Realmente falta mão de obra?

[quote=marcosalex][quote=ceb10n]
uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
[/quote]
Também concordo. Um aluno com uma boa base teórica tem muito mais facilidade de se tornar um bom profissional quando adquirir experiência prática. E os que possuem a maior base teórica são os que mais facilmente conseguem aprender novas tecnologias quando o mercado muda. Testemunhei isso do Clipper pro VB/Delphi e desses pro Java/.NET.

[/quote]

Verdade. Talvez esteja equivocado com a teoria. Mais se esquece da teoria quando ela não é botada na prática.

O proficional realmente tem de der uma boa base torica mais tem de saber aplicar seus conhecimentos.

[quote=marcosalex][quote=ceb10n]

Sobre a falta de mão de obra, até uns anos atrás era fácil achar gente especializada procurando emprego ou trabalhando por pouco, hoje ficou mais difícil, o que mostra que o mercado melhorou. Mas o país é desigual, tem lugares faltando gente até pros bons salários, outros está sobrando. E o brasileiro pela própria cultura é mais resistente em mudar de cidade e “correr atrás” de salários. E os já empregados também são resistentes em arriscar “trocar o certo pelo duvidoso”. O pessoal se apega demais onde está trabalhando, mesmo que seja explorado.
[/quote]

[/quote]

É verdade, as pessoas onde falta emprego se apegam onde moram e não saem da cidade. Tomara que continue assim, ai a região de curitiba continuará com muita vaga para pouco proficional.

[quote=Frantic Avenger]eu discordo completamente que faculdade tem que preparar o profissional para o mercado de trabalho!
é por isso que está cheio de instituições que por imcompetencia do governo estão oferecendo cursos bizarros em troca de diploma.

uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
agora propagandinha de faça faculdade e saia com X certificações, entre na faculdade X e faça 2 cursos no tempo de 1 só… pelamordedels!!

e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java? wow, estão preparando o cara pro mercado de trabalho! ele conhece a api e diversos frameworks! nossa, a faculdade é ótima! ai vc pega um zé desses, apresenta qlqr coisa fora do escopo do curso e ele não vai saber nem por onde começar…
[/quote]

Verdade, deve ensinar as pessoas a ser virarem, pois comessou com a moda de assemply, ai veio a moda do C e agora do java. Se o cara não sabe se virar, basta surgir uma linguagem mais usada que java e java “falir”(não estou dizendo que isto ocorrerá) que o cara fica desempregado. Estava errado e admito.

[quote=Frantic Avenger][quote=ceb10n]

o importante é aprender a pensar durante a faculdade, e não aprender Java, ganhar certificação e ter um nome bonitinho como ensino superior no diploma…

Devido ao meu comentário acima SUPONHO que você tenha feito uma indireta para mim. Não discordo de maneira nehuma de sua opinião porém minha faculdade não oferece nenhuma certificação e com relação a Java é o instrumento usado para programar OO, o foco desses 6 meses de disciplina é aprender a Orientação a Objeto e não o Java em si tanto que são feitas comparações com outras linguagens para os alunos saberem que elas existem. Porém pelo jeito que eu tenha falado pode ter parecido outra coisa, mas não é a mensagem que queria passar. E com relação a trabalhos práticos acho sim necessário no entanto não do jeito que você falou: [quote]“e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java?”[/quote] Java não, mas uma linguagem qualquer para aprender OO, estruturada, seja lá oque, sim pois é necessário por em prática o conhecimento adquirido (pelo meno na minha opinião).

Vlw[/quote][/quote]

Concordo. O modo mais fácil de aprender teoria é na prática, lógico que é importante a faculdade preparar os alunos para se virarem fora do escropo do curso, mais convenhamos que a prática desperta mais interesse da turma e facilita a memorisação.

[quote=sergiotaborda]Primeiro é preciso tomar atenção ao que está sendo dito. Concordo que o problema são os adjetivos “barato” e “qualificada” mão de obra para qualificar tem se sobra. O problema é de dois gumes. As empresas não querem investir porque isso é caro, elas preferem “comprar pronto”. É uma simples questão de economia. Do outro lado as pessoas acham que a sua evolução é responsabilidade das empresas. O que é um erro. a responsabilidade é de cada um. Existe um mito de que a carreira profissional acontece numa unica empresa. E isso não se aplica apenas ao ramo do software.

O sonho de muito devsenvolvedor é ser gerente, ou seja :ganhar muito e não fazer nada. Este é o modelo atual que leva a que a pessoa procura um cargo, não uma profissão. A pessoa não procura aprender uma arte e afinar seus skills, ela quer ludibriar todos até chegar num cargo. Como um programador reles vira gerente ? puxando o saco da pessoas certas. Não tem nada que ver com tecnica.
Enquanto esse modelo persistir ninguem irá procurar pessoas que entendem realmente das coisas.

A culpa é parcialmente das escolhas porque os professores ensinam um modelo falido. Alguem aprende scrum na escola de gerencia e administração ? Não. Mas fordismo , aka linha de montagem, todo o mundo entende. Falta uma educação de software e ela falta porque falta uma cultura de software.
E a culpa dela não existir é nossa. Sempre que não impomos padrões, sempre que recuamos face a um “não” da gerencia tradicional estamos matando o nosso futuro. É mais ou menos como aquele negocio de que uma fada morre sempre que alguem diz que não acredita. “diz” e não “acredita”. O problema é moral. As pessoas preferem sacrificar a sua moral e o que aprenderam (será que aprenderam mesmo?) no ambiente da familia para “sobrevivier”. Básicamente as pessoas colocam um preço na sua moral, e ele é bem baixo (estagiários a colocam de parte por menos de mil reais)

A comunidade de desenvolvimento de software -qq plataforma- precisa entender que o mundo do desenvolvimento é dificil por nossa própria responsabilidade. Existem diretivas a vários niveis sobre o que dá certo e o que dá errado. Não apenas em codigo, mas em práticas administrativas, etc… Porque não seguimos isto ? simples falta de cultura.

Mas mesmo que essa cultura fosse ensinada nas faculdades, valeria de alguma coisa no mundo real ? Não. O mundo real é desleal e desonesto. QI é mais relevante que experiencia e tempo de casa é mais importante que resultados. O exemplo dos caras do google ilustra bem isto. O cara sai da faculdade com uma ideia , mas o mundo real não a aceita. Nem todas as pessoas com ideias boas, conseguem criar suas próprias empresas.

finalmente a maior culpa é dos empresários do ramo do software que ainda pensam como nos anos 50 e seguem o modelo da IBM ( o qual ela mesma abandonou faz tempo). Acrescente-se a isso uma falha no entendimento e implantação de metodologias como RUP e scrum e temos um cenário apocalipstico.

Se alguma estudante está querendo entrar neste mundo é bom que saiba no que se vai meter. A politica da coisa é muito complexa. ainda vivemos num sistema feudal no que diz respeito a desenvolvimento de software.[/quote]

Falou tudo…
meus pais sempre diziam: estude moleque para poder ser alguem na vida…
mas qdo vc ve a vida aprende que a unica maneira de ser “alguem” na vida e puxando o saco da pessoa certa… e sendo seu amiguinho…
este e o tipo de cultura lixo que tem este pais lixo… se for ver… em paises de verdade como o japão por exemplo esta ideia estupida não existem… as pessoas realmente estudam para prover melhor qualidade… tanto que os avanços cientificos e tecnologicos vem destes paises onde a cultura do trabalhar duro para ganhar seu pão prevalece invez da cultura brasileira que se resume em puxar o saco de certas pessoas para obter regalias… infelizmente falta vergonha na cara deste povo de merda…

Deixa eu passar a visão de quem está contratando: Falta mão de obra qualificada sim. Ao menos aqui em uberlandia.

Tem casos de abuso? Claro que tem. Mas também vejo empresas criando cursos pra formar programadores pra ter quem contratar. Já trabalhei em lugares assim. Eu mesmo já fui responsável por cursos desse tipo.

O que vejo aqui ans entrevistas que faço é muita gente se achando. O cara sai da faculdade, sem nenhuma experiencia, dizendo que faz e acontece. Mas na hora que vamos testar ele… tsc… fiasco. Vejo muito junior cobrando alto (para o padrão de uberlandia).

Quem é bom, está contratado. E não fica desempregado. Quem quer aprender, arruma trabalho logo. Mas tem que entender que se começa de baixo. Não adianta se formar na faculdade e chegar na empresa querendo ser gerente. A galerinha de hoje é muito apressada. Quer 3, 4 promoções por ano. Agora, pergunta se querem fazer por onde?

Vejo muita conversinha de “a empresa tah explorando”, “a empresa exige demais”… Mas quando você olha nas empresas, o que vê é POG, profissionais sem embasamento técnico, com qualidades não-técnicas pouco desenvolvidas, muita pressa e pouco esforço. Há exceções? Claro que há. Mas a maioria está seguindo por esse caminho.

Lembrem-se que gente qualificada não se trata apenas de bom conhecimento técnico. Outras qualidades são importantes. O melhor técnico do mundo ganha pouco se não souber negociar.

Falta gente pra trabalhar? Me desculpem a franqueza, mas no momento, até gente sem qualificação tá faltando.

Isto seria culpa do fato das faculdades exijirem muita teoria e pouca prática?

Na faculdade, prova de java é teórica, ou seja. O decoreba é mais importante que saber programar.

Eu usava vários conceitos de OO sem saber nada na teoria e depois de ler, vi que em tal momento, usava encapsulamento, em outros, polimorfismo, herança, etc.

Não se pode medir as habilidades de utilizar uma ferramenta em uma prova teórica, muita gente(que conheço) mal sabe o que é herança e utiliza este conceito.

Sinceramente, este modelo de teoria, teoria e teoria não serve para selecionar os que sabem programar.

Uma prova prática evita os “decorebas” e permite ver se o aluno esta preparado para programar para uma empresa, infelizmente apesar de odiar alguns tipos de testes devido a grande ineficiencia, tenho de conseguir uma boa nota porque é melhor.

[quote=Thomaz Diogo]Se estiver sobrando estou aqui, aceito doações sem problemas. Dependendo da proposta você leva o primeiro salário. :stuck_out_tongue:

Toda hora vejo isto, também mas na hora de procurar um estágio, não consigo encontrar -.-, estou tendo que me especializar de uma forma bem rápida para poder fazer o estágio, e logo logo poderei tirar minha certificações.[/quote]

Estou na mesma situação. Não encontro estágio, as empresas querem que apareça um prficional “em uma bandeija de prata” e que saiba de tudo. Não querem pegar um iniciante como eu e capacita-lo, ai que falta empregos mesmo.[/quote]

Onde moro os estágios são um sonho distante. Estou no 7º Período de Ciencia da Computação e até agora não estagiei uma vez sequer. Isso muita me preocupa pq vejo que estou saindo da faculdade sem “bagagem”.

Norte e Nordeste são complicados mesmo.

Saí da Bahia por causa disso.

Já sudeste, tem vagas sobrando

[quote=josenaldo]Norte e Nordeste são complicados mesmo.

Saí da Bahia por causa disso.

Já sudeste, tem vagas sobrando[/quote]
éh, moro no Tocantins. Faltam vagas aqui. :roll:

Falou tudo!

[quote=josenaldo]Deixa eu passar a visão de quem está contratando: Falta mão de obra qualificada sim. Ao menos aqui em uberlandia.

Tem casos de abuso? Claro que tem. Mas também vejo empresas criando cursos pra formar programadores pra ter quem contratar. Já trabalhei em lugares assim. Eu mesmo já fui responsável por cursos desse tipo.

O que vejo aqui ans entrevistas que faço é muita gente se achando. O cara sai da faculdade, sem nenhuma experiencia, dizendo que faz e acontece. Mas na hora que vamos testar ele… tsc… fiasco. Vejo muito junior cobrando alto (para o padrão de uberlandia).

Quem é bom, está contratado. E não fica desempregado. Quem quer aprender, arruma trabalho logo. Mas tem que entender que se começa de baixo. Não adianta se formar na faculdade e chegar na empresa querendo ser gerente. A galerinha de hoje é muito apressada. Quer 3, 4 promoções por ano. Agora, pergunta se querem fazer por onde?

Vejo muita conversinha de “a empresa tah explorando”, “a empresa exige demais”… Mas quando você olha nas empresas, o que vê é POG, profissionais sem embasamento técnico, com qualidades não-técnicas pouco desenvolvidas, muita pressa e pouco esforço. Há exceções? Claro que há. Mas a maioria está seguindo por esse caminho.

Lembrem-se que gente qualificada não se trata apenas de bom conhecimento técnico. Outras qualidades são importantes. O melhor técnico do mundo ganha pouco se não souber negociar.

Falta gente pra trabalhar? Me desculpem a franqueza, mas no momento, até gente sem qualificação tá faltando. [/quote]

Cara concordo plenamente. Mas sei de casos que o cara fala que faz acontecer e não fica muito tempo na área. Rápido é mandado embora e tem que se contentar com empresas que não pagam bem.

Falou tudo![/quote]

Pior que é verdade. Os cursos de TI estão cada vez mais frequêntes nas “uni qualquer esquina” em que a única obrigação do aluno é pagar a mensalidade…

Faculdade de programação com 2 alunos por máquina, não da para levar isto a sério e isto que o PC é um “lentium” que leva 10 horas para compilar uma calculadora.

No futuro, os proficionais de TI devido a isto, podem ficar mal vistos pelo mercado.

Falou tudo![/quote]

Pior que é verdade. Os cursos de TI estão cada vez mais frequêntes nas “uni qualquer esquina” em que a única obrigação do aluno é pagar a mensalidade…

Faculdade de programação com 2 alunos por máquina, não da para levar isto a sério e isto que o PC é um “lentium” que leva 10 horas para compilar uma calculadora.

No futuro, os proficionais de TI devido a isto, podem ficar mal vistos pelo mercado.[/quote]

Podem? Eles já SÃO!

Falou tudo![/quote]

Pior que é verdade. Os cursos de TI estão cada vez mais frequêntes nas “uni qualquer esquina” em que a única obrigação do aluno é pagar a mensalidade…

Faculdade de programação com 2 alunos por máquina, não da para levar isto a sério e isto que o PC é um “lentium” que leva 10 horas para compilar uma calculadora.

No futuro, os proficionais de TI devido a isto, podem ficar mal vistos pelo mercado.[/quote]

Podem? Eles já SÃO![/quote]

Já estão. Hoje em dia se preocuopa-se muito com a quantidade e esquecem do quesito “qualidade”. Onde estudo posso afirmar com certeza noi máximo 40% (sendo otimista) dos que sobraram vão sair com alguma bagagem, porém todos receberão o mesmo título. :x

Em TI só precisa ter diploma para dizer que tem…mas tem que ter…

O que conta mais é o conhecimento e experiência, e não necessariamente você adquire o conhecimento da faculdade.

Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…

[quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Também não é assim.

A faculdade te abre um monte de portas. Só que você só passa se quiser.

Tem muita facudlade boa, muito professor bom por aí. E bons alunos que, sem estar numa faculdade, passariam 10 anos pra chegar onde chegaram em 4, apenas pela falta de um direcionamento.

A galera tem mania de desprezar o valor de um ensino superior. Depois não sabem porque não ganham aquilo que acham que perece.

Ela é essencial para nosso trabalho? Não. É util? Sim. O quanto é útil? Depende de você.

[quote=josenaldo][quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Também não é assim.

A faculdade te abre um monte de portas. Só que você só passa se quiser.

Tem muita facudlade boa, muito professor bom por aí. E bons alunos que, sem estar numa faculdade, passariam 10 anos pra chegar onde chegaram em 4, apenas pela falta de um direcionamento.

A galera tem mania de desprezar o valor de um ensino superior. Depois não sabem porque não ganham aquilo que acham que perece.

Ela é essencial para nosso trabalho? Não. É util? Sim. O quanto é útil? Depende de você.[/quote]

Concordo que há muitas faculdades boas, professores que querem ver seus alunos grandes profissionais, professores que vão atrás, que mudão a dinamica, mais basicamente, o aluno sempre tem que correr atrás e estudar sozinho, correto?

[quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Só discordo de você no ponto do “quem aprendeu o básico, já passa”. Na verdade, é muuuuuuito difícil passar em uma universidade pública, por isso temos um número tão grande de universidades particulares. Mas, sim, o propósito da faculdade é dar a base teórica e ensinar o aluno a correr atrás da parte prática. A diferença entre uma universidade pública e uma particular é que a pública é extremamente exigente com essa parte teórica, e particular, não.

[]´s

[quote=LucasAdri07][quote=josenaldo][quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Também não é assim.

A faculdade te abre um monte de portas. Só que você só passa se quiser.

Tem muita facudlade boa, muito professor bom por aí. E bons alunos que, sem estar numa faculdade, passariam 10 anos pra chegar onde chegaram em 4, apenas pela falta de um direcionamento.

A galera tem mania de desprezar o valor de um ensino superior. Depois não sabem porque não ganham aquilo que acham que perece.

Ela é essencial para nosso trabalho? Não. É util? Sim. O quanto é útil? Depende de você.[/quote]

Concordo que há muitas faculdades boas, professores que querem ver seus alunos grandes profissionais, professores que vão atrás, que mudão a dinamica, mais basicamente, o aluno sempre tem que correr atrás e estudar sozinho, correto?[/quote]

Não. O aluno faz a parte dele. Mas isso não quer dizer que ele está sozinho. Até os gênios têm seus mestres e suas panelinhas. Mesmo quem não cursou uma faculdade, aprende algo com alguém, seja aquele coelga mais experiente, ou o cara que fez as video aulas que ele comprou ou pirateou.

Qualquer um que acha que pode aprender qualquer coisa absolutamente sozinho, é no mínimo arrogante.

[quote=asaudate][quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Só discordo de você no ponto do “quem aprendeu o básico, já passa”. Na verdade, é muuuuuuito difícil passar em uma universidade pública, por isso temos um número tão grande de universidades particulares. Mas, sim, o propósito da faculdade é dar a base teórica e ensinar o aluno a correr atrás da parte prática. A diferença entre uma universidade pública e uma particular é que a pública é extremamente exigente com essa parte teórica, e particular, não.

[]´s[/quote]

É pode até ser que a publica só passa quem aprendeu mesmo, mais as duas deixaram os alunos, correr atrás, buscar informações, isso faz o aluno se tornar uma pessoa que não depende somente dos outros para apreender. É o que os cursos deveriam fazer, pois muitas pessoas, tem preguiça de correr atrás e preferem fazer cursos, pois acham que o professor vai passar tudo mastigadinho, mamão com açucar…

Mas também não é assim, “sou autididata, posso fazer tudo sozinho, sem ninguem”. Estudar sozinho ajuda? Sim e muito, porém uma orientação, uma base, uma ajuda, uma idéia diferente ajuda muito também…

[quote=josenaldo]

Não. O aluno faz a parte dele. Mas isso não quer dizer que ele está sozinho. Até os gênios têm seus mestres e suas panelinhas. Mesmo quem não cursou uma faculdade, aprende algo com alguém, seja aquele coelga mais experiente, ou o cara que fez as video aulas que ele comprou ou pirateou.

Qualquer um que acha que pode aprender qualquer coisa absolutamente sozinho, é no mínimo arrogante.[/quote]

Rs, acabei de dizer isso acima, estudar sozinho, ajuda muito, mais ter uma idéia diferente, uma instrução, ter uma informação de uma pessoa mais experiente, trocar idéias, isso ajuda muito também…

[quote=LucasAdri07][quote=asaudate][quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Só discordo de você no ponto do “quem aprendeu o básico, já passa”. Na verdade, é muuuuuuito difícil passar em uma universidade pública, por isso temos um número tão grande de universidades particulares. Mas, sim, o propósito da faculdade é dar a base teórica e ensinar o aluno a correr atrás da parte prática. A diferença entre uma universidade pública e uma particular é que a pública é extremamente exigente com essa parte teórica, e particular, não.

[]´s[/quote]

É pode até ser que a publica só passa quem aprendeu mesmo, mais as duas deixaram os alunos, correr atrás, buscar informações, isso faz o aluno se tornar uma pessoa que não depende somente dos outros para apreender. É o que os cursos deveriam fazer, pois muitas pessoas, tem preguiça de correr atrás e preferem fazer cursos, pois acham que o professor vai passar tudo mastigadinho, mamão com açucar…

Mas também não é assim, “sou autididata, posso fazer tudo sozinho, sem ninguem”. Estudar sozinho ajuda? Sim e muito, porém uma orientação, uma base, uma ajuda, uma idéia diferente ajuda muito também…[/quote]

Pois é, mas o que acontece é que alguém que recebe tudo mastigado tem grande tendência a se tornar péssimo profissional, por não saber aprender sozinho.

[]´s