos para usar o velho dito: “dividir para consquistar”.

Bom eu tb to lendo deitel sexta edicação - cap 8… e vc? os capitulos 7 e 8 estao sendo um dos piores!! ele n está sendo claro… e ta passando por cima de muita coisa…mesmo

:slight_smile:

Olá pessoal…

to estudando pelo livro da Deitel 6º Edição e nele como em toda a linguagem java utilizamos classes sem o método main para utilizarmos seus métodos em outras classes, ou seja, criamos tipos por referencia… minha duvida eh de quando ñ utilizar e de quando utilizar isso ? por que em muitos exercicos eu fico centralizado nisso e as vezes ñ pensso em fazer pela forma mais simples, se a forma mais simples for a melhor opção…