React ou Node, qual devo estudar primeiro?

Depois de ter praticado bastante html/css e js puro, acham mais recomendado ir estudar React ou Node? Qual primeiro? Será que estudar os dois ao mesmo tempo é ruim ? Por exemplo de manhã vejo React e a noite estudo o Node?

Grato desde já a essa comunidade incrivel.

Depende do seu objetivo. Se for mercado de trabalho estude baseado no que mais pedem nas melhores vagas. Nao adianta por exemplo perder tempo no momento estudando Node se não conseguir oportunidade boa pra usar isso. Otimize seu tempo estudando o que for ter retorno pro seu horizonte.

1 curtida

Entendi, acho que irei dedicar mais horinhas para o React, mas também não deixar o node completamente de lado, ficar dedicando um tempinho a ele também…

Cara, concordo com que o JavaFlex disse e só complementando, você disse que já pegou bem html/css/js, o React não muda muita coisa do que vc está acostumado. Acho legal você dar uma atenção a mais pro Node também, ou, seguindo a atualidade, estuar o Deno.

Se tiver grandes oportunidades ai em Node invista sim. Embora no geral a maioria das oportunidades em grandes empresas sejam pra Java e .NET no backend web.

Aqui tem bastante em Java, mas gosto mais de javascript. Mas tem de node sim, mas caso nao consiga aqui, tentar remotamente também…

Eu gosto de dinheiro, mas o Node tem crescido, embora nunca tenha trabalhado em local que use.