Re:SQLException com Oracle

8 respostas
J

Vá no prompt do DOS e digite tnsping e confirme os valores de porta e host pra saber se está realmente pegando do arquivo tsnames.ora correto.

Eu tenho 3 versões do Oracle aqui (8, 9i e 10g) e o tsnames.ora é lido somente da versão 9i.

8 Respostas

danieldestro

O que parece é que você está com problemas de comunicação com o Oracle.

danieldestro

Você tem uma ferramenta na máquina pra testar o acesso ao BD? (ex: Toad, SQL Plus).
Faça o teste.

danieldestro

Mudar o ponto não deveria ser o problema. O problema deve estar se este ponto está na mesma rede e se tem as mesmas permissões que o outro ponto.

sapulha

Cara, dê uma olhada nas regras de firewall, tanto do firewall de rede quanto o da própria máquina Linux.
Já tive problema parecdio devido a erro nas permissões.

theBalrog

Boa tarde amigos!

Estou tendo este problema há 2 dias, e não consigo encontrar uma solução lógica pra isso…

Existe um servidor de Banco de Dados, com o nosso amigo Oracle em sua versão 8i, cujo SO é Windows 2000.
Existe também um servidor de Aplicação, onde está instalada minha aplicação escrita com Java 1.4.2, cujo SO é Linux.

Estou utilizando o Driver correto para o Oracle 8i, baixado do site da Oracle, e a URL JDBC que estou usando é do formato:

Obs: Sem os espaços entre os dois pontos, pois o editor de Post acha que é um Smile… =\

Ao tentar estabelecer uma conexão com o Banco, “ganho” o seguinte erro:

Fazendo alguns testes, eu descobri que “se” for problema com a URL, ou o HOST ou a PORTA estão incorretos, pois ao mudar a INSTANCIA, a Exception muda. Usuário e Senha incorretos também têm Exception diferenciada.

Mas receio dizer que o HOST está correto, pois posso fazer um ping normalmente. A porta também está correta, pois no arquivo tnsnames.ora, a porta que estou usando está declarada direitinho.

Gostaria de saber se alguém que já passou por isso já conseguiu resolver ou se de repente sabe de alguma coisa que possa me ajudar.

Desde já agradeço pela ajuda/atenção de todos.

theBalrog

Hmm… Eis uma coisa que eu ainda não achei na internet…

Bom, vou testar isso… Se rolar eu dou um toque… Valeu…

theBalrog

Você sugere alguma coisa daniel?
[]'s

theBalrog

Bom dia!

Eu usei o comando comando sugerido pelo amigo julianostr, e no console apareceu aquela string maluca do oracle cheia de parênteses…

O mais relevante, na minha opinião, seria o HOST e a PORT, que são aqueles que estou usando na minha classe.

Ontem eu fiz uma experiência: Eu criei uma classe com um void main para tentar estabelecer uma conexão com o Oracle.

No linux não rola… Dá aquela exception maluca que já coloquei no primeiro e-mail.

Fui na máquina do banco, e como localhost funcionou.

Fui em outra máquina da rede (tive o dom de instalar o JDK) e rodei o void main, e funcionou também…

Quer dizer… No final das contas, descobrimos que o problema está no Linux.

Mas aí surge uma nova dúvida… O linux foi bem configurado, a aplicação já chegou a rolar legal… A única mudança de estrutura foi que o ponto de rede dessa máquina linux mudou, pois ela teve que ser colocada em outra sala…

Mas pelo que eu sei, o fato de mudar o ponto de rede não deveria ser um empecilho, ou deveria?

Agradeço pela ajuda de todos.

Criado 26 de julho de 2006
Ultima resposta 27 de jul. de 2006
Respostas 8
Participantes 4