Receber Resposta de Email enviado por JavaMail ou outro

4 respostas
N

Pessoal
Estou enviando email para os clientes do sistema e o usuário me pediu uma resposta do email enviado por SMTP ao cliente. Isto é, quando o cliente clicar na caixa (inbox) no email enviado preciso obter essa resposta que ele acessou o email. Alguem sabe como fazer isso ou tem ideia de algum Tutorial que póssa me direcionar no meu frame como fazer isso.
Outra coisa que tenho duvida é como salvar esses emails na caixa de entrada do usuario que está recebendo a resposta.
Grato.

4 Respostas

E

Você quer um recibo do email, é isso?

A parte de verificar se um email foi efetivamente lido não é trivial de fazer. E como você deve ter percebido, nem sempre é possível fazer.

Basicamente o que se faz (mas que não costuma funcionar muito bem) é o seguinte: digamos que seu email seja em formato HTML e você, em vez de mandar as figuras DENTRO do email, ponha as figuras em um site que vai ser acessado ao ler o email. Você pode fazer com que uma das figuras (pode ser uma figura de 1 por 1 pixel) seja na verdade uma servlet que recebe, via GET, um parâmetro que é um identificador dessa correspondência que você mandou. Então, ao ser chamada essa servlet, você consegue bater com o email que foi mandado para o usuário.

Por que é que não funciona muito bem? É que certos clientes de email (como webmails, como o GMail ou o HotMail) não mostram as imagens em um email HTML a menos que o destinatário baixar as figuras. E dependendo do email, o destinatário simplesmente não autoriza :slight_smile:

Além disso, o GMail (e outros, como o Yahoo Mail) já “perceberam” esse truque e simplesmente desabilitam esse recurso que você “poderia” implementar no seu email. Argh

E

A única forma que conheço que efetivamente funciona é a seguinte: fazer o cliente clicar em um link do email para ganhar um prêmio.

Isso, você precisa fazer ele ganhar um prêmio para ele clicar no link.

N

Olá entanglement

O q vc quis dizer com Recibo de Email não entendi muito bem, vc pode me explicar por favor.
Grato

E

Pense em um Sedex com aviso de recebimento.
Você paga mais aos Correios, de forma que o carteiro pare na casa da pessoa, peça para ela assinar um recibo, e então os Correios mandam esse recibo de volta.

Da mesma forma, acredito que seu usuário esteja lhe pedindo exatamente isso - um recibo - uma forma de ele saber se o cliente realmente leu o tal email ou então o jogou na lata do lixo, ou mesmo foi parar em um filtro de spam.

Criado 18 de julho de 2013
Ultima resposta 19 de jul. de 2013
Respostas 4
Participantes 2