Re:tratamento excecao em patterns!

imprima o stackTrace nos blocos catch, assim vc visualiza todo o “rastro” sem necessidade de variáveis de controle :slight_smile:

eu gosto de usar um decorator pra isto :smiley:

O e.printStackTrace(); eh exibido no console.

Sugestão
Redirecione para uma pagina de erro e mostre o e.getCause(); Ou qq outra msg que lhe for pertinente!

Coloque isso no seu web.xml:

<error-page>
		<exception-type>java.lang.Exception</exception-type>
		<location>/erro.jsp</location>
	</error-page>

E mostre a mensagem do erro na página de erro:

<%@ page isErrorPage="true"%>

<html>

<% if( exception != null ){
   	out.println("Ocorreu o seguinte erro: " + exception.getMessage());
   }	
%>
</html>

[quote=igson mendes da silva]- Como é que se utiliza o decorator ???

• eu nao posso utilizar stackTrace pq vou exibir isto na minha jsp …aí nao posso mostrar este montaum de codigo .

[/quote]
Simples (quer dizer, mais ou menos simples :smiley: )
não mexa no seu código de negócio, ou melhor não mexa no seu código!
crie uma outra classe que vai tratar este erro e setar uma flag para a JSP mostrar ou redirecionar para uma página de erros.
utilize um proxy ou AOP para fazer com que esta segunda clase intercepte/decore as chamadas dos metodos de entrada da classe original, chame os originais e altere o comportamento no caso de algum erro ocorrer :smiley:

Que tal simplesmente criar hierarquias de exceções por camadas e utilizar este superconstrutor para encapsular as exceções dentro de outras conforme for subindo?

• GEnte eu to progamando em camadas sendo que eu tenho varios tipos de tratamento de exceções entre elas .

• Eu gostaria de saber se tem como eu fazer um controle destas exceções .

Ex.: eu gostaria de setar um codigo especifico pra cada camada , pois quando acorrece algum problema em uma das camadas eu pudesse sabe diretamente onde ocorreu este erro .

DAOCLiente setaria o codigo =1 
          InterfaceCliente eu setaria o codigo = 2 

• Aí se derepente ocorrece um erro que vinhece dessas camadas ele exibice o codigo que eu setei . Pois assim eu iria diretamente na camada em que o erro estivesse ocorrendo !

• Agradeço a quem ajudar !!!

• Como é que se utiliza o decorator ???

• eu nao posso utilizar stackTrace pq vou exibir isto na minha jsp …aí nao posso mostrar este montaum de codigo .

valeu pela força gente !