Realmente falta mão de obra?

[quote=marcosalex][quote=luistiagos]
Em que pais vc mora? pois pelo q vc diz o brasil que não e… pois neste pais em qualquer esquina vc acha milhoes de programadores… se vc balançar uma arvore cai milhares de programadores… cientistas e engenheiros tem muito pouco… porem programadores esta cheio… e pq as empresas vão pagar um cientista ou um engenheiro se podem pegar um qualquer ai na esquina e pagar 10% do valor? isto que esta fodendo com nos cientistas e engenheiros…
[/quote]

Acho que já te respondi isso em pelo menos três tópicos, mas vamos lá: onde trabalho e trabalhei, sempre falta profissionais e a média de salário na minha cidade e nas cidades onde prestei serviço a média salarial está aumentando. Não que alguém esteje ficando rico e ganhando bem, mas vem subindo gradualmente, já que muitas empresas não conseguem contratar profissional pelo preço que pagavam.

E, como já disse em outras vezes pra você, se na sua cidade não estão pagando bem, mude de cidade, de área ou encontre um nicho que seja mais valorizado na sua região.
[/quote]

Como ja disse pra vc… o brasil nao se resume a SP… se quer ver como esta a area tem que pegar todo o pais e todas as empresas e profissionais (ou uma boa amostra)
e analisar… se fizer esta analise vc vai ver que a coisa ta feia… em sentido nacional… não e pq vc ganha bem e esta em uma ótima situação de vida e sua empresa precisa de profissionais que esta regra se aplica em sentido nacional… se sua empresa não acha profissionais qualificados ai em SP que olhe para fora de SP… pois como ja disse como muitos aqui pensam o Brasil não é São Paulo… SP só é um estado nos inumeros estados brasileiros… e a coisa não ta mil maravilhas ai em SP… conheço desenvolvedor desempregado que mora ai em SP… se pra vc a coisa é ótima que bom… fico feliz por vc… mas isto não significa que a coisa esta ótima para todos…
e mesmo que o salario dai seja 10x o daqui não se pode esquecer o fato que o custo de vida ai é tmb 10x o daqui sem falar em transito caótico, falta de segurança e poluição… para mim 20min de transito acabam com o meu dia… imagina então 2hrs de transito… :evil:

[quote=luistiagos]
e mesmo que o salario dai seja 10x o daqui não se pode esquecer o fato que o custo de vida ai é tmb 10x o daqui sem falar em transito caótico, falta de segurança e poluição… para mim 20min de transito acabam com o meu dia… imagina então 2hrs de transito… :evil: [/quote]

Ué, nada mais normal cara. Se você quer morar numa cidade perfeita, sem crime, poluição, grande e barata, vai ficar só na vontade, porque todas as cidades tem prós e contras, inclusive as melhores do mundo.

[quote=Leozin][quote=luistiagos]
e mesmo que o salario dai seja 10x o daqui não se pode esquecer o fato que o custo de vida ai é tmb 10x o daqui sem falar em transito caótico, falta de segurança e poluição… para mim 20min de transito acabam com o meu dia… imagina então 2hrs de transito… :evil: [/quote]

Ué, nada mais normal cara. Se você quer morar numa cidade perfeita, sem crime, poluição, grande e barata, vai ficar só na vontade, porque todas as cidades tem prós e contras, inclusive as melhores do mundo.[/quote]

Talvez… mas bem menos do que as cidades aqui do brasil…

O pessoal gosta de vir aqui pra ficar chorando por causa do salário, do mercado de trabalho, da área, da vida, etc…

Mas o que estão fazendo pra mudar isso?

O salário tá ruim? Você tem qualificação? Procura outro emprego.
Ah, mas na sua cidade pagam mal? Procura em outra cidade próxima.
Ah, mas no seu estado pagam mal? Muda de estado!
É óbvio que não é fácil mudar assim, mas fazer o que se o destino quis assim.

Algumas regiões pagam menos mesmo. Mas e os profissionais de outras áreas, que também residem nessa região? Provavelmente também ganham menos, comparando com os grandes centros.
E como alguns dizem, em SP o salário é alto, mas o custo de vida também é alto. Então, o “líquido” no final do mês não é tão superior.

Trabalho em SP(capital), mas moro no interior, e perco 1h e meia por dia no fretado, pra chegar no trabalho. E mais 1h e meia pra voltar.
Tinha um emprego estável na minha cidade, há 10min de casa. Mas, queria algo melhor pra minha carreira.
Claro que não gosto dessa vida, mas vivemos numa cultura capitalista, e abro mão de um pouco de qualidade de vida por um salário melhor.

É preciso correr mais atrás das coisas. Sem um pouco de sacrifício, não se consegue nada.

Vamos admitir… isto que ele disse faz sentido.

flws

[quote=jdeveloper]
O salário tá ruim? Você tem qualificação? Procura outro emprego.
Ah, mas na sua cidade pagam mal? Procura em outra cidade próxima.
Ah, mas no seu estado pagam mal? Muda de estado!
É óbvio que não é fácil mudar assim, mas fazer o que se o destino quis assim.
É preciso correr mais atrás das coisas. Sem um pouco de sacrifício, não se consegue nada.[/quote]

hehe
Concordo.

E eu não moro em São Paulo, moro em Minas Gerais, mas trabalhei em uma empresa que prestava serviço pra vários estados, inclusive região Norte e Nordeste, que são historicamente precárias. E em vários estados a opinião das empresas E dos desenvolvedores bate com a minha, apesar de ter excessões (Vitória - ES é uma que o salário na nossa área está ruim e piorando).

Sobre você, já te disse o mesmo que o jdeveloper está dizendo, não vou repetir. hehehehehe

Eu vejo justamente o contrário: gradualmente as empresas estão melhorando a oferta e com a falta de profissionais os desenvolvedores têm mais força pra negociar salário e condições de trabalho.

Só que o país é desigual, tem áreas que ainda está ruim. Daí ou a pessoa muda de lugar ou muda de área ou então se conforma mesmo…[/quote]

Em que pais vc mora? pois pelo q vc diz o brasil que não e… pois neste pais em qualquer esquina vc acha milhoes de programadores… se vc balançar uma arvore cai milhares de programadores… cientistas e engenheiros tem muito pouco… porem programadores esta cheio… e pq as empresas vão pagar um cientista ou um engenheiro se podem pegar um qualquer ai na esquina e pagar 10% do valor? isto que esta fodendo com nos cientistas e engenheiros…
a falta da regulamentação da profissão esta ferrando com o mercado de TI… e logo todos nos vamos programar por um prato de comida… antigamente se ganhava bem
na area… agora vc ganha pouco… e a tendencia no futuro com a prostituição da area será tranformar o brasil na nova india… na india foi assim… agora e a vez de nos brasileiros… [/quote]

Eu ainda sou estudante, mais o Brasil pelo que conheço não esta assim…

A concorrencia dos vestibulares de engenharia e a quantidade de faculdades que fornecem estes cursos são maiores.

Um amigo meu já trabalhou na área de enfermagem e agora trabalha em TI.

Se acha difícil achar um emprego na área de TI, segundo meu amigo seria 10X mais em enfermagem…

E se no Brasil, estiver nestas condições, me mudo para qualquer lugar(obvio que melhor), dane-se se a cultura seia completamente outra, estarei fazendo um favor a humanidade fazendo isto.

Na Alemanha por exemplo, eles contratam estrangeiros e te dão cursos de alemão para você ir para, outros países também tem muita vaga para pouco proficional.

[quote=marcosalex][quote=luistiagos]
Em que pais vc mora? pois pelo q vc diz o brasil que não e… pois neste pais em qualquer esquina vc acha milhoes de programadores… se vc balançar uma arvore cai milhares de programadores… cientistas e engenheiros tem muito pouco… porem programadores esta cheio… e pq as empresas vão pagar um cientista ou um engenheiro se podem pegar um qualquer ai na esquina e pagar 10% do valor? isto que esta fodendo com nos cientistas e engenheiros…
[/quote]

Acho que já te respondi isso em pelo menos três tópicos, mas vamos lá: onde trabalho e trabalhei, sempre falta profissionais e a média de salário na minha cidade e nas cidades onde prestei serviço a média salarial está aumentando. Não que alguém esteje ficando rico e ganhando bem, mas vem subindo gradualmente, já que muitas empresas não conseguem contratar profissional pelo preço que pagavam.

E, como já disse em outras vezes pra você, se na sua cidade não estão pagando bem, mude de cidade, de área ou encontre um nicho que seja mais valorizado na sua região.
[/quote]

Na minha cidade, que fica bem longe da sua pelo visto, está acontecendo exatamente a mesma coisa. O salário não é dos melhores, mas está subindo. E aqui tambem, falta muita mão de obra.

Eu vejo justamente o contrário: gradualmente as empresas estão melhorando a oferta e com a falta de profissionais os desenvolvedores têm mais força pra negociar salário e condições de trabalho.

Só que o país é desigual, tem áreas que ainda está ruim. Daí ou a pessoa muda de lugar ou muda de área ou então se conforma mesmo…[/quote]

Em que pais vc mora? pois pelo q vc diz o brasil que não e… pois neste pais em qualquer esquina vc acha milhoes de programadores… se vc balançar uma arvore cai milhares de programadores… cientistas e engenheiros tem muito pouco… porem programadores esta cheio… e pq as empresas vão pagar um cientista ou um engenheiro se podem pegar um qualquer ai na esquina e pagar 10% do valor? isto que esta fodendo com nos cientistas e engenheiros…
a falta da regulamentação da profissão esta ferrando com o mercado de TI… e logo todos nos vamos programar por um prato de comida… antigamente se ganhava bem
na area… agora vc ganha pouco… e a tendencia no futuro com a prostituição da area será tranformar o brasil na nova india… na india foi assim… agora e a vez de nos brasileiros… [/quote]

Eu ainda sou estudante, mais o Brasil pelo que conheço não esta assim…

A concorrencia dos vestibulares de engenharia e a quantidade de faculdades que fornecem estes cursos são maiores.

Um amigo meu já trabalhou na área de enfermagem e agora trabalha em TI.

Se acha difícil achar um emprego na área de TI, segundo meu amigo seria 10X mais em enfermagem…

E se no Brasil, estiver nestas condições, me mudo para qualquer lugar(obvio que melhor), dane-se se a cultura seia completamente outra, estarei fazendo um favor a humanidade fazendo isto.

Na Alemanha por exemplo, eles contratam estrangeiros e te dão cursos de alemão para você ir para, outros países também tem muita vaga para pouco proficional.[/quote]

Se você pegar um onibus lotado, vamos supor 40 passageiros, vai ter 4 programadores ali…

[quote=LucasAdri07][quote=DarthVictor]
Eu ainda sou estudante, mais o Brasil pelo que conheço não esta assim…

A concorrencia dos vestibulares de engenharia e a quantidade de faculdades que fornecem estes cursos são maiores.

Um amigo meu já trabalhou na área de enfermagem e agora trabalha em TI.

Se acha difícil achar um emprego na área de TI, segundo meu amigo seria 10X mais em enfermagem…

E se no Brasil, estiver nestas condições, me mudo para qualquer lugar(obvio que melhor), dane-se se a cultura seia completamente outra, estarei fazendo um favor a humanidade fazendo isto.

Na Alemanha por exemplo, eles contratam estrangeiros e te dão cursos de alemão para você ir para, outros países também tem muita vaga para pouco proficional.[/quote]

Se você pegar um onibus lotado, vamos supor 40 passageiros, vai ter 4 programadores ali…[/quote]

E provavelmente os quatro estão empregados. E dependendo da cidade que você pegar o ônibus, se forem entrevistados vão dizer que mudaram de serviço pra um que pagasse um pouco melhor devido à falta de profissional.

Ola pessoal da uma lida neste post…

http://infoblogs.com.br/frame/goframe.action?contentId=213617

Bem,

Eu moro em salvador, sou desenvolvedor java profissionalmente a um ano e meio, estava trabalhando em uma empresa onde iniciei no programa de estagio, fui contratado fiquei lá quase um ano como JR e estava ganhando bem abaixo do mercado, no momento em que achei que devia ganhar mais fiz uma entrevista em outra empresa e sai ganhando 40% a mais. Eu acho que cada caso é um caso, aqui em salvador o mercado não é tão bom, mas comparando com o resto do nordeste os salários são consideraveis. Eu pessoalmente me mudo para qualquer estado se for rentavel pra mim.

[quote=luciano@@]Bem,

Eu moro em salvador, sou desenvolvedor java profissionalmente a um ano e meio, estava trabalhando em uma empresa onde iniciei no programa de estagio, fui contratado fiquei lá quase um ano como JR e estava ganhando bem abaixo do mercado, no momento em que achei que devia ganhar mais fiz uma entrevista em outra empresa e sai ganhando 40% a mais. Eu acho que cada caso é um caso, aqui em salvador o mercado não é tão bom, mas comparando com o resto do nordeste os salários são consideraveis. Eu pessoalmente me mudo para qualquer estado se for rentavel pra mim.[/quote]

Você agiu certo e é assim que se valoriza profissionalmente.

Uma opção pra quem acha que o mercado esta ruim é montar a própria empresa, não acho que a única alternativa de trabalho com TI seja trabalhar “pros outros”, afinal, quem trabalha pra ele mesmo geralmente ganha mais.

[]s

Eu já pensei em montar empresa, mas não tenho muito feeling com o negócio de adm em si, portanto acho que eu ia me dar mal em gerenciar os recursos.

Então vou aguardar um pouco mais até encontrar parceiros que tenham mais interesse nas areas adm/jurídico/contabil

isto e bem facil de ver… acessem www.netcarreiras.com
e façam uma pesquisa salarial digitando java nos filtros e colocando o salario acima de 4k… vcs vão ver qtos aparecem… qse nenhum…

depois façam o mesmo no infojobs e na catho… verão a mesma coisa… mesmo em SP q tem os maiores salarios do brasil a coisa ta feia… a coisa so nao ta feia pra meia duzia deste forum que custumam falar que a coisa esta boa… que bom que a coisa esta boa para eles…
mas pro resto ou a maioria… a realidade e bem diferente…

[quote=Luiz Aguiar]Uma opção pra quem acha que o mercado esta ruim é montar a própria empresa, não acho que a única alternativa de trabalho com TI seja trabalhar “pros outros”, afinal, quem trabalha pra ele mesmo geralmente ganha mais.

[]s[/quote]

concordo… mas para grande maioria a 2 coisas complexas nisto… a primeira e ter grana para isto… a segunda e ter jogo de cintura em vender seu produto e arrumar clientes… (geralmente quem trabalha com TI não é muito experiente em vendas…)

Cara

aqui em salvador tem salários horriveis comparado a outros estados e mesmo assim eu já vi vaga para dba pagando 6k, então como eu disse é só procurar. Eu ainda não tenho nenhuma certificação o que eu ganho estou achando compativel com meu conhecimento. Agora se você tem certificação você tem mais é que se negar a trabalhar pelo que esses caras pagam.

[quote=luciano@@]Cara

aqui em salvador tem salários horriveis comparado a outros estados e mesmo assim eu já vi vaga para dba pagando 6k, então como eu disse é só procurar. Eu ainda não tenho nenhuma certificação o que eu ganho estou achando compativel com meu conhecimento. Agora se você tem certificação você tem mais é que se negar a trabalhar pelo que esses caras pagam.[/quote]

Na teoria porque na prática certificação não aumenta salário de ninguém.

Só conheço 3 certificados

2 SCJP - 1 empregado e outro desempregado
1 SCEA - SCJP - SCWCD - CFPS - Empregado e ganhando muito acima do mercado