também é a mesma realidade que eu vejo, mas para a grande maioria dos que trabalham durante o dia e fazem faculdade durante o período noturno.
para quem entra em uma USP, UNICAMP, ITA da vida e leva o curso a sério tempo integral, publica artigos, participa de mostras de software, eventos academicos, apresenta palestras na SBC, busca participar de pesquisas pelo CNPQ, etc… … vejo outra realidade bem diferente da que você citou.
Não é pra tanto faculdade não é tão ruim, umas das boas coisas na faculdade é formar um networking, consegui algumas oportunidades de negócio através de colegas de faculdade, sem contar que quando vc chega em alguma empresa sempre encontra algum conhecido e isso pode ser util numa entrevista, numa proposta comercial.
Eu vi um caso interessante esse semana, conseguimos um cliente através do diretor de TI do cliente que foi colega de faculdade de um diretor nosso.
Ter bons professores é um ponto positivo, contei com a indicação de um professor pra entrar no meu primeiro estágio descente que acabou em uma efetivação, tenho uma ótima amizade com um outro ex-professor que é meu mentor, sempre me orientou sobre a carreira e graças a Deus estou ótimos momentos na minha vida profissional.
A verdade é que existe uma culpa coletiva, mas tecnologia da informação ainda esta começando não é fácil você especializar um profissinal de TI, e mesmo assim ainda cobrir todos os requisitos necessários, tem também uma questão intelectual e dom de cada um individualmente, mas acredito que SCRUM pode ajudar a termos profisssionais mais colaboradores.
Na minha Opnião Salario em Java começa na Faixa de 5.000,00 reais.
Mas tbm o que eu vejo por aí é que a grande maioria das faculdades são UM LIXO, simplesmente interessadas em ganhar dinheiro, onde quem manda é o aluno, professor só tá lá pelo dinheiro, o prédio da faculdade mais parece um shopping center.
Daí vai se esperar o que?
E outra coisa, eu não entendo porque parece um absurdo o cara ter que se preparar por fora. Por melhor que seja a faculdade, é impossível vc ser um cara bom em computação sem ir além.
[quote=Marcio Duran]A verdade é que existe uma culpa coletiva, mas tecnologia da informação ainda esta começando não é fácil você especializar um profissinal de TI, e mesmo assim ainda cobrir todos os requisitos necessários, tem também uma questão intelectual e dom de cada um individualmente, mas acredito que SCRUM pode ajudar a termos profisssionais mais colaboradores.
Na minha Opnião Salario em Java começa na Faixa de 5.000,00 reais.[/quote]
Menos né Marcio… sem exageros.[/quote]
A responsabilidade e trafegar byte-codes em Grandes Corporações como, Industrias, Bancos, Instituições Financeiras, Redes Hospitalares, Fabricas de Software que investem milhões em projetos, e por ai vai.A gente tem que entender nossas responsabilidades no centro disso tudo.Quem esta começando precisa de investimento massiço para se manter e atualizar, fora cobrir muitos dos requisitos exigidos.Como PJ ainda o cara consegui ganhar por hora se pegar uma consultoria razóavel ainda pode se dar bem e passar dos 5.000,00 reais, fácil concerteza.Trabalhar com Java é muito mais do que digitar, de que essa proposta imbecil de programador java, sua categoria é “Colaborador”, desenvolvedor e participar da Equipe de Scrum, caso isso não aconteça vai ficar mofando dentro de uma sala digitando codigo achando que é algo dentro do projeto, se entender business e sem prosperar na sua equipe.
[quote=windsofhell][quote=Marcio Duran]A verdade é que existe uma culpa coletiva, mas tecnologia da informação ainda esta começando não é fácil você especializar um profissinal de TI, e mesmo assim ainda cobrir todos os requisitos necessários, tem também uma questão intelectual e dom de cada um individualmente, mas acredito que SCRUM pode ajudar a termos profisssionais mais colaboradores.
Aonde? Na Noruega? hahaha
[/quote]
No modelo predominante atual, ou seja PJ, se for menos que 5000 reais é prejuízo e explico: 5 mil =~ 2,700 CLT. Esse salário é um pouco mais alto que backoffice de banco,o cujo o quadro é formado por estagiários em ADM ou profissionais formados em faculdades de 5a. (realidade SP).
Ou seja, vc está se igualando ao pessoal quase sem formação, então precisa pedir acima disso sim …
[quote=Kenobi][quote=windsofhell][quote=Marcio Duran]A verdade é que existe uma culpa coletiva, mas tecnologia da informação ainda esta começando não é fácil você especializar um profissinal de TI, e mesmo assim ainda cobrir todos os requisitos necessários, tem também uma questão intelectual e dom de cada um individualmente, mas acredito que SCRUM pode ajudar a termos profisssionais mais colaboradores.
[/quote]
No modelo predominante atual, ou seja PJ, se for menos que 5000 reais é prejuízo e explico: 5 mil =~ 2,700 CLT. Esse salário é um pouco mais alto que backoffice de banco,o cujo o quadro é formado por estagiários em ADM ou profissionais formados em faculdades de 5a. (realidade SP).
Ou seja, vc está se igualando ao pessoal quase sem formação, então precisa pedir acima disso sim … [/quote]
Mas não se você estiver em início de carreira. Porque se pedir este valor, você certamente não ficará com a vaga.
Os RHs nem te encaminharam para o cliente se você for Júnior e estiver com uma pretensão assim. Não tenho visto vagas para Júnior oferecendo este valor: R$ 5.000,00 / 168 horas/mês = ±R$ 30,00 a hora. Isso já é salário para pleno, inclusive aqui em SP.
[quote=CarlosEduardoDantas]também é a mesma realidade que eu vejo, mas para a grande maioria dos que trabalham durante o dia e fazem faculdade durante o período noturno.
para quem entra em uma USP, UNICAMP, ITA da vida e leva o curso a sério tempo integral, publica artigos, participa de mostras de software, eventos academicos, apresenta palestras na SBC, busca participar de pesquisas pelo CNPQ, etc… … vejo outra realidade bem diferente da que você citou.[/quote]
A maioria destes da Unicamp, USP e outros acabam na mesma posição daqueles que estudaram em escola particular porque no Brasil pesquisa e desenvolvimento de tecnologia não é em todo lugar que se faz. Isso ou continuam na carreira acadêmica para se tornarem professores de Universidade um dia.
[quote=fernandoeick][quote=Kenobi][quote=windsofhell][quote=Marcio Duran]A verdade é que existe uma culpa coletiva, mas tecnologia da informação ainda esta começando não é fácil você especializar um profissinal de TI, e mesmo assim ainda cobrir todos os requisitos necessários, tem também uma questão intelectual e dom de cada um individualmente, mas acredito que SCRUM pode ajudar a termos profisssionais mais colaboradores.
[/quote]
Ou seja, vc está se igualando ao pessoal quase sem formação, então precisa pedir acima disso sim … [/quote]
Mas não se você estiver em início de carreira. Porque se pedir este valor, você certamente não ficará com a vaga.
Os RHs nem te encaminharam para o cliente se você for Júnior e estiver com uma pretensão assim. Não tenho visto vagas para Júnior oferecendo este valor: R$ 5.000,00 / 168 horas/mês = ±R$ 30,00 a hora. Isso já é salário para pleno, inclusive aqui em SP.[/quote]
Concordo com o fernando e com o Kenobi ao mesmo tempo! hahahahaha… Eu acho que isso só mostra o quanto a galera explora da gente… :x
Tb concordo com isso…pedir 5k pra java jr é viajar nas ideias e mto…inclusive em SP, se tiver devem ser 1 ou 2 empresas que contratam assim, na maioria das vezes é bem abaixo disso, é igual ao que o camarada ai disse, a mina do RH ve o valor e ja te corta na hora…
Esse lance de se valorizar, tentar recuperar de cara oq vc investiu, é tudo bla bla bla…se fosse assim colocava meu inicial a 10k… mas a realidade é bem diferente…
[quote=cs.santos0]eu ia dizer isso…rsrs…com certeza…eu tenho uma opiniao formada sobre faculdade publica no Brasil, mas não o foco desse topico… o cara que faz facu publica vai cair em 99,9999% dos casos no mesmo lugar que o cara que fez faculdade particular… area de pesquisa, publicação de artigos, algo na area cientifica…tudo isso é piada aki no Brasil… o cara vai acabar morrendo de fome… se fosse pra optar por essa vida, teria continuado na carreira de musico, que ia viver sem grana por falta de apoio, mas é algo muito mais prazeroso…essa é minha visao do Brasil…
[/quote]
não é necessariamente a faculdade pública que elimina…
em alguns casos aonde se precisa de mais que um programador de framework, quem possui conceitos sempre se sobressairá… e esse perfil eu encontro normalmente em alunos de tempo integral e de preferência em Federais como as que citei
quer fazer o teste? porque não presta um concurso para analista de sistemas do MP em Brasília… salário inicial R$ 9200,00 … verifica se tem como estudar o conteúdo da prova lendo tutoriais na internet…
mas uma vaga dessa é 1 em 1.000.000…, mas msm assim duvido que um cara que fez particular tenha menas chance de entrar doq um cara de publica… e o meu ponto foi sobre area cientifica, pesquisa, publicação de artigos, etc…isso praticamente não existe por aki…
mas uma vaga dessa é 1 em 1.000.000…, mas msm assim duvido que um cara que fez particular tenha menas chance de entrar doq um cara de publica… e o meu ponto foi sobre area cientifica, pesquisa, publicação de artigos, etc…isso praticamente não existe por aki…[/quote]
a questao nao é um cara de faculdade particular ter menos chance que um cara de publica… a questao é um aluno que trabalha durante o dia e faz curso noturno, aonde normalmente se estuda implementações, ter condicoes de concorrer com um aluno tempo integral que fica anos e anos por conta de estudar conceitos…
e eu citei apenas 1 caso… existem vários outros … é só procurar…
Concordo só com a parte que a faculdade te dá oportunidades que sem tu não conseguiria. Acho muitas matérias do curso excelentes, mesmo sendo um saco fazer, são certos conhecimentos que são bem complicados de se aprender sozinhos (aprender de verdade, e não enrolar). Quatro anos jogados no lixo eu acho exagero, embora certas matérias são pura enrolação.
mas uma vaga dessa é 1 em 1.000.000…, mas msm assim duvido que um cara que fez particular tenha menas chance de entrar doq um cara de publica… e o meu ponto foi sobre area cientifica, pesquisa, publicação de artigos, etc…isso praticamente não existe por aki…[/quote]
a questao nao é um cara de faculdade particular ter menos chance que um cara de publica… a questao é um aluno que trabalha durante o dia e faz curso noturno, aonde normalmente se estuda implementações, ter condicoes de concorrer com um aluno tempo integral que fica anos e anos por conta de estudar conceitos…
e eu citei apenas 1 caso… existem vários outros … é só procurar… [/quote]
Estudo em uma federal, curso noturno (e trabalho o dia todo). Não tem essa de “onde normalmente se estuda implementações”. O curso é muito mais teórico do que prático. A faculdade, ainda mais integral, tende a pegar uma gama muito maior de possibilidades, de áreas diferentes dentro da computação. O fato de trabalhar e ver onde eu estou mal, me faz estudar mais nesses pontos. Se eu for disputar uma vaga em outra área que não seja a que trabalho, com certeza estarei defasado. Agora concorrer na minha área com alguem que só fez faculdade, mesmo que seja integral, onde além de experiência eu estudei o que a faculdade não cobrou, me faz me sentir completamente a vontade.
No meu ponto de vista, vocês são dois extremos. Um acha que a faculdade é tudo, o outro acha que não é nada. Eu acho que a faculdade te introduz em qualquer área da computação que você queira, o problema é que depois que você escolheu uma área, parece que as outras matérias que não se encaixam de jeito nenhum no que você quer, parecem inúteis.
Geralmente alguém da universidade pública não escreve menas
Geralmente alguém da universidade pública não escreve menas[/quote]
estou mto preocupado com regras de ortografia…vc entendeu oq eu quiz dizer?..se não, manda uma MP que eu te explico detalhadamente, se sim entao f****, okey dokey??
A discussão estava interessante, em um excelente nível, até chegar alguém e afundar o tópico.
O que está havendo no GUJ hein!? Ontem em outro tópico dei a dica para uma menina postar os códigos dentro das tags corretamente e o pessoal chegou e já baixou totalmente o nível, se sentindo, sei lá, magoado com o fato de eu ter feito uma crítica construtiva.
O nível do fórum sempre foi assim e eu que nunca percebi? Pela impressão que estou tendo, isso começou de um tempo para cá, não foi?
Que comentário sem fundamento e desnecessário!! Vai ver o cara digitou rapidamente e nem percebeu o erro.