Receber e quebrar um string qualquer e poder manipular

Olá pessoal do GUJ, sou iniciante em Java e tô tentando implementar um programinha que irá receber uma string…de qualquer tamanho, dividi-lá em caracteres e posteriormente armazena-los em posições de uma matriz.
Tenho algumas dúvidas a respeito…espero que possam me ajudar. O ideal seria mesmo uma matriz pra armazenar os caracteres? Ou um array list funciona melhor?

Tô tentando implementar dessa forma:

public static void main(String[] args) {
String teste = "Fórum GUJ"
int tam_teste;
int tam_matriz;
String matriz_caracteres[][];

tam_teste = teste.length(); //pra eu saber qual a dimensão da matriz terei que criar
tam_matriz = Math.sqrt(tam_teste);

String t[] = teste.split(" "); //Divide por caracteres a string

for(int i=0;i<=tam_matriz; i++){
  for(int j=0; j<=tam_matriz; j++){
    matriz_caracteres[i][j] = t[];  
  }
}

Só que não funciona, a matriz não está recebendo tudo corretamente. Outra dúvida é que preciso de número inteiro pra tam_matriz e nem sempre esses valor será tal, sem contar que Math.sqrt só suporta double, aí depois não consigo usar o Integer.parseInt…não dá!
Bom, espero que vocês do fórum me ajudem… :slight_smile:

Faltou você colocar o ‘i’ dentro do vetor t de String quando você declara que matriz_caracteres = t

for(int i=0;i<=tam_matriz; i++){ for(int j=0; j<=tam_matriz; j++){ matriz_caracteres[i][j] = t[i]; } }
Você não conseguira trabalhar com casas quebradas na matriz, somente inteiro mesmo.

Se você ver a função sqrt ela pede um double como parâmetro e você está enviando um int ‘tam_teste’ e tambem retorna um double, mas vc esta jogando o retorno em um int ‘tam_matriz’.

Pedro.Guerra, isso ai eu já fiz, desculpa, foi erro de digitação.
passei um double pra math.sqrt…só que não tem como fazer o double virar inteiro?
não tem como ter uma matriz preenchida com caracteres?

double a;
double b = 6954.43;
a = Math.sqrt(b);
int c = (int) a;