[quote=fernandoeick]A discussão estava interessante, em um excelente nível, até chegar alguém e afundar o tópico.
O que está havendo no GUJ hein!? Ontem em outro tópico dei a dica para uma menina postar os códigos dentro das tags corretamente e o pessoal chegou e já baixou totalmente o nível, se sentindo, sei lá, magoado com o fato de eu ter feito uma crítica construtiva.
O nível do fórum sempre foi assim e eu que nunca percebi? Pela impressão que estou tendo, isso começou de um tempo para cá, não foi?[/quote]
rsrsrs…foi mals…pensei que tinha sido pra mim o seu comentario…
Concordo só com a parte que a faculdade te dá oportunidades que sem tu não conseguiria. Acho muitas matérias do curso excelentes, mesmo sendo um saco fazer, são certos conhecimentos que são bem complicados de se aprender sozinhos (aprender de verdade, e não enrolar). Quatro anos jogados no lixo eu acho exagero, embora certas matérias são pura enrolação.
mas uma vaga dessa é 1 em 1.000.000…, mas msm assim duvido que um cara que fez particular tenha menas chance de entrar doq um cara de publica… e o meu ponto foi sobre area cientifica, pesquisa, publicação de artigos, etc…isso praticamente não existe por aki…[/quote]
a questao nao é um cara de faculdade particular ter menos chance que um cara de publica… a questao é um aluno que trabalha durante o dia e faz curso noturno, aonde normalmente se estuda implementações, ter condicoes de concorrer com um aluno tempo integral que fica anos e anos por conta de estudar conceitos…
e eu citei apenas 1 caso… existem vários outros … é só procurar… [/quote]
Estudo em uma federal, curso noturno (e trabalho o dia todo). Não tem essa de “onde normalmente se estuda implementações”. O curso é muito mais teórico do que prático. A faculdade, ainda mais integral, tende a pegar uma gama muito maior de possibilidades, de áreas diferentes dentro da computação. O fato de trabalhar e ver onde eu estou mal, me faz estudar mais nesses pontos. Se eu for disputar uma vaga em outra área que não seja a que trabalho, com certeza estarei defasado. Agora concorrer na minha área com alguem que só fez faculdade, mesmo que seja integral, onde além de experiência eu estudei o que a faculdade não cobrou, me faz me sentir completamente a vontade.
No meu ponto de vista, vocês são dois extremos. Um acha que a faculdade é tudo, o outro acha que não é nada. Eu acho que a faculdade te introduz em qualquer área da computação que você queira, o problema é que depois que você escolheu uma área, parece que as outras matérias que não se encaixam de jeito nenhum no que você quer, parecem inúteis. [/quote]
Thiago, o que eu vejo aqui neste fórum, é que cada um tenta descrever a sua realidade particular, que em muitos casos é pequena se comparado com a amplitude do nosso meio, e generalizá-la ao ponto de impor uma colocação…
se eu realmente pensasse que faculdade é tudo, estaria sendo o mais hipócrita desta comunidade… afinal de contas quando Kevin Mitnick ficou famoso, tinha apenas o ginásio… :lol: :lol: :lol: aliás, se a pessoa não conseguir absorver e empregar seus conceitos, faculdade não é muito mais do que quase nada… e empregar os conceitos não é necessariamente entender como usar o Ant, o JSF, o Hibernate, etc… etcc… etc…
empregar seus conceitos é conseguir compreender e se possível resolver problemas reais, problemas de engenharia… e certos problemas precisa de um embasamento teórico muito bom, em vários meios distintos, aonde não é apenas abrir um livrinho ou o google e dar uma conferida, necessita de direcionamento…
é por isso que eu citei a questão do concurso… questões dificílimas e de grande profundidade … será que qualquer cientista da computacao brasileiro conseguiria dissecar detalhes do protocolo TCP por exemplo, acertando algumas das questões? Para quem estuda e precisa dos conceitos, sempre haverá algum nicho… seja nesse concurso para ganhar R$ 9200,00 ou no meio academico, ou em casos restritos de mercado aonde precisa-se de soluções customizadas… (alguem ja desenvolveu sistemas de automação de força de vendas para os antigos POCKET PC? Como ficou a sua base de dados e a compactação de arquivos? rs)
[quote=cs.santos0][quote=fernandoeick]A discussão estava interessante, em um excelente nível, até chegar alguém e afundar o tópico.
O que está havendo no GUJ hein!? Ontem em outro tópico dei a dica para uma menina postar os códigos dentro das tags corretamente e o pessoal chegou e já baixou totalmente o nível, se sentindo, sei lá, magoado com o fato de eu ter feito uma crítica construtiva.
O nível do fórum sempre foi assim e eu que nunca percebi? Pela impressão que estou tendo, isso começou de um tempo para cá, não foi?[/quote]
forget it…
[/quote]
Não, não foi para você não tchê… É que o cara ali atrás fez um comentário nada haver. Se ele não tem nada interessante para acrescentar, deveria somente ler, e não participar e estragar a discussão saudável que os outros - aí sim, incluindo você - estavam tendo.
[quote=fernandoeick][quote=cs.santos0][quote=fernandoeick]A discussão estava interessante, em um excelente nível, até chegar alguém e afundar o tópico.
forget it…
[/quote]
Não, não foi para você não tchê… É que o cara ali atrás fez um comentário nada haver. Se ele não tem nada interessante para acrescentar, deveria somente ler, e não participar e estragar a discussão saudável que os outros - aí sim, incluindo você - estavam tendo.[/quote]
kkkk…sabe como é né amigo, sexta a tarde…as ideias ja ficam meio atrapalhadas…ai confundi tudo…rsrsrsrs…
Não acho que o cara ter uma faculdade na area de TI, saia sendo o bixo da goiaba. Mais podemos dizer que é um X+ no seu curriculo e isso pode fazer diferença em relação a concorentes.
Sei que na nossa area Hoje, do jeito que esta, so fika nela quem realmente gosta, pois se for visar $$ …ta na area errada.
Outra coisa, o Conselho de Informatica, deveriamos ter SIM. Pois tecnicosZinhos de merda, aceita fazer um serviço por micharia…e nós que nos damos valor acaba perdendo varios clientes. Deveria ter uma padronização de salario, para determinado serviço.
Estou indo fazer cursos em SP, e não acho q devo voltar pra miha cidade(Porto velho - RO) pois aqui, na area, quem ganha 2500 é gerente de coisa grande.
vai uma pergunta… Quais cidades sao boas para nossa area?
Vem para São Paulo cara. Capital, ou região de Campinas… Essas são as cidades boas para a nossa área, onde as coisas realmente acontecem.
Daí você logo vai mudar esta sua opinião aí…
Faz um mês que estou aqui em SP, com pouca experiência no currículo - menos de dois anos - mas com superior completo e certificações, e oportunidades não me faltaram. E, se você aceitar trabalhar como PJ, você pode ver um salário bem razoável no final do mês…
regiao da zona sul de sampa (vila olimpia, berrini, brooklin, pinheiros, santo amaro, etc)…regiao central e paulista…alphaville, campinas…acho q esses ai são onde tem mais trampos de TI…complementem ai se faltou algum
Pessoal, vamos entender uma coisa.
Primeiro deixa de reclamar de faculdade, ou outra culpa sobre especialização ou curso ou qualquer coisa que agente queira dizer sobre nossa mão de obra.
Quando digo que 5.000,00 é o valor de partida, para o profissional Java é pura realidade, pois esse consultor precisa de muito investimento para se manter o seu nivel de especialização e carreira.
Falar sobre Java Junior, Pleno e Senior isso é uma aberração pois a natureza e o ambiente de trabalho é que vão escalar melhor qualificação ao candidato a vaga, que esse deve ter treinamento adequado , senão é o profissional India Jones que vem da selvageria Urbana das consultorias e empresas sanguessugas.
Java é um portal para uma infinidade de possibilidade,não existe um processo natural de qualificar mesmo se você tenha todas as certificações sun," e o projeto do seu cliente quiserem implementar DJANGO pois descubriram que Python atende melhores requisitos de negocios ", e qualquer outras controversia de gerencia.
Então estude de tudo, e sabia que a especialização é a sua vontade de querer aprender.
E desde quando fundamentos de Ciências da Computação são exclusividade de Universidade Federal? Essa é a falha na lógica apresentada. O que impede, por exemplo, uma universidade particular apresentar o conteúdo esperado, e, quem sabe, até ter bons professores?
Vendo pelo outro lado, é muito fácil encontrar ex-alunos de faculdades federais, estaduais, etc fazendo o exato mesmo trabalho que todo o resto. Se houvesse uma diferença de fato haveria uma divisão clara no mercado.
[quote=Thiagosc][quote=CarlosEduardoDantas]
não é necessariamente a faculdade pública que elimina…
em alguns casos aonde se precisa de mais que um programador de framework, quem possui conceitos sempre se sobressairá… e esse perfil eu encontro normalmente em alunos de tempo integral e de preferência em Federais como as que citei
quer fazer o teste? porque não presta um concurso para analista de sistemas do MP em Brasília… salário inicial R$ 9200,00 … verifica se tem como estudar o conteúdo da prova lendo tutoriais na internet…
[/quote]
E desde quando fundamentos de Ciências da Computação são exclusividade de Universidade Federal? Essa é a falha na lógica apresentada. O que impede, por exemplo, uma universidade particular apresentar o conteúdo esperado, e, quem sabe, até ter bons professores?
Vendo pelo outro lado, é muito fácil encontrar ex-alunos de faculdades federais, estaduais, etc fazendo o exato mesmo trabalho que todo o resto. Se houvesse uma diferença de fato haveria uma divisão clara no mercado.[/quote]
acho que voce apenas leu este post e já foi respondendo… 2 posts abaixo deste texto que tu citou eu respondi a sua afirmativa para o cs.santos
Exato, inclusive vc em todos os seus posts tenta fazer o mesmo.
Sim, e todos sabemos que as faculdades, independente de serem federais ou não estão longe de serem o auge da tecnologia, vide diversos moleques que conseguem quebrar protocolos de criptografia, invadir a NASA e nem ao menos possuem superior. Nossa área consiste basicamente em se focar em um nicho do mercado e se especializar no mesmo, seja pela faculdade ou por outros meios (livros, internet, cursos).
[inonia]Realmente, todos os engenheiros da Microsoft, Google e Apple devem ser "cientistas" que passaram anos na área acadêmica.[/ironia]
Agora me responda: Que problemas "reais" de engenharia são estes que o Google(leia-se o mecanismo de pesquisa, listas de discussões e o contato com pessoas que detem o conhecimento) ou um bom livro especializado no assunto não poderia esclarecer?
Sim, a praga dos empregos públicos são exatamente estas pessoas que estudam apenas para acertar as questões dificílimas e de grande profundidade para depois se encostar. Vários sequer não são da área de informática e passam nestes concursos.
Realmente não entendi sua brincadeira com os antigos Pocket. Será que os profissionais que trabalharam com cartões perfurados em 1900 e bolinha eram todos excelentes "cientistas" ou apenas se adaptaram a situação?
Como comentei anteriormente, a adaptação para situações ainda não conhecidas é o que diferencia os profissionais de nossa área, sejam eles utilizadores de framework, desenvolvedores de dispositivos e até mesmo "filósofos da computação".
Não gosto de fazer comparações de qual profissional é melhor apenas me baseando em seu trabalho atual ou sua área de atuação, pois qualquer um com uma boa idéia, dedicação e vontade de aprender pode ser o fundador do próximo Google ou Microsoft.
Vejo as faculdades em sua maioria apenas como uma nova forma de explorar o mercado da “educação” em nosso país. Das universidades particulares, são poucas as interessadas em pesquisas(mesmo que obrigadas pelo MEC), normalmente arma um circo para burlar a fiscalização e obter os recursos destinados a pesquisa.
Temos que atentar para mais um motivo que levam as pessoas que não se interessam por tecnologia a “entrarem” nesta área, a realidade sócio-econômica de nosso país, onde os empregos em sua maioria possuem uma remuneração que em muitos casos, permitem apenas a sobrevivência, sendo que um profissional de TI ganha um salário bem acima da média do país.
Não podemos julgar tais profissionais por escolherem ser “programadores de framework” ou de “IDEs”, pois o mercado exige tais profissionais, e se estes são bons no que fazem, parabéns! Ninguém é obrigado a entender a fundo protocolos e sistemas operacionais para se tornar um excelente profissional, podendo até mesmo contribuir para o avanço de tecnologias que em muitos casos não são o foco da área de pesquisa.
Alias, voltando ao assunto do tópico:
Estagiário > entre R$800 a R$1200
Junior > entre R$1200 a R$2500
Pleno > entre R$2500 a R$4000
Senior > de R$5000 em diante
Senhores, vou contar minha breve experiência no mercado de TI.
Primeiramente, a faixa salarial. Eu comecei minha carreira numa multinacional e quando saí os salarios ficavam nessa faixa.
Trainee - 1100
Junior - 2100 a 3100
Pleno - 3500 a 5000
Senior - 6500
Eu vim do meio acadêmico, não da área de TI, e era um programador C e (gasp!) Fortran relativamente descente. Eu aceitei começar como trainee simplesmente porque nao tinha experiência nenhuma no mercado de trabalho e me nivelei pelas posições ocupadas por colegas formados/mestres em Ciência da Computação pela USP, que obviamente estavam num nível muito acima do meu.
Após alguns meses ralando (e fazendo alguns cursos na caelum) eu percebi que a grande maioria das pessoas no topo da cadeia alimentar eram despreparadas e eu adquiria muito mais conhecimento trocando idéia com os moleques recém graduados, que obviamente estavam infelizes com a posição que ocupavam e com as novas contratações de pessoas desqualificadas que eram feitas. O próprio gerente pediu para que eu fizesse uma prova para contratação de um analista sênior (eu era junior na época!). Eu fiz uma prova com 5 perguntas:
-Lógica (escrever um algoritmo recursivo)
-OO/design patterns
-Performance (utilização de caches)
-Publicação de web services
-Tela (o padrão, “Como você faria para popular exibir uma tabela dada a coleção XYZ, utilizando tags ou struts ou jsf”?)
Após quase 3 meses o melhor candidato havia acertado duas questões. NENHUM sabia como fazer uma tabela!!! Felizmente o cara era um bom programador, só estava um pouco desatualizado.
Moral da história, excelência ajuda para se obter um cargo melhor, mas dificilmente se conseguirá dar um salto quântico. Se você entrar por baixo, possivelmente você estará um pouco melhor que o cara mediano depois de um tempo, a menos que tenha bons relacionamentos.
Em particular eu desenvolvia uma aplicação cujo web service era consumido por um cliente .Net. Recentemente eu descobri que os gerentes não informavam os altos postos de quem desenvolvia o quê, ou seja, para os olhos da maioria quem fazia tudo era o desenvolvedor do front end. Obviamente o mesmo era brother do gerente.
Em pouco mais de um ano tirei 4 certs e recentemente a scea 1, posso dizer que pelo menos para mim elas serviram para alguma coisa. Grande parte do meu conhecimento ainda é ‘livresco’, mas pelo menos sei por onde começar (e.g. Eu nunca precisei fazer uma aplicação com single sign on, mas fiz um exemplo para estudar pra ultima cert para saber realmente o que era e não decorar uma sopa de letras). [EDIT:] Muitas coisas que se precisa saber para as certs também não são válidas no mundo real (e.g., para a scea o ‘ideal’ para escalar é uma aplicação N-tier, quando a recomendação, pelo menos para o JBoss é não distribuir web e ejb e sim fazer cluster homogeneos). Com um pouco de conhecimento de quem entrevista é relativamente simples separar quem se limita ao conhecimento das provas e quem vai além.
Em parte eu sei que estou muito abaixo de desenvolvedores sérios e com mais experiência, mas ao mesmo tempo também vi que estou acima da média, por isso pedi as contas de onde trabalhava.
Hoje vejo que capacitação técnica também não é tudo. Se você quiser se dar bem como CLT você tem que passar confiança para os caras de cima. Eu estava desmotivado e acabava chegando tarde, descia 10x por dia pra fumar, etc…Para mim o importante era entregar no prazo (e ainda é), por isso estou como PJ, mas com certeza essa visão me prejudicou.
Exato, inclusive vc em todos os seus posts tenta fazer o mesmo.
[/quote]
não aleck… muito pelo contrário… todos temos limitações, e quando coloco as minhas opiniões, sempre estou aberto as críticas, aprender com os colegas e melhorar a minha fundamentação sobre o assunto, conforme você verá no decorrer desta resposta
se algumas pessoas deste fórum aceitassem outras opiniões e debatessem de forma saudável, você não veria tantas baixarias por aqui… posts trancados, excluidos, etc…
[quote=aleck][quote=CarlosEduardoDantas]…
[/quote]
Sim, e todos sabemos que as faculdades, independente de serem federais ou não estão longe de serem o auge da tecnologia, vide diversos moleques que conseguem quebrar protocolos de criptografia, invadir a NASA e nem ao menos possuem superior. Nossa área consiste basicamente em se focar em um nicho do mercado e se especializar no mesmo, seja pela faculdade ou por outros meios (livros, internet, cursos).
[/quote]
Exceções existem, e sempre existirão… porém não é o que vemos na maioria dos casos… não é porque eu vou ensinar meu filho a usar um computador desde os 3 anos de idade que ele se tornará um hacker ou um excelente profissional de TI … existem pessoas que tem uma capacidade incrível de aprender rapidamente e juntando isso com a força de vontade, conseguem resultados expressivos independentemente de faculdade ou não… só que é uma exceção como mencionei antes
ps: quantos moleques destes você conhece?
[/quote]
[/quote]
[inonia]Realmente, todos os engenheiros da Microsoft, Google e Apple devem ser "cientistas" que passaram anos na área acadêmica.[/ironia]
Agora me responda: Que problemas "reais" de engenharia são estes que o Google(leia-se o mecanismo de pesquisa, listas de discussões e o contato com pessoas que detem o conhecimento) ou um bom livro especializado no assunto não poderia esclarecer?
[/quote]
Aleck, para ser um bom profissional, não precisa ser um doutor da área acadêmica, nunca disse isso… mas eu acho que ajuda muito ter feito uma boa graduação, em uma boa instituição, tendo compreendido os conceitos que todo CC ou EC deveria conhecer… e quanto a sua ironia, por que não? Os criadores do Transistor, do primeiro Circuito Integrado, do C, do Unix, não são doutores em Berkeley e tantas outras Universidades? Porque essa ridicularização de Faculdade no Brasil? O cara tem apenas 4 horas por dia pra estudar (assistir aulas e nada mais), vê que o professor não está nem ai e generaliza? acha que todo lugar é assim? Isso sim é mente pequena, me desculpe a sinceridade…
Quanto aos problemas, não existe nada que não possa ser resolvido com estudo… porém precisar criar um banco de dados para um Pocket Pc com B-Tree e um Parsing de consultas não se faz apenas com uma rápida pesquisadinha no Google…
[/quote]
Sim, a praga dos empregos públicos são exatamente estas pessoas que estudam apenas para acertar as questões dificílimas e de grande profundidade para depois se encostar. Vários sequer não são da área de informática e passam nestes concursos.
Realmente não entendi sua brincadeira com os antigos Pocket. Será que os profissionais que trabalharam com cartões perfurados em 1900 e bolinha eram todos excelentes "cientistas" ou apenas se adaptaram a situação?
[/quote]
e o que você queria que caisse em uma prova de concurso publico? Sobre o pocket, uma vez precisei trabalhar com pockets antigos, há alguns anos, e a equipe precisou criar a base de dados com B-Tree e um Parsing para consultas , a compactação com huffman e um protocolo de transmissão … foi necessário “reinventar a roda” porque não existia estrutura no aparelho para tal finalidade… e o cliente já tinha mais de 600 destes, logo não aceitou de forma alguma trocar…
eu não acho tão banal resolver estes 3 problemas, mas também não acho que é para super dotado… só acho que precisa de alguns conceitos extras que não vemos normalmente em muitos (não todos) profissionais no mercado corporativo…
da mesma forma que pesa para um lado, pesa para o outro… um pesquisador pode chegar em uma empresa e levar 3 meses para começar a ser produtivo com mapeamento objeto-relacional… não acho que nem um ou nem outro são melhores…
essa conversa vem lá da página 4 aonde um colega disse que 99.99999999% dos que focam, independentemente na área científica ou nos “frameworks”, caem no mesmo lugar… e eu argumentei dizendo que não é bem assim…
claro que o mercado precisa destes profissionais… e tem muitos que sequer sabem o que existe por detrás do protocolo HTTP por exemplo e constroem excelentes aplicações…
agora existem muitas pesquisas que apontam que no mercado corporativo existe uma imensa porcentagem de projetos que não são entregues no prazo, projetos mal feitos, projetos mal documentados, projetos que não tem nem 50% do que o cliente realmente precisa…
Vejo esta discussão como uma forma de compartilhar experiências e opiniões, porém sem o intuito de provar que minhas idéias são as corretas, pois estou longe de ser o detentor da verdade, pelo contrário, cada dia que passa, tenho cada vez mais a certeza que minha vida é um conglomerado de erros, e tento aprender com estes.
Referente aos projetos atrasados e sem qualidade, não consigo enxergar aonde os profissionais da área acadêmica poderiam fazer alguma diferença, pois a meu ver, o problema está na cultura da empresa, e provavelmente tais pesquisas não mostrar a formação de tais profissionais envolvidos nos fracassos.
Não estou pretendendo degradar os profissionais que se originam da área acadêmica(inclusive conheço alguns excelentes), porém, sua grande maioria entra no mercado sem um diferencial, pois ou as faculdades erram ao direcionar ou o aluno perde o estimulo pela dificuldade em equilibrar o conhecimento teórico e prático.
Não estou dizendo que todas as faculdade e todos os alunos seguem esta linha, porém é o que mais tenho visto.
Um amigo meu, mestrado pela UFRJ, foi demitido de uma grande rede de ensino particular por exigir que os alunos aprendessem conceitos básicos, pois segundo a administração, estes poderiam ficar assustados e não retornar no semestre seguinte. Experiências como esta me fazem acreditar que a educação não pode ser tratada como um mercado, pois a longo prazo todos perdemos.
Boa noite pessoal, sou novo no forum, sou analista de suporte pleno e estou querendo mudar para area de desenvolvimento java mas tenho receio quanto a salario e empregabilidade, estou trabalhando em uma empresa à 3 anos como analista de suporte e ganho 1.400 clt e a empresa vê esses profissionais como um gasto terrivel e nao tem respeito algum, estava pensando em mudar para area de desenvolvimento java ou c# mas a noção que tenho é da faculdade(que ensina nas coxas). Gostaria de saber se eu fizer um curso ou ler algum livro(quem tem um para indicar) de java para web ou mobile eu conseguiria um emprego para ganhar mais ou igual o que eu ganho hj pois voltar o salario é meio dificil. Gostaria de saber como dar o primeiro passo.
Não se iluda com salário em SP. O custo de vida aqui está muito alto e aumenta a cada dia. O que parece ser um bom salário em cidades do interior ou outros estados, aqui não é nenhuma maravilha, com um salário típico se leva uma vida medíocre, sem grandes luxos.
Tenha uma ideia: o aluguel de um pequeno apartamento (60m²) na região mais próxima de onde existem empregos de TI, não sai por menos de R$1.000 mais contas(e a especulação imobiliária comendo solta!). A alimentação em restaurantes é caríssima (R$20 por almoço por dia não é difícil) e se você quiser se livrar desse horror de transporte público, absolutamente precário que existe, vai pagar muito por um carro, estacionamento(onde trabalho está “só” R$350 o mensalista), combustível e tempo! Além de outras coisas provavelmente mais caras aqui.
Pode ser que existam que pessoas que não concordem comigo, mas minha visão sobre São Paulo é um futuro negro. Está se tornando uma cidade insuportável de se viver. Mas como não sei da sua atual realidade, as vezes pode ser melhor. Pelo menos eu diria que existem empregos de TI aqui, coisa que nem sempre acontece em outras cidades do Brasil.
Mas respondendo sua pergunta: a média é de salário é provavelmente o que você vê por aí.
É muito difícil dizer salário médio por apenas três níveis por estar envolvido N fatores, mas poderia ser assim:
Júnior: R$1500~R$3500
Pleno: R$3000~R$5000
Sênior: R$5000~R$8000
[quote=fernandoeick]Por isso que os RHs e as empresas que contratam profissionais de informática no início de carreira oferecem a mixaria que oferecem, porque existem pessoas com o pensamento assim.
Nossa área é dificil, exige muita dedicação, estudo e atualização constante (Não é qualquer um que tem estomago para isso não). Respeito sua opinião, mas eu penso diferente. Penso que só o fato de concluir o ensino superior, já é um quesito para ser valorizado, apesar de ter muita gente que conclui a faculdade e não sabe nada (mas daí esse cara se ferra com o tempo).
Só que aí entra a necessidade das pessoas recém formadas ganharem experiência e acabam se submetendo a baixos salários. Infelizmente, as empresas não nos valorizam no início de carreira como deveriam.
Até +…[/quote]
Por isso existe tanto “picareta” na nossa área. Concluir faculdade, para mim, não quer dizer nada. Embora seja um quesito importante na carreira, a formação acadêmica, levando-se em consideração a atual qualidade de ensino no Brasil, agrega bem pouco.
Leia, entenda um bom livro com pouco mais de 500 páginas e “acadêmicamente” sabera tanto quanto, senão mais, do que a grade de qualquer matéria de uma faculdade qualquer.
Mas, no mundo atual, ser autodidata não te dá o diploma.
[quote]
Talvez o mestrado seja um diferencial na hora de selecionar um futuro coordenador ou gerente. Mas, acho que terão muitos outros critérios no meio. [/quote]
Ninguem contrata um PROGRAMADOR com mestrado para dar-lhe função de coordenador/gerente.
Existem currículos próprios para este tipo de função.
Ninguem se candidata a uma vaga de programador esperando ser contratado como coordenador só porque tem mestrado.