Acredito que seja bastante motivador ver nossas idéias sendo utilizadas, e todo mundo aqui deve ter, ou já teve, alguma idéia de projeto pessoal.
Vocês têm conseguido trazer suas idéias para o mundo real? O que tem sido feito para seus projetos pessoais darem certo, ou quando não se concretizam qual seria o obstáculo?
Concordo contigo, é lamentável que isso ocorra. Já tive uma experiência boa de sensação de criação espontânea e livre; algo fantástico, uma vez em um projeto.
Mas é lamentável que como mais vezes as coisas se tornam mais digamos… “robotizadas” e menos processo de criação com criatividade é deixado de lado.
Eu sinto uma satisfação imensa quando crio um programinha que outras pessoas usam. Por exemplo, ontem mesmo, comecei a criar um progama bem simples para calculo de matrizes, e foi por livre e expontânea vontade de criar algo. A satisfação é maior ainda quando o resultado é o esperado.
Hm, não compartilho esse sentimento de vocês dois. Meus projetos pessoais são sempre guiados por coisas que vão me satisfazer. Se tem gente que vai usar ou não, não me importa.
Projetar começa nas idéias, sou motivado pela minha sede de conhecimentos, quando vejo que o projeto já não me “emociona” , costumo passar a bola para alguém(nada melhor que motivas os outros com suas idéias para deixar o projeto vivo), quando não posso, planejo cada passo e prazos para não morrer na praia.
Essa semana pus no ar um antigo projeto, a Wayjobs.
Sempre quis fazer uma alternativa à Apinfo 100% gratuita, sem a enrolação de pesquisas ou cadastros pra fazer buscas como outros sites.
Layout nos moldes do google e estou começando a pedir opiniões de quem usa para implementar novas funcionalidades e melhorar as existentes (nem sempre a visão que você tem de algo é necessariamente a melhor para a maioria).
O sistema está rodando em produção, não está 1000% estável, estamos pegando bugs e resolvendo todos os dias, mas as pessoas já estão usando e isso me motiva mais do que qualquer coisa a chegar tarde do trabalho e ficar até mais tarde (ou mais cedo) implementando coisas novas e arrumando erros que apareçam :).
Se cadastrem lá e mandem sugestões!!
way@wayjobs.com.br
ou fabio.lin@gmail.com
De fato, acredito que um projeto pessoal é extremamente motivador, ainda mais quando existe algo de inovador, que no final transforme algo já existente. Porém, quando comecei com os meus, tinha a idéia de que eu poderia alinhar meus interesses e idéias com os interesses da empresa em que trabalho. Concluí três projetos que tiveram ótima repercursão. Porém, minha frustação foi enorme. A empresa não é uma empresa de TI e é quase 100% estatal. Também não tenho um cargo de TI nesta empresa. Resumindo: continuo onde estou e com nenhuma perspectiva de uma transferência para essa área, uma vez que tenho que aguardar “concursos internos” que levam anos para acontecer. Com um colega meu aconteceu o mesmo. Ou seja, em casos como este os projetos pessoais resultaram em pura frustação. Uma pena ! :?
Se quizerem ter uma idéia melhor dos projetos, acessem o link “www” abaixo.