[quote=marcosalex][quote=ceb10n]
uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
[/quote]
Também concordo. Um aluno com uma boa base teórica tem muito mais facilidade de se tornar um bom profissional quando adquirir experiência prática. E os que possuem a maior base teórica são os que mais facilmente conseguem aprender novas tecnologias quando o mercado muda. Testemunhei isso do Clipper pro VB/Delphi e desses pro Java/.NET.
[/quote]
Verdade. Talvez esteja equivocado com a teoria. Mais se esquece da teoria quando ela não é botada na prática.
O proficional realmente tem de der uma boa base torica mais tem de saber aplicar seus conhecimentos.
[quote=marcosalex][quote=ceb10n]
Sobre a falta de mão de obra, até uns anos atrás era fácil achar gente especializada procurando emprego ou trabalhando por pouco, hoje ficou mais difícil, o que mostra que o mercado melhorou. Mas o país é desigual, tem lugares faltando gente até pros bons salários, outros está sobrando. E o brasileiro pela própria cultura é mais resistente em mudar de cidade e “correr atrás” de salários. E os já empregados também são resistentes em arriscar “trocar o certo pelo duvidoso”. O pessoal se apega demais onde está trabalhando, mesmo que seja explorado.
[/quote]
[/quote]
É verdade, as pessoas onde falta emprego se apegam onde moram e não saem da cidade. Tomara que continue assim, ai a região de curitiba continuará com muita vaga para pouco proficional.
[quote=Frantic Avenger]eu discordo completamente que faculdade tem que preparar o profissional para o mercado de trabalho!
é por isso que está cheio de instituições que por imcompetencia do governo estão oferecendo cursos bizarros em troca de diploma.
uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
agora propagandinha de faça faculdade e saia com X certificações, entre na faculdade X e faça 2 cursos no tempo de 1 só… pelamordedels!!
e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java? wow, estão preparando o cara pro mercado de trabalho! ele conhece a api e diversos frameworks! nossa, a faculdade é ótima! ai vc pega um zé desses, apresenta qlqr coisa fora do escopo do curso e ele não vai saber nem por onde começar…
[/quote]
Verdade, deve ensinar as pessoas a ser virarem, pois comessou com a moda de assemply, ai veio a moda do C e agora do java. Se o cara não sabe se virar, basta surgir uma linguagem mais usada que java e java “falir”(não estou dizendo que isto ocorrerá) que o cara fica desempregado. Estava errado e admito.
[quote=Frantic Avenger][quote=ceb10n]
o importante é aprender a pensar durante a faculdade, e não aprender Java, ganhar certificação e ter um nome bonitinho como ensino superior no diploma…
Devido ao meu comentário acima SUPONHO que você tenha feito uma indireta para mim. Não discordo de maneira nehuma de sua opinião porém minha faculdade não oferece nenhuma certificação e com relação a Java é o instrumento usado para programar OO, o foco desses 6 meses de disciplina é aprender a Orientação a Objeto e não o Java em si tanto que são feitas comparações com outras linguagens para os alunos saberem que elas existem. Porém pelo jeito que eu tenha falado pode ter parecido outra coisa, mas não é a mensagem que queria passar. E com relação a trabalhos práticos acho sim necessário no entanto não do jeito que você falou: [quote]“e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java?”[/quote] Java não, mas uma linguagem qualquer para aprender OO, estruturada, seja lá oque, sim pois é necessário por em prática o conhecimento adquirido (pelo meno na minha opinião).
Vlw[/quote][/quote]
Concordo. O modo mais fácil de aprender teoria é na prática, lógico que é importante a faculdade preparar os alunos para se virarem fora do escropo do curso, mais convenhamos que a prática desperta mais interesse da turma e facilita a memorisação.