Re:ResultSet pra q isso serve?

Olá buscante.

ResultSet é uma interface utilizada pra guardar dados vindos de um banco de dados.

Basicamente, ela guarda o resultado de uma pesquisa numa estrutura de dados que pode ser percorrida, de forma que você possa ler os dados do banco.

Exemplo:

Conection con = //de alguma forma vc pega conexao com o banco
Statement stmt = con.createStatement();
//aqui voce recebe um objeto ResultSet com todos os elementos
//da tabela cliente:
ResultSet rs = stmt.executeQuery("SELECT * FROM Clientes");
//para percorrer o resultset, faca:
while(rs.next()) {
  //pega o valor da coluna nome, de cada linha:
  String nome = rs.getString("Nome");
  //imprime no console:
  System.out.println("Nome do Cliente: " + nome);
}

Espero ter ajudado!

3 curtidas

nao, seria esse o unico jeito de buscar resultados, ao menos facilmente, nao sei se existe outro jeito de buscar os resultados de uma query sem ser usando o ResultSet.

ResultSet não guarda nada… Ele é apenas uma tabela de dados que representa um conjunto de dados do BD.

Para obter um ResultSet com os dados do BD é necessário utilizar ele em conjunto com Connection e PreparedStatement (ou Statement).

Buscante,

Ainda não inventaram uma maneira de apreendermos por osmose então o mínimo que você pode fazer é dar uma lida nesses tutoriais que fala sobre JDBC.

http://www.guj.com.br/artigos.jsp#1390961588

Até,

toda hora vejo sobre ResultSet. o q é e pra q serve?

seria essa a melhor opção para não sujar minhas classes com conexões e consultas ao bd?

seria essa a melhor opção para não sujar minhas classes com conexões e consultas ao bd?

deixa eu ver se entendi:

num projeto web, teria que criar um ResultSet que trabalharia com o banco de dados da forma que vocês falaram, e as outras classes implementariam esse ResultSet?