Segundo o Luca essa certificação é obsoleta , ou seja meio que
parou no tempo e normalmente ela é tirada por indianos…
Bom nos quase 4 anos que eu participo do GUJ nao vi nenhum
topico de alguem que se interessou na certificação de WS e foi
em frente…
O que eu posso te dizer é pra buscar mais informações no
forum do JavaRanch lá tem muito material e normalmente tem
alguem “mosquiando” no forum da certificação de WS.
Quem diz que esta certificação está obsoleta é o Richard Monson-Haefel que é o autor do livro base desta certificação.
Pelo amor do que você tem de bom para fazer na vida, não tire esta certificação de jeito algum. Tudo que cai na prova é coisa antiga que não vale a pena aprender em 2006.
Você pode até ler parte das mil e poucas páginas do livro do RMH para fazer como eu e aprender sobre SOAP, WSDL e UDDI, mas nunca para decorar API obsoleta para certificação.
Gaste todo tempo que ia dedicar a esta certificação obsoleta estudando XFire, CXF, FUSE, ESB, SOA, tudo sobre REST e web services com JEE 5.
Se eu fosse contratar um cara para web services e ele mostrasse esta certificação no curriculum, eu ia conversar com ele sobre meu diploma no curso de Fortran em 1968.
Fiz o beta exam quando essa certificação foi lançada e tirei ela assim.
Concordo que ela esteja desatualizada e não sirva para avaliar profissionais na hora de contratá-los, mas não considero isso razão para que você não a obtenha.
O mercado brasileiro está longe da perfeição e a certificação é um diferencial, ainda mais uma que não é tão comum. E, francamente, a maioria dos entrevistadores não tem qualidade suficiente para filtrar tão bem os candidatos…
Agora, se quiser se aprofundar mesmo no assunto, as dicas do Luca são muito boas, principalmente a parte sobe ESB. Sugiro também estudar a integração com .NET via Windows Communication Foundation (WCF) e Java Business Integration (JBI), principalmente a parte sobre segurança (trusted, com tokens, kerberos, etc.) e sobre transações, de curta e de longa duração.
[quote=luizgibson]Fiz o beta exam quando essa certificação foi lançada e tirei ela assim.
Concordo que ela esteja desatualizada e não sirva para avaliar profissionais na hora de contratá-los, mas não considero isso razão para que você não a obtenha.
O mercado brasileiro está longe da perfeição e a certificação é um diferencial, ainda mais uma que não é tão comum. E, francamente, a maioria dos entrevistadores não tem qualidade suficiente para filtrar tão bem os candidatos…
Agora, se quiser se aprofundar mesmo no assunto, as dicas do Luca são muito boas, principalmente a parte sobe ESB. Sugiro também estudar a integração com .NET via Windows Communication Foundation (WCF) e Java Business Integration (JBI), principalmente a parte sobre segurança (trusted, com tokens, kerberos, etc.) e sobre transações, de curta e de longa duração.[/quote]
O Rapaz joia? estou na dúvida se estudo para essa prova, deixa te perguntar quando você fez a beta, foi o exame 310-230? Já comecei a dar uma estudada sobre o assunto e gostaria de saber, to afim de tenta-la
Há um tempo já venho lendo e estudando Web Services e SOA (conceitualmente)
Estou bastanto empolgado e vou apostar nesta tecnologia e tirar a SCDJWS, certificação esta não tão (ão) popular aqui no Brasil.
Gostaria que os já experientes ou os que já obtiveram esta certificação falassem da sua experiência e como direcionaram os estudos. (sequência de etapas)
Eu vou pesquisar esse fato da certificação estar obsoleta… Eu conheço o JavaRanch e realmente a maioria das pessoas que obtiveram esta são indianos (não tinha percebido) rsrs
Vou me informar e posto aqui o que encontrei sobre o assunto…