Realmente o inicio de tudo

Ola!

A algum temop decidir aprender java, por n motivos, mas tem um porem eu nao sei de onde comecar, eu sou programador, delphi e php, porem nem nunca vi a cara de um software que desenvolva programas em java.

gostaria de uma receita de bolo, tipo onde eu encontro um programa para programar em java?

Se possivel tambem um arquivo daquele famoso “Hello world”, e onde devo colocar os arquivos, vale lembrar que eu tenho o servidor ja instalado o java, apesar de nao ter sido eu que instalei, mas isso já é outra história

De posse desse dados acredito que posso iniciar…

Aguardo uma ajuda e desde ja grato!

Começe com o livro do Deitel “Java: como programar”. Não tem uma abordagem muito aprofundada mas a didática vale muito à pena

Cara aqui mesmo no guj vc encontra varios exemplos de como comçar a programar em java, te aconselho a comprar um sobre java… valeu :smiley:

O kit de desenvolvimento Java vc pode baixar no site da SUN :
http://java.sun.com

A IDE favorita na opnião da galera (e na minha tb) é o Eclipse.

Vc pode baixar o Eclipse no site http://www.eclipse.org.
Esta IDE suporta plugins para auxílio no desenvolvimento.
Vc pode baixá-los separadamente e depois instalar no Eclipse.
Faça uma pesquisa aqui no Fórum. Nosso amigo Boaglio tem um post aqui no fórum a respeito de vários ótimos plugins. Se vc REALMENTE não encontrar este post aqui no fórum realizando uma pesquisa, avise.

Na sessão de Artigos e tutoriais você encontra muita coisa.

O Hello word vc encontra em :
http://guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

Falando um pouco sobre Java…

Java não é somente uma linguagem de programação, mas também plataformas.

Existem várias plataformas:
J2SE - Java para Aplicações desktop
J2ME - Java para aplicações em dispositivos móveis
J2EE - Java para aplicações Web

Comece com J2SE que serve de base para o desenvolvimento das demais plataformas.

Bons estudos !

Quatro sabores de Hello World:

Mais simples:

[code]
public class MyFirstClass{

public static void main(String args[]){

	System.out.println("Hello World");

}

}[/code]
Mais complicado:

[code]
public class MySecondClass{

private String message;

public MySecondClass(String message){

	this.message = message;

}

public void printMessage(){

	System.out.println(message);

}

public static void main(String args[]){

	new MySecondClass("Hello World").printMessage();

}

}[/code]
Um pouco mais complicado:

[code]
public class MyThirdClass{

private String message;

public MyThirdClass(String message){

	this.message = message;

}

public String toString(){

	return message;

}

public static void main(String args[]){

	System.out.println(new MyThirdClass("Hello World"));

}

}[/code]
Só um pouquinho pior:

[code]
public class MyFourthClass{

private String message;

public MyFourthClass(String message){

	this.message = message;

	System.out.println(this);

}

public String toString(){

	return message;

}

public static void main(String args[]){

	new MyFourthClass("Hello World");

}

}[/code]

A comunidade Java tá crescendo bastande… ajuda sempre vai ter…

somente tenho que agradecer, vcs são bacanas, obrigado a todos, em especial a Shelson e Fox McCloud, a proposito “Fox McCloud” gostei do termo “Quatro sabores de Hello World”;

hehehe
thanks

Heinrick - Henrique

ainda bem resta saber uma unica coisa para que este topico seja como encerrado, depois novos topicos com certeza serao aberto, mas este deixar de ter sentido para mim

de posse do arquivo compilado, com eu chamo ele no servidor? ou melhor como eu executo ele no servidor.

grato!

[quote=Fox McCloud]Quatro sabores de Hello World:

[/quote]

Faltou um :stuck_out_tongue:

public class HelloWorld { static { System.out.println("Hello World"); System.exit(0); } }

Shelson, existe tant coisa para download no site http://java.sun.com , que nao sei qual baixar, chego a ficar em um loop continuo, meu ingles não é dos melhores, é “moro less”

so conseguir baixar “eclipse-SDK-3.1.2-win32.zip” do site da eclipse

pode me ajudar dizendo que arquivo devo baixar no site da sun? se possivel o link exato

eu fico grato!

J2SDK 1.4 ou J2SK 5

Shelson,

eu uso internet a radio e estou com o seguinte problema, no link onde seleciono para fazer o download, no caso o link http://javashoplm.sun.com/ECom/docs/Welcome.jsp?StoreId=22&PartDetailId=jre-1.5.0_06-oth-JPR&SiteId=JSC&TransactionId=noreg

tem como ip iniciado por 192 e todos ips iniciado com 192 meu servidor esta bloquando, para eu poder fazer o dowload seria entao somente na terca feira, pois dia 1 de maio é feriado aniversario da cidade, sera que nao seria eu pedir demais se vc me mandar o link direto do download? pois talvez ele nao inicie com 192, que acredito q nao, deve ser.

desde ja grato!

ola!

consegui baixar o arquivo, porem criei um arquivo que ficou sendo Main.class, mas coloquei em um site que tem o java instalado, mas nao funcionou, digitei site/servlet/Main conforme eu ja executo um outro exemplo que vem na instalacao e nao funcionou, tem fazer laguma coisa alem de adiconar o arquivo Main.class, no diretorio de classes?

grato!