Realmente o inicio de tudo

Ola!

A algum temop decidir aprender java, por n motivos, mas tem um porem eu nao sei de onde comecar, eu sou programador, delphi e php, porem nem nunca vi a cara de um software que desenvolva programas em java.

gostaria de uma receita de bolo, tipo onde eu encontro um programa para programar em java?

Se possivel tambem um arquivo daquele famoso “Hello world”, e onde devo colocar os arquivos, vale lembrar que eu tenho o servidor ja instalado o java, apesar de nao ter sido eu que instalei, mas isso já é outra história

De posse desse dados acredito que posso iniciar…

Aguardo uma ajuda e desde ja grato!

Começe com o livro do Deitel “Java: como programar”. Não tem uma abordagem muito aprofundada mas a didática vale muito à pena

Cara aqui mesmo no guj vc encontra varios exemplos de como comçar a programar em java, te aconselho a comprar um sobre java… valeu :smiley:

O kit de desenvolvimento Java vc pode baixar no site da SUN :
http://java.sun.com

A IDE favorita na opnião da galera (e na minha tb) é o Eclipse.

Vc pode baixar o Eclipse no site http://www.eclipse.org.
Esta IDE suporta plugins para auxílio no desenvolvimento.
Vc pode baixá-los separadamente e depois instalar no Eclipse.
Faça uma pesquisa aqui no Fórum. Nosso amigo Boaglio tem um post aqui no fórum a respeito de vários ótimos plugins. Se vc REALMENTE não encontrar este post aqui no fórum realizando uma pesquisa, avise.

Na sessão de Artigos e tutoriais você encontra muita coisa.

O Hello word vc encontra em :
http://guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

Falando um pouco sobre Java…

Java não é somente uma linguagem de programação, mas também plataformas.

Existem várias plataformas:
J2SE - Java para Aplicações desktop
J2ME - Java para aplicações em dispositivos móveis
J2EE - Java para aplicações Web

Comece com J2SE que serve de base para o desenvolvimento das demais plataformas.

Bons estudos !

Quatro sabores de Hello World:

Mais simples:

[code]