Realizar busca em jsf

Estou iniciando nos estudos de JSF, estou construindo uma aplicação simples. Ela contém apenas duas classes centro e departamento. Estou usando hibernate annotations.

A minha dúvida é como eu devo proceder para realizar uma busca, estou obtendo a string a ser buscada da seguinte forma:

<h:outputText value="Centro:" />
<h:inputText value="#{departamento.textoTemp}" />            

<h:commandButton value="Cadastrar" action="#{departamento.Cadastrar}" />

Esse atributo textoTemp está na classe departamento, além dos métodos que usam os atributos da classe, ele seria usado apenas para guardar a string a ser pesquisada, não sendo inserido na tabela. E nessa classe estão os annotations e mesmo definindo o atributo como abaixo, ele esta sendo inserido na tabela:

@Column(insertable=false, updatable=false)
private String textoTemp;

Então gostaria de perguntar como eu posso definir um atributo em uma classe e que o mesmo não deva ser inserido na tabela? Em caso negativo, como eu posso realizar essa busca, reorganizando as classes?

Pesquisando no fórum encontrei informações que deveriam ser usadas classes Bean e/ou DAO, mas não gostaria de criar uma outra classe só para uma váriavel que seria usada temporariamente como parâmetro de um método de busca, mas como ainda estou aprendendo posso não estar visualizando a real utilidade delas.

Desde já Obrigado.

Olá, irado,

Você já tentou anotar esse atributo como @Transient?

Att.

Não tinha tentando, agora funcionou como eu queria. Obrigado liss,

queria saber um pouco mais sobre as classes Bean e DAO procurando aqui no forum, ja vi algumas discussoes q não chegaram a um concenso.

t+