Acredito que ao se optar em sair do país para trabalhar e estudar, estamos ampliando nossos horizontes. Pois estaremos vivenciando novas experiências, nova cultura e novos ares.
Cara eu acredito que eh uma experiencia valida, tanto na area profissional como experiencia de vida.
Eu trabalho aqui na Suecia e posso dizer que esta sendo uma experiencia e tanto, primeiro porque nao sou muito bom em Sueco, entao tenho que usar o ingles. Uso o ingles tb pra conversar com o povo do meu projeto, trabalho com time na India, USA e Tokio. E o meu colega de trabalho aqui na Europa esta em Londres.
Nao sei como esta em paises como USA e Canada, mas pelo menos aqui na Suecia o problema eh que tem muita gente extremamente qualificada ( 99% dos gringos aqui no trampo tem pelo menos mestrado) e o ensino nas universidades eh fortissimo mas infelizmente (ou felizmente) o pais eh um ovo de cordorna, resumindo, vc precisa se destacar muito pra conseguir um emprego aqui. Nao eh tarefa facil.
Provavelmente em outros paises da Europa (tirando Londres) tem o mesmo problema.
Nos estados unidos eu sei que tem muito indiano e chines trabalhando por la, tenho a impressao que la eh o oposto daqui, tem muitas vagas pra pouca gente pra trabalhar e eles acabam absorvendo mao-de-obra em outros paises. Fui pra Londres a trabalho uns 2 meses atras e tb vi muita gente de outros paises trabalho la, principalmente India.
Quanto a visto eu nao sei como funciona quando a pessoa quer entrar num pais pra trabalhar.
//Daniel
Quando vc encontrar o jardim do éden, me avisa!!
Só pra lembrar, aqui vai uma piada que é muito verdadeira:
[i]O italiano morreu e, homem muito decente, foi direto para o céu. Um dia, achando tudo muito chato, pediu a São Pedro para sair e dar uma voltinha. São Pedro deixou, e ele, vendo lá fora uma porta com a inscrição “Inferno”, entrou.
Foi recebido com a maior consideração por Satanás, que sorrindo muito, levou-o a uma bela alameda onde serviam vinhos das melhores procedências, queijos finos e outras iguarias, e onde ele foi amado até a exaustão por belíssimas louras, morenas e mulatas.
O italiano voltou direto a São Pedro, pedindo para ficar para sempre no inferno.
_ Você tem certeza do que quer? Olha que é uma ida sem volta, hem? ? avisou Pedro.
Mas o italiano não tinha a menor dúvida, e assinou todos os papéis necessários para ir para o inferno. Satanás recebeu-o com um sorriso diabólico, meteu-lhe um tridente nas carnes e jogou-o numa ruela fétida, onde só se sentia cheiro de enxofre e se ouvia choro e ranger de dentes.
_ Mas por que é tudo diferente agora?? perguntou ao Demônio.
_ Porque da outra vez você veio como turista e agora é como imigrante![/i]
Eu tenho a pretensão de trabalhar fora do país daqui uns anos. Penso em dar entrada num visto skilled para a Austrália. Um site bom que tenho acompanhado é o canguru.info. Me parece que países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia estão com uma boa demanda na área de TI.
Quando vc encontrar o jardim do éden, me avisa!!
Só pra lembrar, aqui vai uma piada que é muito verdadeira:
[i]O italiano morreu e, homem muito decente, foi direto para o céu. Um dia, achando tudo muito chato, pediu a São Pedro para sair e dar uma voltinha. São Pedro deixou, e ele, vendo lá fora uma porta com a inscrição “Inferno”, entrou.
Foi recebido com a maior consideração por Satanás, que sorrindo muito, levou-o a uma bela alameda onde serviam vinhos das melhores procedências, queijos finos e outras iguarias, e onde ele foi amado até a exaustão por belíssimas louras, morenas e mulatas.
O italiano voltou direto a São Pedro, pedindo para ficar para sempre no inferno.
_ Você tem certeza do que quer? Olha que é uma ida sem volta, hem? ? avisou Pedro.
Mas o italiano não tinha a menor dúvida, e assinou todos os papéis necessários para ir para o inferno. Satanás recebeu-o com um sorriso diabólico, meteu-lhe um tridente nas carnes e jogou-o numa ruela fétida, onde só se sentia cheiro de enxofre e se ouvia choro e ranger de dentes.
_ Mas por que é tudo diferente agora?? perguntou ao Demônio.
_ Porque da outra vez você veio como turista e agora é como imigrante![/i][/quote]
Sim verdade, esse eh um ponto que eu esqueci de mencionar . Quando vc muda de pais eh completamente diferente. Como turista eh uma beleza, a primeira vez que eu estive aqui achei tudo lindo, mulheres lindas, gente legal, simpatica e educada, muito legal ter -30 graus no inverno!!!
Agora a minha visao eh pouco diferente.
Eu tb achava que o Brasil era f**** mas hoje eu acho o Brasil o melhor lugar pra se viver, logico que a gente tem varios problemas, mas nao tem preco ter um clima legal o ano todo, sair pra tomar uma breja com os amigos num butecao sujo e muitas coisas coisas.
Acho que só dá pra avaliar MESMO quando você for. Não tem como dizer que o Brasil é uma mer*** sem ao menos ter trabalhado no estrangeiro entendeu?
Tem coisas que na minha concepção de vida contam muito mais do que um bom salário no exterior: minha familia, amigos, os meus hábitos (ir a praia, sair com os amigos, reunião de familia, comida, clima, etc).
Antes de tentar algo fora você tem que avaliar muito isso para não se arrepender (isso em uma mudança definitiva claro). Acho que a questão do ambiente também conta muito. Clima, comida, pessoas, lingua, método de trabalho / estudo, TUDO, mas TUDO diferente. Você se livra de alguns problemas e ganha outros, as vezes menores, as vezes maiores.
É uma vivência válida sem dúvida, mas não para uma troca definitiva, que na minha opinião, não vale a pena. Conhecer outra cultura, gente nova, lugares, efim… é realmente fascinante. Se puder, faça. Mas… eu prefiro o Brasil pra viver, com todos os problemas que vem no pacote
Foi o que o recoma disse, você vai ser um estrangeiro. Não vai estar em seu país. A não ser que você tenha dupla nacionalidade, a coisa muda de figura em alguns aspectos, com certeza.
Um abraço!
Eh… eu tb penso em sair do Brasil… mas n quero fechar a porta qndo sair… se n der certo… eu volto…
Uma coisa que foi dita ai eh sobre os estudos… pra trabalhar vc realmente precisa conhecer muito… ter formação e tudo mais… nao deve ser fácil mesmo…
Minha desmotivação no Brasil esta justamente nos impostos abusivos… afinal, esse eh um país de colônia… e sua cultura eh explorar… sacou ??
Diferente de outros lugares do globo… claro que todos tem problemas… e eh claro que vc terá q ajudar…
Um ponto que acho q todos concordem… eh que conhecer lugares novos eh sempre uma boa experiência de vida…
Fui !
O mundo é grande e é muito bom rodar por ele, mas não espere encontrar “Ítaca”, pois ela não existe!
Imposto alto? Os europeus, australianos, canadenses são muito mais… Só que lá se tem um retorno em benefícios: educação, saúde, etc… Se vc for utilizar deles, ótimo. Mas todos pagam!
Uma coisa que sentirá saudade é da comida daqui. Em nenhum lugar se come tão bem, barato e com variedade como no Brasil…
==
Não é que temos mentalidade de colônica, mas o Brasil tem um problema sério de educação. Baixa escolaridade mesmo. O Brasileiro é pouco educado formalmente e isso traz grandes consequências ao “pensamento coletivo da nação”…
Sugiro a leitura do livro “A Cabeça do Brasileiro”, de Alberto Almeida…
Esse livro esbarra num maniqueísmo, embasado em estatísticas, que pode deixá-lo mais puto…mas realmente, educação é um problema sério no país, assim como a cultura.
Muitos dos que conheço que foram pra fora, dizem que não há lugar melhor no mundo [Brasil].
Particularmente, voltei do nordeste recentemente, e isso me fez gostar mais da nossa pátria, de ter mais vontade de trabalhar por ela…mas cada um faz o que quiser, esse é o maior dom que recebemos, livre arbítrio!
Tive uma oportunidade até pouco tempo para ir para Angola, trabalhar com desenvolvimento mas por sorte (ou azar) recebi uma proposta melhor e fiquei.
Tenho amigos que estão em Angola, um trabalhando com infraestrutura e outra como economista. Ambos acham uma boa lição de vida e compensatório (Até porque lá nem tudo é mar de rosas… ).
Pretendo um dia sair do Brasil para trabalhar, correr atrás de novos horizontes e culturas … acho que minha família entenderá! :lol: :lol:
Acho que, se alguém pretende sair, tem que pensar em qualificação , ficar antenado no nível das vagas que vc pretende concorrer e pra variar ter o inglês tinindo!
Moro a quase 3 anos aqui em Auckland e até agora tem sido uma experiência fantástica.
Vim como visitante (eles dão o visto na sua chegada), fiquei na casa de uma casal amigo, fiz um curso de inglês por dois meses, comecei a aplicar pras inúmeras vagas existentes e consegui um emprego na sexta entrevista. Cada entrevista serviu de experiência para a próxima. A experiência exigida eu tinha, então tive que treinar pra convercer os caras que eu iria conseguir interagir com o time e com o cliente. No momento em que eu consegui responder a maioria das perguntas sem pedir pro cara repetir 3 vezes, fui contratado.
O visto de trabalho você consegue com a oferta de emprego*. Se o contrato for permanente, já pode aplicar pro visto de residente. Como residente você tem todos os direitos que um Neozelandês tem. Acho que só não pode se eleger pra cargo público. Após 5 anos como residente, você pode se tornar cidadão, tirar passaporte…
Alguns falaram do clima e da comida. Bom, sou de Natal/RN então o clima aqui é bem diferente. Chove muito, temperatura variando de 1 a 28 graus. Pra quem é do Sul/Sudeste vai se sentir em casa. Aqui como quase tudo que comia no Brasil (carne, frango, feijão, arroz, macarrão…). Algumas frutas daí.
Minha esposa e filha estão aqui comigo. Isso ajuda mas não acaba com a saudades dos outros familiares.
Temos um grupo de quase 30 brasileiros (boa parte lá de Natal). De 2 (minha filha - ver avatar) até 50 anos. Pelo menos 1 vez por mês nos reunimos pra um churrasco, futebol, volei, boliche, esquiar ou apenas jogar conversa fora. Esse ano fizemos uma festa de São João com quadrilha e comidas típicas. O pessoal tá organizando o acampamento de final de ano (vou estar em Natal de férias). Então se você está vindo pra cá e curte uma programação família, seja bem vindo.
Não é garantido você se dar bem aqui, mas as chances são enormes.
Não foi fácil pra mim e é muito provável que não seja fácil pra você também. Mas se não vier e tentar, nunca vai saber.
- Você tem que comprovar que tem pelo menos 3 anos de experiência e nível superior em Ciências da Computação ou equivalente.
[quote=Maracuja]É pelo visto o pessoal que está fora não visita mto o fórum, ou não querem compartilhar informações!
Vlw.[/quote]
como se o pessoal do guj fosse obrigado a frequentar o fórum no feriado né
Tenho amigos que falam que preferem lavar prato na europa do quer ser um profissional reconhecido no Brasil, e estou quase convencido disso tbm.
e ovo todo dia alguém que MORA lá fora falando que o Brasil é o melhor lugar do mundo, estranho que eles estão lá, vem pro natal e ano novo e voltam, bah, porque não ficam aqui pra sempre então já que é o paraíso, é igual eu falar do nordeste, vou lá, nada, pega a mulherada e volto pra sampa, opa, o nordeste vai ser sempre o paraíso mesmo.
É feriado aí no Brasil.
Aqui inclusive já é 22 de Novembro.
É feriado aí no Brasil.
Aqui inclusive já é 22 de Novembro. [/quote]
Hehe na verdade é feriado somente em algumas cidades
Tanto é que aqui em SP era feriado, em Santo André era feriado mas em São Bernardo não era (…)
deu mó rolo isso ae hehehe
[quote=Luiz Aguiar]Tenho amigos que falam que preferem lavar prato na europa do quer ser um profissional reconhecido no Brasil, e estou quase convencido disso tbm.
e ovo todo dia alguém que MORA lá fora falando que o Brasil é o melhor lugar do mundo, estranho que eles estão lá, vem pro natal e ano novo e voltam, bah, porque não ficam aqui pra sempre então já que é o paraíso, é igual eu falar do nordeste, vou lá, nada, pega a mulherada e volto pra sampa, opa, o nordeste vai ser sempre o paraíso mesmo.
:)[/quote]
Mas você acha que lavar pratos é um bom padrão de vida? Eu não sairia do país com um reconhecimento profissional bom para tentar um sub-emprego no exterior! Por mais que me pagem bem por isso. Estou morando fora há uns 7 meses e não vejo a hora de voltar, olha que eu estou trabalhando na minha área mesmo. Não vou ser hipócrita dizendo que o Brasil é o melhor lugar do mundo pra se viver, mas é o lugar que eu pretendo voltar em breve e terminar a minha humilde vida
Um abraço!
Conheço pessoas (e não são uma ou duas) que foram ser garçons, fazem entregas de bike e esses “subs”, apenas como exemplo, e vivem beeeem melhor que muitos sêniors aqui em sampa, e ganham relativamente menos até.
Isso vai muito de cada um, hoje na minha vida o material não é o mais importante, é ser feliz e qualidade de vida pra mim.
Só estou dando exemplos dos “subs” pq se tem uma visão de que precisar ser alto escalão como aqui para se ter uma vida boa, e não é tão assim lá fora, agora, oq é ter vida boa vai de cada um, tem muita gente aqui que tem carro de 80 mil, ap de 200, e mesmo assim reclama da vida e é infeliz, um popular e um lugar decente pra mim já esta bom.
[:)]
Concordo plenamente. Eu não sou feliz aqui, longe dos meus costumes, da minha familia, amigos, praia, calor, cerveja gelada etc. Por isso quero voltar. Meu conceito de uma vida boa é bem parecido com o teu inclusive. Parto do ditado “Quem goza de saúde perfeita, é rico sem o saber”. Isso pra mim já é muita coisa
Um abraço!
Sair do Brasil para trabalhar é o sonho de muita gente (inclusive eu), mas deve ser muito bem planejado, levando em conta que irá enfrentar barreiras, como por exemplo: o idioma, hábitos, costumes, manifestações culturais, etc.
[quote=Maracuja]Legal Marcus, é bom poder conhecer as experiências de quem está em um lugar diferente, como a sua aí na NZ; Legal ainda saber que você encontrou muitos brasileiros aí, e não deixou de fazer muitas das coisas boas que fazemos ou podemos fazer aqui; (Churrasco, Futebol e etc)
Obrigado por compartilhar um pouco de sua experiência.[/quote]
Futebol pode ser, dificil eh achar um gringo pra jogar. Churrasco? ate rola, mas nao vai sonhando com picanha e boa carne que a gente tem no brasil. Agora cerveja, tem bastante mas QUENTE!!!
Mas isso eh os menores dos problemas. Porque eu odeio futebol. Mas sinto falta da comida.