Realmente falta pessoas qualificadas ou o mercado está exigindo demais?

Olá amigos, só pra por um pouco de fogo na fogueira, eis que ontem vendo Bom Dia Brasil, e pela N-nésima vez, uma reportagem sobre a área de TI. Eis que fala que tem milhares de empresas a procura de funcionários, porém não acha funcionáios qualificados para exercer, e estão enchendo a boca falando que no Brasil falta profissional qualificado e tals… Aí, abre a telinha e fala quanto ganha um profissional, R$2000,00.

Para mim, é um valor ridículo, miséria. Como uma empresa do RS, RJ ou SP, quer capitar profissionais no Brasil, oferecendo esta miséria de salário?

Então o que vocês acham, realmente falta profissional capacitado, ou as empresas querem muita capacitação pagando menos? conseqüentemente profissional capacitado não vai pra empresa ganhar 2 mil!

Ah… ia esquecendo… uma das “posições nas diversas entrevistas” é a de programador… dizem que falta qualificação… mas oferencendo 1,5K - 2K? Realmente vai falar é profissional lá…

[]s

Cara, eu não sei em SP, mas em BSB o que eu vejo é o seguinte:

1. Cargos realmente não ocupados: Gerentes de projeto. Conhecimento exigido: Todos os frameworks possiveis, e o ****** a quatro. Ganhando coisa de 6 paus por mês. E sempre exigem superior. A não ser que voce tenha QI.
  2. Cargos que estão tendo grande concorrencia: Programador. Há no minimo umas 50 pessoas por vaga aqui. (Sem exageros, só ver em sites de contratação). Quem leva são os que foram demitidos da Politec há pouco tempo (ha 4 meses + ou - a politec mandou 900 pra rua).

Bem, é isso. :slight_smile:

Depende…
Na minha opinião… existem empresas que exigem que os funcionários sejam de alta qualificação e oferecem uma miséria por isso… acontece muito em cidades maiores, capitais onde existe mão de obra…

Mas tem o outro lado… Em cidades menores falta gente… mas por incrível que pareça… em vez de o salário aumentar para os poucos que existem no ramo…diminui…fica pior…
Resultado… A maioria dos programadores acabam indo embora pra capitais ou exterior… mesmo ganhando pouco…pelo menos ganham mais que se continuasse ali na cidade de origem… e muitas empresas acabam quebrando…ou pelo menos mudando o foco do negócio…

"

[quote=marcosalex]Até uns 5 anos atrás, achava-se profissionais qualificados por essa faixa de salário, até menos. Tinha muita gente desempregada. Felizmente, como o mercado deu uma melhorada, os bons profissionais estão quase todos empregados e ganhando mais que isso. As empresas que precisam de gente tem duas opçoes: ou contratam alguém com menos qualificação para “formar” o cara, ou cobrem a oferta.

Só que o país é muito desigual, tem cidades que o mercado ainda está ruim, outras falta gente em tudo que é área. Onde moro as empresas estão perdendo contrato por falta de engenheiros, analistas de sistemas e uma série de outras profissões. Pra você ter uma idéia, a empresa de um amigo meu precisava de 15 analistas em Java e teve de fechar contrato com uma empresa da Bahia de recrutamento pra “importar” os profissionais de lá![/quote]

De onde vc é? qual empresa?
Emprego…

Acho que o título correto é: “Realmente faltam pessoas qualificadas ou o mercado está exigindo demais?”
:lol:

bom realmente falta profissional qualificado, ate pq qualificação custa caro, e um ponto importante que a empresa ressalta nao é apenas a qualificacao tecnica como antes quem soubesse entender a tela azul do windows era qualificado hoje vai alem disso, qualificado é saber alem da tela azul do windows, é ter outras qualificacoes como entender da camada de negocio, é saber outro idioma nao apenas para leitura/escrita e sim para comunicacao etc… esses sao alguns pontos, a empresa hoje nao quer contratar apenas um desenvolvedor ela quer um desenvolvedor - analista de sistema(se possivel com capacidade de entender a area de negocio) e um tradutor de uma segunda lingua. Eu lembro que no passado as empresas tinha uma pessoa que falava fluente um idioma e que essa pessoa que ficava traduzindo para os desenvolvedores todo relacionamento com o cliente, hoje isso mudou a empresa que agilidade o proprio analista tem que saber o idioma…

Ai vcs perguntam mas pagam pouco… bom as empresas que buscam profissionais assim elas estao dispostas a pagar o preço que vc negociar pq ela sabe mas cedo ou mas tarde outra empresa descobre vc e ai eh um abraço… o maior problema no salario está no profissional de T.I que nao sabe dizer quanto vale seu conhecimento. Ai ja entra a capacidade de negociar quem for bom de negocio, manda ver com essa galera de RH senao, vai tomar pau direto se pegar uma pessoa de RH capacitada na area de negociar, e empresas grandes dao curso constantemente para a galera de RH para aprender a negociar no ato da contratacao (fazemos isso aqui na empresa apesar de ser uma de medio porte mas a recomendacao é do proprio diretor comercial).

Enfim galera qualificacao custa caro muito caro, entao significa que nao está acessivel a todos…

No titulo do topico acho que vc quis dizer “qualificadas”. =)

Bem eu nao sei, no ultimo lugar que eu trabalhei em SP nao tinha um no departamento que se salvava. So vinha merda atras de merda. Era um copy-and-paste de codigo animal. Bando de gente desqualificada mas que estavam la ocupando as vagas.

Acho que tem bastante gente pra preencher as vagas em SP o problema (eu acho) eh, sempre exigem experiencia dos profissionais entao as empresas acabam perdendo uma grande parte dos profissionais que estao saindo das universidades, mas ai tb tem um outro problema que nego que ta saindo da faculdade agora nao sabe P* nenhuma, o ensino no Brasil eh uma porcaria, independente de ser universidade publica ou particular.
Mas por outro lado pode ser que nao tenha pessoas qualificadas porque as vezes eles colocam nos anuncios aquela lista interminavel de coisas que vc tem que ter experiencia… fora experiencia minima de X anos, ingles, etc. Se vc analisas de todos os profissionais no Brasil que tem tudo isso, pode ser que falte profissional.

[quote=windsofhell]No titulo do topico acho que vc quis dizer “qualificadas”. =)
[/quote]

hehe… realmente, alterei lá o titulo… :oops:

Bom, sei que hoje empresas querem muito, e além do técnico… o problema é tentar jogar a culpa no país, nas pessoas por falta de qualificação, sendo que elas mesmo (as empresas) não valorizam o profissional. Pow, vamos em Java, pra ver os que os caras pedem, certificação X, Y, Z, mas framework W, A, Z… pow se colocar no papel, precisa de no mínimo uns 3 anos de salários que as empresas oferecem só pra pagar as certificações… então por aí a gente ve…

Acredito que realmente pode estar faltando profissionais qualificados, porém a situação que estamos hoje, também é culpa das empresas, pois como os amigos colocaram aqui, elas pagam muito pouco pelo que exigem, com isso profissionais estão saindo, principalmente do Brasil, e me incluo nessa parcela… :wink:

[]s

na minha opinião,

as empresas necessitam de pessoas qualificadas porque a cada dia você tem aplicações mais robustas, mais complexas, isso exige conhecimento. E de fato, não são todos que conseguem acompanhar o ritmo frenético de novidades da área de Ti. E como o colega disse acima, se qualificar custa caro, e como também foi dito, as empresas querem pagar uma miséria, com isso, entramos em um loop infinito. Enquanto as empresas não aumentarem os salários ou diminuirem as exigências, teremos um défcit de pessoas em nossa área.

vlw

Sim, faltam profissionais qualificados e que aceitem um salário de malabare de semáforo. Por outro lado existem dezenas de faculdades tecnológicas com cursos da área de IT jogando milhares de profissionais no mercado todos os anos.

OFF: Cara, não exagera. Vai jogar malabares no sinal e vê se você tira a grana que tira programando. Um programador em comparação com a média salarial do brasileiro tem um salário razoável. Agora se a questão é ser mau-pago, olhe por novas oportunidades.

Faculdades tecnológicas eu acho que são bem interessantes sim. E não adianta, o cara sai uma merda se nao quiser estudar. Então esse ponto não faz tanta diferença, eu por exemplo quero fazer tecnológica de desenvolvimetno de sistemas, fiz um pouco de engenharia de computação mas vi que o que quero mesmo é essa faculdade. Eu acho que faculdade tecnológica é até boa pois foca um pouco mais.

Voltando ao tópico: o problema que eu tô vendo ao menos em BSB é que quase não há vagas pra Java no entanto pra PHP e .NET tem MUITA. A galera tá pegando bonito em .NET.

Fausto, aí entra outra questão: - quem disse que essas mesmas faculdades (que ficam em greve vira e mexe por períodos de até 6 meses) são qualificadas para tal?

São exatamente esses manés recém formados que puxam nossos salários para baixo pois aceitam esses salários de malabares para a felicidade das empresas miseráveis que nos contratam …

[quote=titanius]
Então o que vocês acham, realmente falta profissional capacitado, ou as empresas querem muita capacitação pagando menos? conseqüentemente profissional capacitado não vai pra empresa ganhar 2 mil!
[]s[/quote]

Sim, falta profissional capacitado. E sim, empresas querem muita capacitação pagando menos.

No primeiro é simplesmente porque tem muito projeto de TI e o sistema de educação não forma gente o suficiente para atender essa demanda. Já no segundo é a básica lei da oferta/procura. Enquanto tiver gente qualificada aceitando trabalhar por migalha, as empresas vão continuar tentando contratar por migalha.

A solução é simples: sabendo que não falta vaga por aí, se você se considera qualificado e acredita que merece ganhar mais, simplesmente não aceite trabalhar por menos. Se mude para outra cidade se achar que onde você está seu trabalho não é valorizado. Inevitavelmente as empresas terão que desembolsar mais dinheiro para atrair alguém como você. Tanto que tem muita gente de TI ganhando bem porque a empresa sabe valorizar um cara bom.

Aos poucos as empresas estão sacando o que já se sabe há anos:

“Fato 2: Os melhores programadores são até 28 vezes melhores que os piores programadores”

A diferença é que dificilmente uma empresa terá que desembolsar 28 vezes o salário de um programador ruim para ter um dos bons. :wink:

OFF: Cara, não exagera. Vai jogar malabares no sinal e vê se você tira a grana que tira programando. Um programador em comparação com a média salarial do brasileiro tem um salário razoável. Agora se a questão é ser mau-pago, olhe por novas oportunidades.

Faculdades tecnológicas eu acho que são bem interessantes sim. E não adianta, o cara sai uma merda se nao quiser estudar. Então esse ponto não faz tanta diferença, eu por exemplo quero fazer tecnológica de desenvolvimetno de sistemas, fiz um pouco de engenharia de computação mas vi que o que quero mesmo é essa faculdade. Eu acho que faculdade tecnológica é até boa pois foca um pouco mais.

Voltando ao tópico: o problema que eu tô vendo ao menos em BSB é que quase não há vagas pra Java no entanto pra PHP e .NET tem MUITA. A galera tá pegando bonito em .NET. [/quote]

Não fiz crítica nenhuma a faculdades tecnológicas, inclusive me formei em uma. Além disto não disse que EU sou mal pago. Se você acha que o argumento que a média do salário é bom para um país de terceiro mundo, por mim tudo bem. Eu sou da opinião que o salário deve ser compatível com a qualificação/experiência do profissional, e ai que custuma estar o problema.

[quote=titanius]Olá amigos, só pra por um pouco de fogo na fogueira, eis que ontem vendo Bom Dia Brasil, e pela N-nésima vez, uma reportagem sobre a área de TI. Eis que fala que tem milhares de empresas a procura de funcionários, porém não acha funcionáios qualificados para exercer, e estão enchendo a boca falando que no Brasil falta profissional qualificado e tals… Aí, abre a telinha e fala quanto ganha um profissional, R$2000,00.

Para mim, é um valor ridículo, miséria. Como uma empresa do RS, RJ ou SP, quer capitar profissionais no Brasil, oferecendo esta miséria de salário?

Ah… ia esquecendo… uma das “posições nas diversas entrevistas” é a de programador… dizem que falta qualificação… mas oferencendo 1,5K - 2K? Realmente vai falar é profissional lá…

[/quote]

Ora ai está o verdadeiro problema que a imprensa nunca vai mostrar.
Existem dois problemas : 1) os programadores sim são fracamente qualificados porque as faculdades os qualificam mal.
Quantos topicos são abertos no GUJ sobre coisas que dizem vir da faculdade e são completamente irreais para o mercado ?
Mas… embora não largamente qualificados tem que ser dada a chance de aprender.
2) As empreas e sobretudo os RH não sabem o que é Java. Não sabem o que significam todos aqueles nomes, não sabem avaliar porcaria nenhuma relacionado a tecnologia. E pasme-se, a primeira coisas que eles fazem é descartar seu curriculo se não contiver as palavras máquicas que eles procuram O cara quer : “struts , HTML, JDBC” o curriculo tem “construi o XPTO Framework” ( que é um framewrok web) ai como as palavras não batem o RH descarta o cara sendo que ele não apenas entenderia struts ele entenderia tanto como os caras que o criaram pois passou pelos menos problemas criando o seu. Ou um exemlo mais simples o curriculo tem “struts , HTML” e não tem JDBC: é descartado.
Por outro lado o cara que sabe realmente de tudo isso vai pedir um valor superior ao oferecido. O que é normal. Ai a empresa não contrata. Ai ela prefere contrarar 3 estagiários pelo preço de um programador que saiba o que interessa. Os estagiários sem preparação por causa de (1) entram e fazem um sistema meia bouca que funciona mas é completamente mais desenhado.
Ai quando o sitema cai ou @#@#$ a empresa a culpa é dos estagiários que não se esforçaram para aprender. É uma piada de mau gosto.

Deixem as empresas penar no deserto. Não aceitem o valor menor que o merecido. Elas terão que se dobrar à lei da oferta-procura. Querem pessoas qualificadas ,aumentem as ofertas !

[quote=fausto]
Não fiz crítica nenhuma a faculdades tecnológicas, inclusive me formei em uma. Além disto não disse que EU sou mal pago. Se você acha que o argumento que a média do salário é bom para um país de terceiro mundo, por mim tudo bem. Eu sou da opinião que o salário deve ser compatível com a qualificação/experiência do profissional, e ai que custuma estar o problema.[/quote]

terceiro mundo afff…

Sim. Falta pessoas qualificadas.

Posso citar eu mesmo como exemplo. Há 4 anos atras eu “pensava” saber Java, desenvolver… não sabia era nada.
Hoje olho pra tras e tenho vergonha de algumas coisas que fiz. E posso dizer que hoje faço muito melhor.

Continuo sabendo pouco. A diferença é que agora, que domino o framework com o qual trabalho e ja uso um padrao há algum tempo, tenho PRODUTIVIDADE.

Eu creio que é uma conjunção de fatores:
Primeiro: as empresas estão mal acostumadas a contratar gente por mixaria e achar que estão fazendo um favor em contratar vc. O negócio não anda assim, pois na verdade tem que ser um processo ganha-ganha e não empresa ganha e o funcionário se fu…;
Letra B: devido aos maus salários muita gente com potencial não consegue se qualificar como queria (seja fazer curso ou até ter um computador decente + boa conexão na Internet para estudar por conta mesmo);
Três: outra coisa que as empresas precisam aprender é que a plataforma Java é grande, centenas de frameworks, dificilmente irão conseguir um profissional que saiba tudo de tudo, ainda mais pagando pouco.

Recentemente passei por um processo de seleção, foram 20 dias de 5 entrevistas, 3 testes, e dezenas de formulários e cadastros preenchidos para no final (mesmo tendo informado a minha pretensão salarial no primeiro contato) a empresa vira e diz que tem a boa vontade de pagar 1/3 do que pedi, eu tive que responder que por isso a minha boa vontade é só para ficar em casa mesmo, disse muito prazer e boa sorte (para encontrar alguém que aceite a oferta) e fui para casa.

E o pior é que pelo que vejo isso demora a acabar.

[quote=pyro]Eu creio que é uma conjunção de fatores:
Primeiro: as empresas estão mal acostumadas a contratar gente por mixaria e achar que estão fazendo um favor em contratar vc. O negócio não anda assim, pois na verdade tem que ser um processo ganha-ganha e não empresa ganha e o funcionário se fu…;
Letra B: devido aos maus salários muita gente com potencial não consegue se qualificar como queria (seja fazer curso ou até ter um computador decente + boa conexão na Internet para estudar por conta mesmo);
Três: outra coisa que as empresas precisam aprender é que a plataforma Java é grande, centenas de frameworks, dificilmente irão conseguir um profissional que saiba tudo de tudo, ainda mais pagando pouco.

Recentemente passei por um processo de seleção, foram 20 dias de 5 entrevistas, 3 testes, e dezenas de formulários e cadastros preenchidos para no final (mesmo tendo informado a minha pretensão salarial no primeiro contato) a empresa vira e diz que tem a boa vontade de pagar 1/3 do que pedi, eu tive que responder que por isso a minha boa vontade é só para ficar em casa mesmo, disse muito prazer e boa sorte (para encontrar alguém que aceite a oferta) e fui para casa.

E o pior é que pelo que vejo isso demora a acabar. [/quote]

Isso eh revoltante msm, isso tbm jah aconteceu comigo…

Havia 2 questoes no formulario da entrevista: salario atual e pretenssao salarial…

O que me ofereceram apos eu ter sido aprovado para a vaga? um salario 7% a mais que meu salario atual…

Deu vontade fala “Pega esse salario ae e enfia no seu c…”… :twisted: