Realmente falta mão de obra?

[quote=asaudate][quote=LucasAdri07][quote=asaudate][quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Só discordo de você no ponto do “quem aprendeu o básico, já passa”. Na verdade, é muuuuuuito difícil passar em uma universidade pública, por isso temos um número tão grande de universidades particulares. Mas, sim, o propósito da faculdade é dar a base teórica e ensinar o aluno a correr atrás da parte prática. A diferença entre uma universidade pública e uma particular é que a pública é extremamente exigente com essa parte teórica, e particular, não.

[]´s[/quote]

É pode até ser que a publica só passa quem aprendeu mesmo, mais as duas deixaram os alunos, correr atrás, buscar informações, isso faz o aluno se tornar uma pessoa que não depende somente dos outros para apreender. É o que os cursos deveriam fazer, pois muitas pessoas, tem preguiça de correr atrás e preferem fazer cursos, pois acham que o professor vai passar tudo mastigadinho, mamão com açucar…

Mas também não é assim, “sou autididata, posso fazer tudo sozinho, sem ninguem”. Estudar sozinho ajuda? Sim e muito, porém uma orientação, uma base, uma ajuda, uma idéia diferente ajuda muito também…[/quote]

Pois é, mas o que acontece é que alguém que recebe tudo mastigado tem grande tendência a se tornar péssimo profissional, por não saber aprender sozinho.

[]´s[/quote]

Sim, sim, era isso que eu queria dizer, a pessoa fica totalmente acomodada, e não corre atrás de nada, espera tudo cair do céu…

[quote=LucasAdri07][quote=josenaldo]

Não. O aluno faz a parte dele. Mas isso não quer dizer que ele está sozinho. Até os gênios têm seus mestres e suas panelinhas. Mesmo quem não cursou uma faculdade, aprende algo com alguém, seja aquele coelga mais experiente, ou o cara que fez as video aulas que ele comprou ou pirateou.

Qualquer um que acha que pode aprender qualquer coisa absolutamente sozinho, é no mínimo arrogante.[/quote]

Rs, acabei de dizer isso acima, estudar sozinho, ajuda muito, mais ter uma idéia diferente, uma instrução, ter uma informação de uma pessoa mais experiente, trocar idéias, isso ajuda muito também…[/quote]

É verdade, ninguém aprende sozinho, mais a instituição deveria nos ensinar a procurar vídeo aulas e bons materiais, pesquisar, etc.

[quote=josenaldo][quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Também não é assim.

A faculdade te abre um monte de portas. Só que você só passa se quiser.

Tem muita facudlade boa, muito professor bom por aí. E bons alunos que, sem estar numa faculdade, passariam 10 anos pra chegar onde chegaram em 4, apenas pela falta de um direcionamento.

A galera tem mania de desprezar o valor de um ensino superior. Depois não sabem porque não ganham aquilo que acham que perece.

Ela é essencial para nosso trabalho? Não. É util? Sim. O quanto é útil? Depende de você.[/quote]

Não onde estudo.

Em algumas disciplinas, a média da turma é 5.3…

Só estou numa particular por 4 vagas…

Aqui em Uberlandia a falta de profissional está crítica mesmo. Por um lado é bom, melhorou muito o salário, mas por outro lado muitas empresas estão deixando de crescer o tanto que podiam porque não encontram gente. Tem muitas empresas contratando mão-de-obra terceirizada de outras cidades pra suprir a demanda.

O que tem sobrando é gente que sabe o básico do básico e já quer ganhar 4 mil de cara ou então quer que a empresa banque todo o custo de capacitação deles. hehehehe O pior é que são geralmente esses que ficam reclamando que não há vagas no mercado.

[quote=josenaldo][quote=LucasAdri07]Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…[/quote]

Também não é assim.

A faculdade te abre um monte de portas. Só que você só passa se quiser.

Tem muita facudlade boa, muito professor bom por aí. E bons alunos que, sem estar numa faculdade, passariam 10 anos pra chegar onde chegaram em 4, apenas pela falta de um direcionamento.

A galera tem mania de desprezar o valor de um ensino superior. Depois não sabem porque não ganham aquilo que acham que perece.

Ela é essencial para nosso trabalho? Não. É util? Sim. O quanto é útil? Depende de você.[/quote]
Assino em baixo tudo que você disse.

Vi pessoas que dispararam por que aproveitaram oportunidades mínimas no curso e dispertaram o interesse de muitos orientadores… daí surgem projetos de pesquisa, iniciações científicas, estágio em empresas de grande porte e/ou centros de pesquisa respeitados… tá vendo como a faculdade abriu um mundo gigantesco pro sujeito?

Em contra partida vi muito mais gente que simplesmente “terminou” a faculdade e ficou por isso mesmo, com um diploma de baixo do braço que não significa absolutamente NADA. No máximo estão em algum emprego comum ganhando um salário comum e sem muitas perspectivas.

Note que nos dois cenários os atores estavam sujeitos ao mesmo ambiente, mas cada um teve uma perspectiva diferente.

Agora sobre a faculdade não preparar lógico que tem muita uni-shopping por ai, isso não podemos negar, mas na maioria dos casos o cara se joga la dentro e espera que o conhecimento vá até ele e esquece que o interesse de aprender e absorver conhecimento é dele.
Um professor uma vez me disse: “a faculdade forma pesquisadores!”
Isso se torna bastante evidente em academias públicas.
Se você quer um conhecimento técnico a faculdade pode ser um meio de você saber por onde ir e como ir, mas não onde necessariamente você vai receber isso.

No mercado falta profissionais qualificados? Com certeza, falta bons programadores/analistas, arquitetos, gente com feeling pro negócio, compreendem?
A impressão que tenho quando vejo alguns programadores é que o cara não faz idéia do que ta fazendo, tem uma visão muito limitada do que é o trabalho dele, como se compreendesse apenas aquele caso, aquele cenário, quando muito.
As pessoas estão completamente, absolutamente cegas, não tem noção de que o mundo é muito mais do que o quarteirão de casa e que diploma de baixo do braço não é ascensão social imediata, mas que pode ser um MEIO desde que saiba como aproveita-lo.

Resumindo: sobram “profissionais” medíocres e consultorias igualmente medíocres.

Diferencie-se, não se contente com um “menos medíocre”, seja bom no que faz, notem o mundo ao seu redor e lembrem-se: “em terra de cego quem tem um olho é rei”.

Acredito que não falte mão-de-obra não, o que falta é uma mudança no paradigma das empresas, que PRECISAM investir em treinamento de mão-de-obra. Elas reclamam que faltam profissionais, mas daonde elas esperam que vão sair, CAIR DO CÉU??? E não só isso, esperam que caiam SENIORES QUE TRABALHEM POR SALÁRIO DE ESTAGIÁRIO, podem apostar…

Você me responde: e as faculdades? 99% da área de TI só passam uma conhecimento bastante genérico, que está MUITO, muito longe do que as empresas exigem atualmente. Bom, isso não é novidade pra ninguém.

Olha meu caso: sou estudante de TI em Curitiba. Aqui a mídia sempre está positiva quanto ao mercado de trabalho, sempre vem com ótimas notícias. Mas sei o quanto na realidade está péssimo, pois não tem vagas para iniciantes, vejo 1 vaga de estágio para cada 10 de profissionais, sendo então os estágios muito concorridos, só permitindo a entrada de “pseudo-profissionais” nas vagas de estágio. Chegou a tal ponto que hoje vejo vagas pra programador java com bolsa de R$ 300,00. E as vagas para profissionais, como esperado, permanecem vazias…

E o restante dos estudantes de TI, como ficam?

O resultado disso é uma cambada de diplomado de TI na mão partindo pra outras áreas pela falta de oportunidades, apesar de, ironicamente, haver lá fora 20.000 vagas de TI abertas. Até parece uma sátira do ARNALDO JABOR hehe.

Pena que os repórteres não estudem mais a fundo sobre a TENDÊNCIA que todos aqui discutem. Ia dar uma boa matéria e revelar a verdade.

[quote=GustavoB]Acredito que não falte mão-de-obra não, o que falta é uma mudança no paradigma das empresas, que PRECISAM investir em treinamento de mão-de-obra. Elas reclamam que faltam profissionais, mas daonde elas esperam que vão sair, CAIR DO CÉU??? E não só isso, esperam que caiam SENIORES QUE TRABALHEM POR SALÁRIO DE ESTAGIÁRIO, podem apostar…

Você me responde: e as faculdades? 99% da área de TI só passam uma conhecimento bastante genérico, que está MUITO, muito longe do que as empresas exigem atualmente. Bom, isso não é novidade pra ninguém.

Olha meu caso: sou estudante de TI em Curitiba. Aqui a mídia sempre está positiva quanto ao mercado de trabalho, sempre vem com ótimas notícias. Mas sei o quanto na realidade está péssimo, pois não tem vagas para iniciantes, vejo 1 vaga de estágio para cada 10 de profissionais, sendo então os estágios muito concorridos, só permitindo a entrada de “pseudo-profissionais” nas vagas de estágio. Chegou a tal ponto que hoje vejo vagas pra programador java com bolsa de R$ 300,00. E as vagas para profissionais, como esperado, permanecem vazias…

E o restante dos estudantes de TI, como ficam?

O resultado disso é uma cambada de diplomado de TI na mão partindo pra outras áreas pela falta de oportunidades, apesar de, ironicamente, haver lá fora 20.000 vagas de TI abertas. Até parece uma sátira do ARNALDO JABOR hehe.

Pena que os repórteres não estudem mais a fundo sobre a TENDÊNCIA que todos aqui discutem. Ia dar uma boa matéria e revelar a verdade.[/quote]

Discordo de uma série de coisas.

  • Primeiro: falta mão de obra sim, especializada.
  • Segundo: as empresas não tem obrigação de qualificar a mão de obra, a sua ausência no mercado é por conseqüência do despreparo do país todo, que não investiu em tecnologia, ensino desde o sistema básico, etc e tal…

Quando as empresas fazem treinamento de qualificação total de um profissional geralmente é por puro desespero já que há uma necessidade tremenda e não há previsões pra que surjam bons caras. Pode ter certeza que falta de mão de obra especializada é um fator decisivo de empresas em investirem ou não no Brasil. Mais um motivo que leva muitas empresas a se instalarem em volta de grandes universidades públicas e treina-las desde o ínicio, vide o caça talentos da softex, em Campinas, eles recrutam uma cambada de gente, dão um treinamento de 6 meses ou 1 ano e depois estagiam esse pessoal nas empresas que compõem a softex. O cara sai de lá com 1 ano de treinamento e mais um bom tempo de estágio, antes mesmo de terminar a faculdade.
O que quero apontar nisso é o despreparo do país para atender essa necessidade de mão de obra especializada. Isso sem dúvida nenhuma é um entrave ao desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Quanto a sua reclamação de estagiário, passei pelo mesmo perrengue: não dava pra disputar uma vaga CLT pq ainda não tinha experiência nenhuma e não conseguia estágio de jeito nenhum, dei azar de monte, quebrei a cabeça um tempão até eu conseguir um estágio. Depois de mais algumas entrevistas e trabalhar um tempo descobri que eu não era nada bom nas entrevistas, passava muita insegurança (justamente por conta da inexperiência) o que acabava me barrando.
Felizmente já superei essa fase. Mas fazer o que, alguns se dão melhor, outros levam um pouco de mais tempo.

Muita gente tem a cultura que a empresa é que deve capacitar o profissional e pagar o salário considerado “digno” por ele, mas em qualquer país desenvolvido é o profissional que tem de correr atrás e é ele que tem de convencer as empresas do quanto vale, senão muda de empresa.

Tem uns anos fizeram uma pesquisa sobre o que a população acha que é o papel principal de uma empresa e a grande maioria respondeu “gerar emprego”. O lucro ficou em quarto lugar nas respostas, isso é crítico. Não sei se é por causa das correntes de esquerda no país, ou o que acontece, as pessoas tendem a ficar dependendo do governo, da empresa, das instituições, dos forums na internet, de tudo menos delas mesmas.

[quote=marcosalex]Muita gente tem a cultura que a empresa é que deve capacitar o profissional e pagar o salário considerado “digno” por ele, mas em qualquer país desenvolvido é o profissional que tem de correr atrás e é ele que tem de convencer as empresas do quanto vale, senão muda de empresa.

Tem uns anos fizeram uma pesquisa sobre o que a população acha que é o papel principal de uma empresa e a grande maioria respondeu “gerar emprego”. O lucro ficou em quarto lugar nas respostas, isso é crítico. Não sei se é por causa das correntes de esquerda no país, ou o que acontece, as pessoas tendem a ficar dependendo do governo, da empresa, das instituições, dos forums na internet, de tudo menos delas mesmas.[/quote]

Acho que deve ser assim cada um tem a sua “obrigação” se a empresa quer muita qualificação para seus profissionais, ela pode fornecer a capacitação necessária pagando um salário menor, ou ela exija que o profissional busque a sua capitação desde que ela forneça condições financeiras para ele buscar a qualificação necessária.

Não andianta os dois querem sair ganhando. Os dois lados tem que ceder. No final das contas todos saem bem na situação.

É verdade.

Noto que poucas pessoas “correm atraz” das oportunidades. Eu por exemplo, estudo, estudo pesquiso e tento me tornar útil.

É simples, se não sou bom, me torno bom. Se sou bom, ficarei melhor.

Um amigo meu vive querendo estágio, porêm não estuda, não corre atraz de estágio, fica com seus video games direto…

Tem bastante gente que vive no mundo da fantasia mesmo…

…Só falta eles quererem trabalhar com elfos e aprender a usar magia…

Se for o propósito de si mesma, é obvio que seria o $$$$$$$$$$$$. Se o propósito da empresa fosse gerar emprego, não iria ter tanta coisa automatizada.

Nenhuma empresa esta ai para caridade.

Elas geram desenvolvimento, empregos entre outros, mais o propósito dela é lucro e crescimento. No livro “o princepe de nicolal maquiavel”(não literalmente, “maskarar” que as empresas tem este propósito deixa o povo com mais vontade de trabalhar e faz o povo se apegar a seu local de trabalho. Ele diz (não litaralmente) para deixa-los na sua “terra encantada”.

É do ser humano.

Ninguém consegue o sucesso sozinho.

Por mais que você tenha inteligência e potêncial, você como desenvolvedor depende de:

1 Da sua familia ou quem cuide de você pelo menos até aprender a “se virar”

2 De quem faça o seu material de estudo

3 De quem faça o seu hardware

4 De quel faça o compilador, IDE, etc, etc, etc.

5 Do seu cliente. Do que adianta um software que ninguém usa?? Quem te pagará para você viver??

6 De quem produza, venda, alugue a sua casa, meio de transporte, agua, luz, internet, etc, etc, etc.

Não acho que falte profissionais. Mas faltam profissionais que atendam às exigências das empresas, sendo que o salário de algumas das vagas oferecidas não condizem com o know-how que o profissional tem.

Alguém ai disse que profissionais bons arrumam empregos bons e com remuneração igualmente boa. Nem sempre. Na sala que me formei havia um aluno que foi um dos top 10 melhores alunos da universidade. Programava muuuuuuuuuuuito, muuuuuuuuuuuito bem. Tinha raciocínio lógico fora do comum. Com certeza um exemplo a ser seguido porque o cara era muito bom mesmo. Sempre tirava as melhores notas etc etc etc.

Sabem o que ele faz hoje? Trabalha em um banco, porque as vagas que são oferecidas a ele na área de TI querem pagar uma micharia somente porque ele é recém formado.

Agora como eu disse, quanto a atender às exigências das empresas, digo que eu fui contratado dias atrás simplesmente porque atendi um requisito muito importante para o preenchimento da vaga, que era inglês fluente. Nem mesmo meu colega super-herói seria páreo para mim com todo o conhecimento e notas boas dele.

Algumas coisas aprendi nesses dias(loongos dias) que fiquei procurando emprego. Pode até demorar, mas a hora chega para todo mundo. O importante é:

1)não desistir - NUNCA!!!
2)se qualificar - mesmo que seja difícil/caro e demore um bom tempo
3)aprender inglês - e outras línguas se puder; MAS DEFINITIVAMENTE, APRENDA INGLÊS!!! - foi o que me salvou
4)tenha seus contatos - isso mesmo, QI é muuuuuito importante, às vezes essencial
5)tente se especializar em algo - mas ao mesmo tempo aprenda tudo, digo TUUUUDDOOOOO que aparecer na sua frente pois nem sempre aquela especialização servirá para o seu primeiro emprego. - Foi também o que aconteceu comigo. Java não servirá para nada, pelo menos por enquanto.

Com certeza tem muitas outras coisas importantes que o pessoal daqui do forum pode adicionar à esta lista, mas certamente com esses atributos acho impossível alguém não encontrar seu lugar ao sol (ou à sombra rsrs).

Conhecimento técnico (teórico e/ou prático) não é tudo. A pessoa precisa ter marketing pessoal também e saber vender seu peixe. Não posso falar de quem não conheço, mas talvez o seu conhecido não consiga sair bem em entrevistas ou em relacionamento pessoal. Conheci gente que era ótimo técnico, mas péssimo pra trabalhar em equipe.

Exato. Há casos e casos. Este não é o dele, pois ele já foi até promovido no banco onde trabalha. Sinal de que deve ser um bom profissional.

Mas como disse antes, algumas empresas não querem pagar pelos talentos que os profissionais têm, alegando falta de experiência e diversas outros motivos e certamente muitos não tem sequer oportunidade de entrar na área de TI e mostrar se são bons ou não.

Se as empresas de TI alegam tanto que falta mão de obra, o futuro delas parece sombrio. Tenho certeza que qualquer montadora de automóveis que vislumbrasse um futuro tão tenebroso tomaria a iniciativa de não deixar faltar profissionais bons no mercado, abrindo mais oportunidades de estágio e trainee e auxiliando a capacitação de seus futuros profissionais. Mas é obvio, somente empresas boas fazem isso. Empresas de “cultura fundo de quintal” não fazem isso.

Concordo plenamente com os dois ultimos comentários.

Tem cara que é MUITO bom tecnicamente mas que não consegue nem falar.
Conheci 3 desses na empresa que trabalhei anteriormente. Os caras eram absurdamente bons, viravam noite, ficavam até tarde, realmente davam o sangue e mais um pouco. Um dia acidentalmente eu descobri o salário de um deles. E era tipo…30% menor que o meu, sendo que já fazia 5 anos que o cara trabalhava lá e eu tinha acabado de entrar(e minha experiência na área é de 3 anos).

É complicado…ou o cara se contenta com pouco, ou não sabe pedir mais ou não tem noção de quanto ele vale.

Eu particularmente sei me vender bem, e consigo coisas que muitos “melhores” do que eu não conseguem. Não adianta só ser bom.

em breve o brasil vai virar a nova india… dai vcs codificaram por mero pratos de comida…

[quote=Gabriel]Concordo plenamente com os dois ultimos comentários.

Tem cara que é MUITO bom tecnicamente mas que não consegue nem falar.
Conheci 3 desses na empresa que trabalhei anteriormente. Os caras eram absurdamente bons, viravam noite, ficavam até tarde, realmente davam o sangue e mais um pouco. Um dia acidentalmente eu descobri o salário de um deles. E era tipo…30% menor que o meu, sendo que já fazia 5 anos que o cara trabalhava lá e eu tinha acabado de entrar(e minha experiência na área é de 3 anos).

É complicado…ou o cara se contenta com pouco, ou não sabe pedir mais ou não tem noção de quanto ele vale.

Eu particularmente sei me vender bem, e consigo coisas que muitos “melhores” do que eu não conseguem. Não adianta só ser bom.[/quote]

Sobre a parte do “não tem noção do quanto ele vale”, por acaso você falou dessa situação e deu uma noção para ele?

[quote=Bruno Laturner][quote=Gabriel]Concordo plenamente com os dois ultimos comentários.

Tem cara que é MUITO bom tecnicamente mas que não consegue nem falar.
Conheci 3 desses na empresa que trabalhei anteriormente. Os caras eram absurdamente bons, viravam noite, ficavam até tarde, realmente davam o sangue e mais um pouco. Um dia acidentalmente eu descobri o salário de um deles. E era tipo…30% menor que o meu, sendo que já fazia 5 anos que o cara trabalhava lá e eu tinha acabado de entrar(e minha experiência na área é de 3 anos).

É complicado…ou o cara se contenta com pouco, ou não sabe pedir mais ou não tem noção de quanto ele vale.

Eu particularmente sei me vender bem, e consigo coisas que muitos “melhores” do que eu não conseguem. Não adianta só ser bom.[/quote]

Sobre a parte do “não tem noção do quanto ele vale”, por acaso você falou dessa situação e deu uma noção para ele?[/quote]

concordo… seria uma atitude nobre de sua parte se fizer isto…

[quote=Bruno Laturner][quote=Gabriel]Concordo plenamente com os dois ultimos comentários.

Tem cara que é MUITO bom tecnicamente mas que não consegue nem falar.
Conheci 3 desses na empresa que trabalhei anteriormente. Os caras eram absurdamente bons, viravam noite, ficavam até tarde, realmente davam o sangue e mais um pouco. Um dia acidentalmente eu descobri o salário de um deles. E era tipo…30% menor que o meu, sendo que já fazia 5 anos que o cara trabalhava lá e eu tinha acabado de entrar(e minha experiência na área é de 3 anos).

É complicado…ou o cara se contenta com pouco, ou não sabe pedir mais ou não tem noção de quanto ele vale.

Eu particularmente sei me vender bem, e consigo coisas que muitos “melhores” do que eu não conseguem. Não adianta só ser bom.[/quote]

Sobre a parte do “não tem noção do quanto ele vale”, por acaso você falou dessa situação e deu uma noção para ele?[/quote]

Então, eu tentei falar com ele sobre isso fingindo não saber o quanto ele ganhava.
Perguntei quanto tempo ele tinha de experiência, disse que provavelmente ele ganhava menos do que merecia porque a empresa pagava mal…mas ele não me deu muita atenção, disse que gostava de lá.

Bom, às vezes o cara tem noção já mas se acomodou na empresa né?
Não sei, só sei que não dá pra ajudar quem não quer ser ajudado.

Eu vejo justamente o contrário: gradualmente as empresas estão melhorando a oferta e com a falta de profissionais os desenvolvedores têm mais força pra negociar salário e condições de trabalho.

Só que o país é desigual, tem áreas que ainda está ruim. Daí ou a pessoa muda de lugar ou muda de área ou então se conforma mesmo…

Eu vejo justamente o contrário: gradualmente as empresas estão melhorando a oferta e com a falta de profissionais os desenvolvedores têm mais força pra negociar salário e condições de trabalho.

Só que o país é desigual, tem áreas que ainda está ruim. Daí ou a pessoa muda de lugar ou muda de área ou então se conforma mesmo…[/quote]

Em que pais vc mora? pois pelo q vc diz o brasil que não e… pois neste pais em qualquer esquina vc acha milhoes de programadores… se vc balançar uma arvore cai milhares de programadores… cientistas e engenheiros tem muito pouco… porem programadores esta cheio… e pq as empresas vão pagar um cientista ou um engenheiro se podem pegar um qualquer ai na esquina e pagar 10% do valor? isto que esta fodendo com nos cientistas e engenheiros…
a falta da regulamentação da profissão esta ferrando com o mercado de TI… e logo todos nos vamos programar por um prato de comida… antigamente se ganhava bem
na area… agora vc ganha pouco… e a tendencia no futuro com a prostituição da area será tranformar o brasil na nova india… na india foi assim… agora e a vez de nos brasileiros…

Acho que já te respondi isso em pelo menos três tópicos, mas vamos lá: onde trabalho e trabalhei, sempre falta profissionais e a média de salário na minha cidade e nas cidades onde prestei serviço a média salarial está aumentando. Não que alguém esteje ficando rico e ganhando bem, mas vem subindo gradualmente, já que muitas empresas não conseguem contratar profissional pelo preço que pagavam.

E, como já disse em outras vezes pra você, se na sua cidade não estão pagando bem, mude de cidade, de área ou encontre um nicho que seja mais valorizado na sua região.