Não li todas as respostas a fundo… mas queria deixar aqui umas notas.
:arrow: Experiência fora do Brasil é a melhor coisa que qualquer brasileiro pode fazer, e ver o que temos de bom e o que não, e aonde tu vai se sentir mais avontade e satisfeito.
:arrow: Cada pais é uma cultura, um estilo de vida completamente diferente, por isso não é sair pra fora do Brasil, q qualquer coisa fora é melhor ou pior, depende é claro.
:arrow: Profissional qualificado sair do pais para ser “garçom”, “pedreiro”, “fachineiro”, etc… fora é melhor!? Acho que é ilusão, durante um ano ou dois para juntar dinheiro até quem sabe, mas realização conta muito, por isso se é para sair é para ir para algo melhor em todos aspectos, emquanto q no Brasil uma pessoa assim faz parte da classe “média”, fora irá fazer parte e viver abaixo da classe “média”, isto no começo não importa, mas depois com o tempo vai querer melhorar a vida, e quanto mais tempo fora do mundo tecnológico pior vai ser a recuperação.
Concluindo acho que sair é bom, se é para aventura, e para ver como é fora a curto prazo, então o trabalho que vai fazer “pouco” importa, agora se é uma saída para mudar a vida definitivamente, é preciso mais pé no chão, pois se não pode ter grandes traumas, conheço brasileiros que ficaram traumatizados aqui em Portugal, e acabaram por voltar para o Brasil, e agora com excessão de dois casais amigos, o resto querem todos voltar para Portugal, pois não gostavam daqui, mas ficaram muito pior no Brasil.
Acho que depois de uma experiência fora (em alguns paises), é díficil voltar a se “acostumar” com o estilo de vida do nosso Brasil, toda vez que vou ao Brasil de férias, fico mais convencido que não quero voltar a viver no Brasil, mas isto sou eu, cada um cada um.
Cada um tem um tipo de experiência fora, boas e más, tem que se estar preparado pra tudo. É uma jogada de risco, é ter sempre conciência disso, não quer dizer que vai ser sucesso total, pode ser, mas não é nada garantido! Independente do resultado final vale sempre a pena!
E tentar viver num pais fora ilegal é muito complicado… passei dois anos assim e foi complicado!