O tópico já desvirtuou um pouco do assunto mas vou fazer apenas 2 comentários
:arrow: na minha opinião o capitalismo ou economia de mercado é o sistema econômico natural ao ser humano, pois, diferente dos outros animais, o homem não se contenta apenas em satisfazer as necessidades básicas, somos potencialmente diferentes, e é natural que seja assim, o que deve existir é uma forma de garantir que essa diferença não seja um empecilho para a vida em sociedade
:arrow: acho que faltam sim pessoas qualificadas, acho também que o imediatismo dos projetos nas consultorias de 3 letrinhas além da falta de organização faz com que tenhamos cada vez mais programadores de frameworks com conhecimento superficial do que estão fazendo
Falta ter fome ao conhecimento, falta ter mais disciplina para querer aprender, estudar é algo que visa o individualismo também, é necessário renunciar muitas outras atividades que fuja do objetivo real, de buscar o conhecimento.
:idea: “A maior Tecnologia é você sendo a força Motriz”
Interessante esta informação, S4nchez. Você teria fácil a fonte, por favor? Ou a fonte por acaso seria o livro que você indicou no mesmo post?
Temos infelizmente o hábito de não divulgar os nossos salários e isso parece ser mais comum na área de exatas. Por isso algumas pessoas nem sabem qual seria um valor justo pelo seu trabalho. Fica difícil fazer comparativos e as médias de salários divulgados em pesquisas parecem jogar o valor hora pra baixo. Eu pelo menos consegui um valor/hora mais justo quando soube por um amigo qual era o seu valor hora. É só uma opinião e sugestão
Por isso algumas pessoas nem sabem qual seria um valor justo pelo seu trabalho. Fica difícil fazer comparativos e as médias de salários divulgados em pesquisas parecem jogar o valor hora pra baixo.
Abraços![/quote]
Muito verdade isso. Sempre tem aquela pessoa que quer tudo pra ela e acaba jogando mais baixo ainda o valor hora. Aí vai diminuindo cada vez mais o preço e quando for ver, virou mixaria.
Interessante esta informação, S4nchez. Você teria fácil a fonte, por favor? Ou a fonte por acaso seria o livro que você indicou no mesmo post?
Abraços![/quote]
O clássico “The Mythical Man-Month” fala de uma diferença de 10 vezes:
[quote]
Programming managers have long recognized wide productivity
variations between good programmers and poor ones. But the
actual measured magnitudes have astounded all of us. In one of
their studies, Sackman, Erikson, and Grant were measuring perfor-
mances of a group of experienced programmers. Within just this
group the ratios between best and worst performances averaged
about 10:1 on productivity measurements and an amazing 5:1 on
program speed and space measurements! In short the $20,000/year
programmer may well be 10 times as productive as the
$10,000/year one. The converse may be true, too. The data
showed no correlation whatsoever between experience and per-
formance. (I doubt if that is universally true.)[/quote]
Se as empresas não sabem achar profissionais assim (e eles existem!!) é por pura incompetência do RH das mesmas. Sei que o Estado brasileiro é parasita e tem muito a melhorar, mas não adianta por a culpa nele. Um erro não justifica o outro.
[/quote]
As fontes são citadas no livro mesmo. Além das pesquisas que geraram estes dados ele discute o que este valor significa na prática. Por estas e outras sempre recomendo este livro a gerentes que estão tentando se aventurar em projetos de software