Realmente falta mão de obra?

Olá, não postei esse tópico na parte de notícia, pois não é minha intenção passar isto como uma.

Estava lendo este artigo:
http://info.abril.com.br/noticias/ti/falta-de-mao-de-obra-qualificada-preocupa-ti-15052010-8.shl

Ao acabar de ler tive minhas dúvidas.
Num futuro próximo irá ter falta de mão de obra?
Isso irá valorizar cada vez mais a área d TI?
Realmente grande parte dos candidatos a vagas não são qualificados? Ou a culpa é da empresa por impor pré-requisitos “absurdos” que muitos nem irão necessitá-los para o cargo almejado?
O aumento de salário iria “camuflar” esse déficit?

Obs.: Na minha opinião a inclusão digital não iria aumentar significativamente o interesse de mais pessoas para nossa área mesmo o número de computadores dobrando até 2014 (Segundo a estimativa mostrada no artigo).

Flw galera.

Esse história de falta de mão de obra me parece mais marketing das empresas que realidade. Se eu tivesse uma empresa também divulgaria tal noticia.

É bem por aí Artesão. A revista INFO a cada duas edições lança uma matéria dessas. Falta mão de obra qualificada BARATA. Eles sempre fingem esquecer de colocar esse adjetivo no final da frase.

kkk é bem por ai …

tem alguém ai colecionando boas propostas (realmente boas propostas ) ?

Na minha opnião mão de obra tem muita, porem grande parte não tem conhecimento o suficiente e quer ocupar altos cargos.
Eu mesmo conheço um cara que mal entrou na faculdade chamei ele para estagiar ele disse que só queria se Emprego e o salário que ele pediu era maior que o meu.
Isso um cara que nem aprendeu orientação a objeto ainda.

Se estiver sobrando estou aqui, aceito doações sem problemas. Dependendo da proposta você leva o primeiro salário. :stuck_out_tongue:

Toda hora vejo isto, também mas na hora de procurar um estágio, não consigo encontrar -.-, estou tendo que me especializar de uma forma bem rápida para poder fazer o estágio, e logo logo poderei tirar minha certificações.

Exigencias absurdas ( acontece muito). Os profissionais que saem das universidades não estão, e não estarão, preparados para o mercado de trabalho ( meu caso). Eles ficam criando falsas expectativas em relação ao mercado de TI. Esta situação só irá agravar porque com essas notícias, vem aumentando gradativamente a quantidade de instituições que oferecem cursos superiores de TI sem um mínimo de estrutura. Fico imaginando daqui a uns 5 ou 10 anos, época em que haverá um monte de " profissionais de TI diplomados" sem sequer ao menos saber trabalhar.

[quote=Thomaz Diogo]Se estiver sobrando estou aqui, aceito doações sem problemas. Dependendo da proposta você leva o primeiro salário. :stuck_out_tongue:

Toda hora vejo isto, também mas na hora de procurar um estágio, não consigo encontrar -.-, estou tendo que me especializar de uma forma bem rápida para poder fazer o estágio, e logo logo poderei tirar minha certificações.[/quote]

Realmente é estranho haver a notícia falando que não há mão de obra qualifica e muitas empresas não querem capacitar seus estagiários e juniors.
Fiquei bastante tempo procurando estágio, quando eu consegui a empresa compreendeu minha inexperiência e estou aprendendo muito, respeitam meus horários minhas épocas de prova e etc, vejo que conseguir o 1º estágio/emprego não é uma questão apenas de certificações (Que na minha opinião ajudam muito nesse 1º passo - Apesar de não possuir nenhuma ainda) mas também depende de sorte (Tanto para conseguir a vaga quanto para um lugar que lhe passe uma experiência profissional construtiva).

Boa sorte na sua busca Thomaz Diogo.

Vlw

Isto seria culpa do fato das faculdades exijirem muita teoria e pouca prática?

Na faculdade, prova de java é teórica, ou seja. O decoreba é mais importante que saber programar.

Eu usava vários conceitos de OO sem saber nada na teoria e depois de ler, vi que em tal momento, usava encapsulamento, em outros, polimorfismo, herança, etc.

Não se pode medir as habilidades de utilizar uma ferramenta em uma prova teórica, muita gente(que conheço) mal sabe o que é herança e utiliza este conceito.

Sinceramente, este modelo de teoria, teoria e teoria não serve para selecionar os que sabem programar.

Uma prova prática evita os “decorebas” e permite ver se o aluno esta preparado para programar para uma empresa, infelizmente apesar de odiar alguns tipos de testes devido a grande ineficiencia, tenho de conseguir uma boa nota porque é melhor.

[quote=Thomaz Diogo]Se estiver sobrando estou aqui, aceito doações sem problemas. Dependendo da proposta você leva o primeiro salário. :stuck_out_tongue:

Toda hora vejo isto, também mas na hora de procurar um estágio, não consigo encontrar -.-, estou tendo que me especializar de uma forma bem rápida para poder fazer o estágio, e logo logo poderei tirar minha certificações.[/quote]

Estou na mesma situação. Não encontro estágio, as empresas querem que apareça um prficional “em uma bandeija de prata” e que saiba de tudo. Não querem pegar um iniciante como eu e capacita-lo, ai que falta empregos mesmo.

[quote=DarthVictor]Isto seria culpa do fato das faculdades exijirem muita teoria e pouca prática?

Na faculdade, prova de java é teórica, ou seja. O decoreba é mais importante que saber programar.

Eu usava vários conceitos de OO sem saber nada na teoria e depois de ler, vi que em tal momento, usava encapsulamento, em outros, polimorfismo, herança, etc.

Não se pode medir as habilidades de utilizar uma ferramenta em uma prova teórica, muita gente(que conheço) mal sabe o que é herança e utiliza este conceito.

Sinceramente, este modelo de teoria, teoria e teoria não serve para selecionar os que sabem programar.

Uma prova prática evita os “decorebas” e permite ver se o aluno esta preparado para programar para uma empresa, infelizmente apesar de odiar alguns tipos de testes devido a grande ineficiencia, tenho de conseguir uma boa nota porque é melhor.[/quote]

Desculpe discordar de sua generalização mas nem todas as faculdades são só teoria / decoreba, tá certo que não é 100 % da nota (Onde eu estudo) mas as atividades práticas foram 40% da nota (Desenvolvemos applets, trabalhamos com thread, hashtable entre outras coisas).

Vlw

Eu acho que a faculdade tem que oferecer a base, mas cada pessoa precisa correr atrás de novos conhecimentos, além disso a empresa também não pode exigir que o profissional em seu primeiro estágio saiba tudo.

eu discordo completamente que faculdade tem que preparar o profissional para o mercado de trabalho!
é por isso que está cheio de instituições que por imcompetencia do governo estão oferecendo cursos bizarros em troca de diploma.

uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
agora propagandinha de faça faculdade e saia com X certificações, entre na faculdade X e faça 2 cursos no tempo de 1 só… pelamordedels!!

e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java? wow, estão preparando o cara pro mercado de trabalho! ele conhece a api e diversos frameworks! nossa, a faculdade é ótima! ai vc pega um zé desses, apresenta qlqr coisa fora do escopo do curso e ele não vai saber nem por onde começar…

o importante é aprender a pensar durante a faculdade, e não aprender Java, ganhar certificação e ter um nome bonitinho como ensino superior no diploma…

[quote=ceb10n]eu discordo completamente que faculdade tem que preparar o profissional para o mercado de trabalho!
é por isso que está cheio de instituições que por imcompetencia do governo estão oferecendo cursos bizarros em troca de diploma.

uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
agora propagandinha de faça faculdade e saia com X certificações, entre na faculdade X e faça 2 cursos no tempo de 1 só… pelamordedels!!

e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java? wow, estão preparando o cara pro mercado de trabalho! ele conhece a api e diversos frameworks! nossa, a faculdade é ótima! ai vc pega um zé desses, apresenta qlqr coisa fora do escopo do curso e ele não vai saber nem por onde começar…

o importante é aprender a pensar durante a faculdade, e não aprender Java, ganhar certificação e ter um nome bonitinho como ensino superior no diploma…[/quote]

Concordo que a faculdade tem que ensinar o aluno a pensar, mas acho que as empresas tb têm que investir. E o que ocorre é a falta de empresas interessadas em investir no desenvolvimento de um estagiário ou alguém recém formado. Quem está fazendo faculdade na área de informática, principalmente desenvolvimento, tem que se virar como pode (por isto agradeço este fórum), pois na maioria das faculdades o que é passado é muita teoria e pouca pratica e se o aluno não correr atrás o resultado e este, empresas reclamando de profissionais despreparados ou a falta deles.

De preferência, escrava.

[quote=ceb10n]eu discordo completamente que faculdade tem que preparar o profissional para o mercado de trabalho!
é por isso que está cheio de instituições que por imcompetencia do governo estão oferecendo cursos bizarros em troca de diploma.

uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
agora propagandinha de faça faculdade e saia com X certificações, entre na faculdade X e faça 2 cursos no tempo de 1 só… pelamordedels!!

e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java? wow, estão preparando o cara pro mercado de trabalho! ele conhece a api e diversos frameworks! nossa, a faculdade é ótima! ai vc pega um zé desses, apresenta qlqr coisa fora do escopo do curso e ele não vai saber nem por onde começar…

o importante é aprender a pensar durante a faculdade, e não aprender Java, ganhar certificação e ter um nome bonitinho como ensino superior no diploma…[/quote]

Devido ao meu comentário acima SUPONHO que você tenha feito uma indireta para mim. Não discordo de maneira nehuma de sua opinião porém minha faculdade não oferece nenhuma certificação e com relação a Java é o instrumento usado para programar OO, o foco desses 6 meses de disciplina é aprender a Orientação a Objeto e não o Java em si tanto que são feitas comparações com outras linguagens para os alunos saberem que elas existem. Porém pelo jeito que eu tenha falado pode ter parecido outra coisa, mas não é a mensagem que queria passar. E com relação a trabalhos práticos acho sim necessário no entanto não do jeito que você falou: [quote]“e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java?”[/quote] Java não, mas uma linguagem qualquer para aprender OO, estruturada, seja lá oque, sim pois é necessário por em prática o conhecimento adquirido (pelo meno na minha opinião).

Vlw

[quote=Frantic Avenger][quote=DarthVictor]Isto seria culpa do fato das faculdades exijirem muita teoria e pouca prática?

Na faculdade, prova de java é teórica, ou seja. O decoreba é mais importante que saber programar.

Eu usava vários conceitos de OO sem saber nada na teoria e depois de ler, vi que em tal momento, usava encapsulamento, em outros, polimorfismo, herança, etc.

Não se pode medir as habilidades de utilizar uma ferramenta em uma prova teórica, muita gente(que conheço) mal sabe o que é herança e utiliza este conceito.

Sinceramente, este modelo de teoria, teoria e teoria não serve para selecionar os que sabem programar.

Uma prova prática evita os “decorebas” e permite ver se o aluno esta preparado para programar para uma empresa, infelizmente apesar de odiar alguns tipos de testes devido a grande ineficiencia, tenho de conseguir uma boa nota porque é melhor.[/quote]

Desculpe discordar de sua generalização mas nem todas as faculdades são só teoria / decoreba, tá certo que não é 100 % da nota (Onde eu estudo) mas as atividades práticas foram 40% da nota (Desenvolvemos applets, trabalhamos com thread, hashtable entre outras coisas).

Vlw[/quote]

Foi mal mesmo a generalisação, mais no geral, o decoreba rende mais nota que o estudo.

Eu pelo menos procuro algo em torno dos R$ 700,00 ou R$900,00 + o V. Transporte, entretanto não se esqueça de que tudo é negociável e se a vaga for promissora ou seja, possibilite ao estagiário a possibilidade de aprendizado, crescimento e desenvolvimento dentro da empresa e na vida pessoal, podemos sentar e conversar. Agora se a vaga for para um “escraviario” em que a empresa esteja procurando alguém para “Tirar o couro” ai e sacanagem né.

Também concordo. Um aluno com uma boa base teórica tem muito mais facilidade de se tornar um bom profissional quando adquirir experiência prática. E os que possuem a maior base teórica são os que mais facilmente conseguem aprender novas tecnologias quando o mercado muda. Testemunhei isso do Clipper pro VB/Delphi e desses pro Java/.NET.

Sobre a falta de mão de obra, até uns anos atrás era fácil achar gente especializada procurando emprego ou trabalhando por pouco, hoje ficou mais difícil, o que mostra que o mercado melhorou. Mas o país é desigual, tem lugares faltando gente até pros bons salários, outros está sobrando. E o brasileiro pela própria cultura é mais resistente em mudar de cidade e “correr atrás” de salários. E os já empregados também são resistentes em arriscar “trocar o certo pelo duvidoso”. O pessoal se apega demais onde está trabalhando, mesmo que seja explorado.

Em que terra esta faltando mão de obra? na terra do nunca? no pais das maravilhas? se alguem souber o caminho me diga que vou pra la… pois na minha terra o que tem e falta de emprego e muita mão de obra…

Primeiro é preciso tomar atenção ao que está sendo dito. Concordo que o problema são os adjetivos “barato” e “qualificada” mão de obra para qualificar tem se sobra. O problema é de dois gumes. As empresas não querem investir porque isso é caro, elas preferem “comprar pronto”. É uma simples questão de economia. Do outro lado as pessoas acham que a sua evolução é responsabilidade das empresas. O que é um erro. a responsabilidade é de cada um. Existe um mito de que a carreira profissional acontece numa unica empresa. E isso não se aplica apenas ao ramo do software.

O sonho de muito devsenvolvedor é ser gerente, ou seja :ganhar muito e não fazer nada. Este é o modelo atual que leva a que a pessoa procura um cargo, não uma profissão. A pessoa não procura aprender uma arte e afinar seus skills, ela quer ludibriar todos até chegar num cargo. Como um programador reles vira gerente ? puxando o saco da pessoas certas. Não tem nada que ver com tecnica.
Enquanto esse modelo persistir ninguem irá procurar pessoas que entendem realmente das coisas.

A culpa é parcialmente das escolhas porque os professores ensinam um modelo falido. Alguem aprende scrum na escola de gerencia e administração ? Não. Mas fordismo , aka linha de montagem, todo o mundo entende. Falta uma educação de software e ela falta porque falta uma cultura de software.
E a culpa dela não existir é nossa. Sempre que não impomos padrões, sempre que recuamos face a um “não” da gerencia tradicional estamos matando o nosso futuro. É mais ou menos como aquele negocio de que uma fada morre sempre que alguem diz que não acredita. “diz” e não “acredita”. O problema é moral. As pessoas preferem sacrificar a sua moral e o que aprenderam (será que aprenderam mesmo?) no ambiente da familia para “sobrevivier”. Básicamente as pessoas colocam um preço na sua moral, e ele é bem baixo (estagiários a colocam de parte por menos de mil reais)

A comunidade de desenvolvimento de software -qq plataforma- precisa entender que o mundo do desenvolvimento é dificil por nossa própria responsabilidade. Existem diretivas a vários niveis sobre o que dá certo e o que dá errado. Não apenas em codigo, mas em práticas administrativas, etc… Porque não seguimos isto ? simples falta de cultura.

Mas mesmo que essa cultura fosse ensinada nas faculdades, valeria de alguma coisa no mundo real ? Não. O mundo real é desleal e desonesto. QI é mais relevante que experiencia e tempo de casa é mais importante que resultados. O exemplo dos caras do google ilustra bem isto. O cara sai da faculdade com uma ideia , mas o mundo real não a aceita. Nem todas as pessoas com ideias boas, conseguem criar suas próprias empresas.

finalmente a maior culpa é dos empresários do ramo do software que ainda pensam como nos anos 50 e seguem o modelo da IBM ( o qual ela mesma abandonou faz tempo). Acrescente-se a isso uma falha no entendimento e implantação de metodologias como RUP e scrum e temos um cenário apocalipstico.

Se alguma estudante está querendo entrar neste mundo é bom que saiba no que se vai meter. A politica da coisa é muito complexa. ainda vivemos num sistema feudal no que diz respeito a desenvolvimento de software.