Realidade de Salario em SP

Estou indo pra São paulo fazer cursos. A ideia a principio é estudar. depois se pinta algo… porque não.

Estou finalizando a faculdade de SI, agora e em agosto estou me mandando.

Bom… vi em alguns sites grandes, uma media de salario “alto” para nossa area, claro que depende do tempo de
experincia e bla bla bla…

mais gostaria de saber a realidade, da galera de Sampa, Qual eh a faixa salarial? Junior? Analista? Senior?

E SE ALGUEM TIVER ALGUMA DICA DE LUGAR PRA CONSEGUI EMPREGO. :smiley:
galera, desde ja, agradeço as informações

Cara,

isso é uma pergunta muito polemica,

a verdade é que você só vai saber realmente se vale o preço quando estiver trabalhando.

conheço gente que cobra alto, dizendo ser Senior, mas trabalham como Juniors.

Minha humilde recomendação, não entre na área por dinheiro.Começe por baixo, ganhando salário de estágiário, muita coisa que você ve na faculdade não tem nada a ver com a realidade (deveria ter, eu sei, mas não tem), a faculdade é um mundo Ideal, como o mundo Ideal não existe…

Depois de uns 5 ou 6 anos de trabalho ai sim provelmente você vai estar ganhando rasoavelmente bem.

Abraço

Concordo plenamente !!

Semana atrás li uma entrevista que o James Gosling fez a uma revista de TI.

E algumas de suas frases marcou para mim:

:arrow: “O sucesso não vem se você não for persistente.”

:arrow: “Uma coisa que eu aconselho às pessoas é que sigam o coração.”

Ou seja ( na minha opinião ) o sucesso não vem bater na sua porta vc que vai ter que conquistar ele, e outra não faça por grana como o nosso amigo disse, faça o que vc gosta a grana vai ser consequência…

Olá,

Acredito que seja muita pretensão alguém tentar traçar um ganho médio, limitando a região a toda SP, para nossa área. A discrepância é muito grande, o que leva as médias a resultados fora da realidade.

Recomendo que vc dê uma navegada pelo apinfo (www.apinfo.com.br) dê uma olhada nas vagas, boa parte é para SP, das de SP, a maioria é para programação, nem todas mostram o salário oferecido, mas ao menos vc vai ter uma visão bem realista.

Antes de ir para SP tenha em mente que o custo de vida lá é bem mais alto, acredito que vc já saiba disso, mas sempre é bom ressaltar porque geralemente isso asussta os desavisados.

De qq forma, boa sorte

[quote=mark_domi]Minha humilde recomendação, não entre na área por dinheiro.Começe por baixo, ganhando salário de estágiário, muita coisa que você ve na faculdade não tem nada a ver com a realidade (deveria ter, eu sei, mas não tem), a faculdade é um mundo Ideal, como o mundo Ideal não existe…

Depois de uns 5 ou 6 anos de trabalho ai sim provelmente você vai estar ganhando rasoavelmente bem.

Abraço[/quote]
Por isso que os RHs e as empresas que contratam profissionais de informática no início de carreira oferecem a mixaria que oferecem, porque existem pessoas com o pensamento assim.
Nossa área é dificil, exige muita dedicação, estudo e atualização constante (Não é qualquer um que tem estomago para isso não). Respeito sua opinião, mas eu penso diferente. Penso que só o fato de concluir o ensino superior, já é um quesito para ser valorizado, apesar de ter muita gente que conclui a faculdade e não sabe nada (mas daí esse cara se ferra com o tempo).

Só que aí entra a necessidade das pessoas recém formadas ganharem experiência e acabam se submetendo a baixos salários. Infelizmente, as empresas não nos valorizam no início de carreira como deveriam.

Até +…

[quote=fernandoeick][quote=mark_domi]Minha humilde recomendação, não entre na área por dinheiro.Começe por baixo, ganhando salário de estágiário, muita coisa que você ve na faculdade não tem nada a ver com a realidade (deveria ter, eu sei, mas não tem), a faculdade é um mundo Ideal, como o mundo Ideal não existe…

Abraço[/quote]
Por isso que os RHs e as empresas que contratam profissionais de informática no início de carreira oferecem a mixaria que oferecem, porque existem pessoas com o pensamento assim.
Nossa área é dificil, exige muita dedicação, estudo e atualização constante (Não é qualquer um que tem estomago para isso não). Respeito sua opinião, mas eu penso diferente. Penso que só o fato de concluir o ensino superior, já é um quesito para ser valorizado, apesar de ter muita gente que conclui a faculdade e não sabe nada (mas daí esse cara se ferra com o tempo).

Só que aí entra a necessidade das pessoas recém formadas ganharem experiência e acabam se submetendo a baixos salários. Infelizmente, as empresas não nos valorizam no início de carreira como deveriam.

Até +…[/quote]

Concordo com o que o fernando disse, e nessa atualização constante inclui livros, cursos, palestras, seminários

De uma forma geral as empresas vão pagar para você o valor que você conseguir mostrar para o recrutador que você vale

Acho isso tudo muito… complicado.
Tenho visto que a maioria das vagas para a região de Campinas exigem que a pessoa tenha mestrado concluído ou pelo menos dois anos de experiência no mercado de trabalho.
Não entendo o objetivo disso. Dependendo da área do mestrado do cara as diferenças são enormes entre ele e o cara que passou dois anos no mercado de trabalho. Para falar a verdade, fiz quatro anos de graduação (Ciência da Computação) e tem dois anos que trabalho (principalemente com Java) e, não uso muito das coisas que aprendi na graduação, a grande maioria das coisas que estou usando no trabalho tive que dar uns pulos grandes para aprender sozinha, não em sala de aula.

As vezes penso que hoje em dia se tornou fácil ter uma graduação qualquer e por isso os caras pedem o mestrado. Mestrado ainda não é qualquer um que faz.

De qualquer forma, concordo que a realidade do mercado de trabalho é bem diferente que na universidade. Mas, é muito melhor. Além do mais, se a empresa que voc tiver for boa e os caras sentirem que vc também é bom, eles irão te valorizar (quero acreditar que isso é verdade :slight_smile: )

Então, boa sorte aí na sua busca.

Caros amigos fernandoeick e André Fonseca,

Após alguns anos na área, minha visão de mercado é diferente da de vocês,

eu concordo que a faculdade é dureza (Sou Bacharel em Ciências da Computação e Tenho Pós Graduação em Gestão de Projetos) que nossa área é uma das piores para se trabalhar,

Mas eu vou fazer uma pergunta para vocês,

você acha certo uma pessoa que voa a anos ser comparado com uma pessoa que joga Flight Simulator?

Flight Simulator pode ser um ótimo simulador de voos, mas será que o simples fato de jogar muito, significa que você pode pilotar
sozinho um Boeing 747?

Não seria melhor, vc após o curso de pilotagem e muitas horas de simulador(pode até ser o Flight Simulator) você começar como Co-Piloto e não como o Piloto Principal???

Na Minha Opinião, começar a trabalhar na área de informática após terminar a faculdade, isso sim é errado, eu terminei a faculdade eu já ganhava bem, não ganhava salário de estágiário. Hoje eu Trabalho em uma Empresa de renome multinacional e ganho bem, sou Programador Java Senior.

Agora eu não comecei por cima.

Meu primeiro emprego na área eu ganhava R$ 440,00, não pagava a faculdade.

Lindo isso né, agora o que mais tem na nossa área é gente que acha que tem que ganhar bem porque sabe fazer um if e um for(na maioria das vezes nem for direito).

E eu espero que essas pessoas continuem pensando assim, pois por causa dessas pessoas, quando eu chego em qualquer lugar, eu sou elogiado pelo meu trabalho, não acho que eu mereça, mas sempre que eu chego em algum lugar, passou alguem por lá que ganhava salário de Senior mas tinha conhecimento de Estágiário (Ném de Junior não seria), eu tenho que limpar a M… que ele deixou.

Guguuu, seja humilde para começar que você chega longe, quem sabe a uma gerencia ou diretoria, Não queira colocar o Carro na Frente dos Bois, isso nunca dá certo, boi não sabe empurrar só sabe puchar.

Isso é verdade… por isso que acho estranho quando os caras pedem que o cara tenha mestrado ou pelo menos dois anos de mercado de trabalho.

Já ouvi falar de muito cara que terminou o mestrado mas não sabe nem programar nada… dependendo da área do mestrado do cara dá nisso.

Bruna,

EU ACHO QUE.

As Empresas que pedem mestrado para um canditado a vaga, não esãoá querendo que ele seja programador o resto da vida.

Essas empresas estão se preparando para troca de coordenadores e gerentes, e tenho certeza que eles tem muita gente lá dentro programando que não tem faculdade.

Opinião por opinião, experiências por experiências, respeito a de todos, mas continuo com a minha opinião. O que vale mais, você apostar e pagar um cara que tem um curso superior no currículo, ou pagar um cara que diz que leu um livro (ou um monte deles)? Acho que apesar de tudo, a gradução (assim como a certificação) é a forma mais eficiente de provar que o cara pelo menos viu e participou de ambientes em que se estudava e se discutia tecnologia, analise, programação.

Mas lógico, os fracos podem não se ferrar no inicio, como falei, mas com o tempo eles terão as consequencias. Assim como vários advogados por exemplo passaram na OAB mas não sabem porcaria nenhuma da vida real. Com o tempo eles perdem clientes se não ganharem suas causas.

Agora, se você pensa que vai longe somente lendo livros e sendo auto-didata. Te desejo muita sorte e desejo que sua rede de QI seja grande, porque você vai precisar. Eu pelo menos não quero esperar chegar aos 35 anos para começar a ganhar bem. Quero isso desde agora Esperteza e inteligência também compõe o perfil de um profissional, não só conhecimento técnico.

Respeito a opinião de vocês, embora não concorde plenamente. Mas respeito, porque eu mesmo no início mendiguei por experiência em troca de uma folha de pagamento pifia. Mas acredito que isso seja conseqêencia desta linha de pensamento apresentada.

Abraços e um bom restante de dia…

[quote=mark_domi]Bruna,

EU ACHO QUE.

As Empresas que pedem mestrado para um canditado a vaga, não esãoá querendo que ele seja programador o resto da vida.

Essas empresas estão se preparando para troca de coordenadores e gerentes, e tenho certeza que eles tem muita gente lá dentro programando que não tem faculdade.[/quote]

Eu nunca tinha pensado por esse lado. Eu realmente não sei qual o objetivo disso, mas, a maioria das pessoas que conheço que fazem mestrado são pessoas que terminaram a graduação e foram direto para o mestrado. Serão pelo menos 6 anos distante da realidade do mercado de trabalho. Eu mesma comecei a fazer mestrado na unicamp mas pulei fora depois que comecei a trabalhar. Sou apaixonada pelo meu trabalho e não me arrependo do que fiz.

Consegui tirar a certificação de programadora java e logo irei tentar a de programadora web.

Talvez o mestrado seja um diferencial na hora de selecionar um futuro coordenador ou gerente. Mas, acho que terão muitos outros critérios no meio.

fernandoeick,

Eu concordo com você que o “autodidatismo” NÃO seja o correto, como falei, eu mesmo tenho Pós, o que eu não concordo é que uma pessoa só porque fez faculdade ou curso tem que Ganhar bem.

Agora você comentou sobre QI, na área de informática, nos tempos de hoje, quem só se emprega por QI, este sim precisa rever sua vida, mesmo com a Crise, vejo que o mercado continua aquecido (talvêz não tanto quanto ano passado, mas ainda assim está aquecido).

Hoje qualquer “picareta” como disse o osmio, consegue ganhar bem por uns 3 meses na nossa área, depois fica uns 2 desempregado e depois ganhar mais 3 meses em outra empresa (isso quando o “picareta” não fica um ano).

Hoje, ganhar bem é fácil, o duro é você merecer ganhar bem.

[quote]
Talvez o mestrado seja um diferencial na hora de selecionar um futuro coordenador ou gerente. Mas, acho que terão muitos outros critérios no meio. [/quote]

Com certeza

[quote=osmio][quote]
Talvez o mestrado seja um diferencial na hora de selecionar um futuro coordenador ou gerente. Mas, acho que terão muitos outros critérios no meio. [/quote]

Ninguem contrata um PROGRAMADOR com mestrado para dar-lhe função de coordenador/gerente.
Existem currículos próprios para este tipo de função.

Ninguem se candidata a uma vaga de programador esperando ser contratado como coordenador só porque tem mestrado.

São mundo totalmente distintos.

Até.[/quote]

Foi por isso que eu disse: no futuro. Ou seja, depois que o cara terminou a pós dele, entrou no mercado de trabalho, passou um tempo suficiente, tem a experiência necessária, o currículo adequado para tal. Talvez na hora de escolher o mestrado seja um diferencial junto com esses outros critérios para selecionar uma pessoa apta para coordenar um projeto.

Isso para o caso de ele entrar em uma nova empresa exercendo estas funções ou para passar assumí-las na empresa que estiver. Acho que a segunda opção é bem mais provável.

Não sei se vc conhece, mas tem o site www.apinfo.com

[quote]Osmio wrote:
Por isso existe tanto “picareta” na nossa área. Concluir faculdade, para mim, não quer dizer nada. Embora seja um quesito importante na carreira, a formação acadêmica, levando-se em consideração a atual qualidade de ensino no Brasil, agrega bem pouco.
Leia, entenda um bom livro com pouco mais de 500 páginas e “acadêmicamente” sabera tanto quanto, senão mais, do que a grade de qualquer matéria de uma faculdade qualquer.
Mas, no mundo atual, ser autodidata não te dá o diploma. [/quote]

Concordo plenamente. Vou começar a faculdade agora em agosto, mais tenho plena conciência que é só um primeiro passo. Um bom livro é feito com todo o cuidado para abranger de forma organizada um determinado assunto. Você lê quantas vezes achar necessário e não tem como não assimilar. Em aula, existem n variáveis que atrapalham e você só tem uma oportunidade. Por melhor que o professor(a) seja, ele(a) não tem tempo de instruir como gostaria e o assunto exige. Se o aluno não correr atrás ( estou me referindo aos futuros bons desenvolvedores ) sem chance! No final das contas depois de formado, um bom livro e as exigências do mercado e do dia-a-dia é que serão seus verdadeiros professores!

Abraço!

fernandoeick existem profissionais excelentes sem graduação, so pq o cara tem graducao nao quer dizer q ele é/será melhor. Hoje as faculdades colocam na grade 1milhao de materias e ensinam 1% de cada uma, dai o cara sai da faculdade totalmente perdido, nao consegue nem preencher uma vaga que exija conhecimento intermediario e as vezes nem basico.
Falo isso por experiencia propria, nao sou graduado, trabalho com programacao a 10anos, 5 anos com java, e mesmo assim sou eu quem efetua todos os testes e entrevistas tecnicas para novas contratações. Já peguei caras graduados que tive q ensiar java por 1 ano, oq mais eu vejo são graduados que nao tem noção alguma de programacao, logico que existem graduados mto bons, mas que é dificil de encontrar é.
Mesmo nao sendo graduado tenho um otimo salario como desenvolvedor java senior, e um salario muito maior que mtas empresas estao pagando por ai, tenho um amigo que trabalha na GVT como desenvolver java senior, é graduado e tem certificação e ganha a metade do que eu ganho. Trabalhei 3 anos como PJ e depois eles quiseram me contratar como CLT e ja estou registrado a 4 anos.

Também, ninguem acorda hoje, olha para o ceu e fala, hoje vou virar coordenador ,rsrsrs

brincadeiras a parte,

O que eu tenho acompanhado em algumas empresas é: Contratam Profissionais que tem Mestrado ou estão cursando mestrado para trabalharem como profissionais hoje.

Estes profissionais vão conhecer a vida da empresa e em algum tempo assumem algumas responsábilidades para “ajudar” o coordenador. Isso mesmo, o profissional que tem mestrado e não o profissional que tem 10 anos de empresa.

Depois de algum tempo um outro cooredenador sai de Férias, O coordenador do Profissional que tem Mestrado Assume a área do Coordenador que saiu de férias, e o Profissional com mestrado fica como “coordenador temporario” por um mês.

Pronto, vc já imaginou o que vai acontecer né?

O Profissional que tem 10 anos de casa fica P… da vida, mas essa foi a decisão da gerencia.

Já vi isso acontecer em duas empresas.

Mark, não entendi a sua pergunta