Receber valores de um select!

Olá galera…
o meu problema é o seguinte:

o select do meu formulario lista os nomes dos pacientes e médicos que estão cadastrados no meu sistema:

[code]<%

            Fachada fachada = Fachada.obterInstancia();
            Vector lista = fachada.listarpacientes();
            Vector listamedico = fachada.listar();

            out.print("<tr><td>Paciente: </td>");
            out.print("<td><select name='sltPaciente'>");

            for (int i = 0; i < lista.size(); i++) {
                Paciente p = (Paciente) lista.get(i);
                out.print("<option value = " + p.getCpf() + ">" + p.getNome() + "</option>");
            }
            out.print("</td></tr>");
            out.print("<tr><td>Medico: </td>");
            out.print("<td><select name='sltMedico'>");

            for (int i = 0; i < listamedico.size(); i++) {
                Medico m = (Medico) listamedico.get(i);
                out.print("<option value = " + m.getCrm() + ">" + m.getNome() + "</option>");
            }

            out.print("</td></tr>");
        %>[/code]

até ai tudo bem…

como eu faço pra cadastrar a consulta, com os nomes do paciente e médico selecionados??

tentei fazer assim mas tá dando erro de incompatibilidade de tipos. o meu Paciente é do tipo Paciente…e o médico do tipo Medico, declarados na class Consultas

[code] <%

        try {
            Fachada fachada = Fachada.obterInstancia();

            String[] paciente = request.getParameterValues("sltPaciente");
            String[] medico = request.getParameterValues("sltMedico");

            Consulta consulta = new Consulta();

            consulta.setPaciente(paciente);  //  erro: method set Paciente in class consulta.Consulta cannot be applied to given types.   requiered:paciente.Paciente
            consulta.setMedico(medico);     // dá o mesmo erro

            fachada.inserir(consulta);

        } catch (ConsultaExistenteException e) {
            out.println("<tr>");
            out.println("<td colspan='2'>" + e.getMessage() + "</td>");
            out.println("</tr>");
        }[/code]

Alguém pode me dizer qual é a bronca por favor? como eu faço pra lidar com essa incompatibilidade de tipos??

agradeço a disponibilidade,
abraço

            %>

Vc ta passando um parametro do tipo String[] onde ta pedindo um do tipo Paciente como é no caso do setPaciente.

Pois é…e qual seria a solução?

se eu trocar o String[] por Paciente dá erro de incompatibilidade… receber o parametro desse tipo (no caso Paciente) é igual ao String??

valeu…

Pois é…e qual seria a solução?

se eu trocar o String[] por Paciente dá erro de incompatibilidade… receber o parametro desse tipo (no caso Paciente) é igual ao String??

valeu…[/quote]

Mano vai estuda um pouquinho de orientação a objetos vai.

Pois é…e qual seria a solução?

se eu trocar o String[] por Paciente dá erro de incompatibilidade… receber o parametro desse tipo (no caso Paciente) é igual ao String??

valeu…[/quote]

Mano vai estuda um pouquinho de orientação a objetos vai.[/quote]

“Mano”…se eu perguntei é porque tow com dúvidas… e preciso fazer isso com urgência…sou iniciante, só isso cara…
era melhor tuh nem responder a minha pergunta “mano”…

espero que quem quiser me ajudar pra valer poste alguma solução aqui…

Boa tarde.

Não se trata exclusivamente de um problema de orientação a objetos e sim de hierarquia. Aqui no GUJ e em qualquer outro lugar, há pessoas com dúvidas relacionadas a linguagem Java, sejam elas dúvidas simples até as mais complexas, responder a uma questão dessa forma panngo é grosseria e sem o menor sentido e nos faz pensar que você não possui nenhuma dúvida em Java e principalmente, que antes mesmo de ter visto Java pela primeira vez já sabia programar na linguagem sem erros.

Vamos ao problema do nosso amigo w.caboverde. Você deve dar uma estudada em hierarquia ok, isso vai ajuda-lo a esclarecer bastante coisa. O que deve mudar ali é tirar:

String[] paciente = request.getParameterValues("sltPaciente"); String[] medico = request.getParameterValues("sltMedico");
e alterar para:

Paciente paciente = request.getParameterValues("sltPaciente"); Medico medico = request.getParameterValues("sltMedico");

Agora, isso tudo depende de como você está efetuando o tratamento lá no servlet bem como a construção da sua classe Consulta.
Só mais um detalhe, dá uma estudada em MVC ok, esta ideia de programar muita coisa com <%%> na sua página html não é uma boa ideia ok?

Abração :slight_smile:

Boa tarde nel…valeu pelo esclarecimento…mas ai tá dando erro ‘incompatible types’… :?

porquÊ isso?
valeu!

Conhecer hierarquia é consequência de estudar orientação a objetos.
A “solução” que ele tinha pedido estava no primeiro post que escrevi, agora se ele não tem a capacidade de pegar o que eu escrevi e fazer o que você fez é um sério problema de não conhecer não só a linguagem mas também de não saber da LÓGICA da coisa.
Como você mesmo disse, “isso tudo depende de como você está efetuando o tratamento lá no servlet bem como a construção da sua classe Consulta”, ele não sabe o que ta fazendo e ainda é escroto com quem ta ajudando.

[quote=w.caboverde]Boa tarde nel…valeu pelo esclarecimento…mas ai tá dando erro ‘incompatible types’… :?

porquÊ isso?
valeu!

[/quote]

Eu disse…

[quote=panngo]Conhecer hierarquia é consequência de estudar orientação a objetos.
A “solução” que ele tinha pedido estava no primeiro post que escrevi, agora se ele não tem a capacidade de pegar o que eu escrevi e fazer o que você fez é um sério problema de não conhecer não só a linguagem mas também de não saber da LÓGICA da coisa.
Como você mesmo disse, “isso tudo depende de como você está efetuando o tratamento lá no servlet bem como a construção da sua classe Consulta”, ele não sabe o que ta fazendo e ainda é escroto com quem ta ajudando.[/quote]

Tudo bem, porem isso não te da o direito de tratar o cara da forma que vc tratou. Custava vc ser mais educado dizendo somente que ele precisava estudar OO e não colocar da forma grosseira que vc disse?? affffffffff cada um viu

Com relação a duvida do amigo, se vc fez a alteração que o outro rapaz disse e continuou dando erro, então o problema esta no parametro que vc esta passando.

Voce precisa de um parametro do tipo paciente e medico(pelo que entendi ali seria um list contendo os dados do paciente ou medico certo?)

Oque vc esta passando é uma String e não o List.

Da uma verificada nisso fio :slight_smile:

abraço e abaixo a grosseria kkkkkk fuiiii

[quote=nel]Boa tarde.

Não se trata exclusivamente de um problema de orientação a objetos e sim de hierarquia. Aqui no GUJ e em qualquer outro lugar, há pessoas com dúvidas relacionadas a linguagem Java, sejam elas dúvidas simples até as mais complexas, responder a uma questão dessa forma panngo é grosseria e sem o menor sentido e nos faz pensar que você não possui nenhuma dúvida em Java e principalmente, que antes mesmo de ter visto Java pela primeira vez já sabia programar na linguagem sem erros.

Vamos ao problema do nosso amigo w.caboverde. Você deve dar uma estudada em hierarquia ok, isso vai ajuda-lo a esclarecer bastante coisa. O que deve mudar ali é tirar:

String[] paciente = request.getParameterValues("sltPaciente"); String[] medico = request.getParameterValues("sltMedico");
e alterar para:

Paciente paciente = request.getParameterValues("sltPaciente"); Medico medico = request.getParameterValues("sltMedico");

Agora, isso tudo depende de como você está efetuando o tratamento lá no servlet bem como a construção da sua classe Consulta.
Só mais um detalhe, dá uma estudada em MVC ok, esta ideia de programar muita coisa com <%%> na sua página html não é uma boa ideia ok?

Abração :)[/quote]

Ai o sr. Filósofo da hierarquia
http://java.sun.com/j2ee/sdk_1.3/techdocs/api/javax/servlet/ServletRequest.html#getParameterValues(java.lang.String)

Presta atenção nas coisas que fala.

Ai é complicado.

w.caboverde, preste atenção a isso: Agora, isso tudo depende de como você está efetuando o tratamento lá no servlet bem como a construção da sua classe Consulta.

Ou seja, veja que tipo de objeto está trabalhando no seu servlet e enviando a sua página jsp, caso não sejam do mesmo tipo eles devem ser passiveis de algum tipo de cast, exemplo, string para int e por ai em diante. Como você quer um objeto criado por você, ou seja, Paciente e Medico, você deve fazer o tratamento no seu servlet de modo que ele envie este dois tipos de informações no seu response ok?

Abraços.

Panngo, você está demonstrando o retorno do método da interface já que as requisições sempre trabalham com Strings. Faça o seguinte, se vem ao fórum para disperdiçar tempo sendo ironico e sarcastico e principalmente mal educado, não poste nada, você vai colaborar mais com isso. Eu prefiro vir, falar algo, estar errado no que eu disse e aprender a maneira correta com o intuito de ajudar do que postar este tipo de coisa, mas fica a seu criterio, afinal, cada um diz o que quer.

w.caboverde, há ínumeros tutoriais de jsp e como usar servlet com Java, dá uma estudada nisso ok? Vai clarear bastante coisa.
Abraços.

valeu irmao…vou dar uma olhada sim…

eu faço sistemas para internet - 1º período - e tow tentando fazer um sistema de marcação de consultas…por isso essas duvidas toda…curiosidade…
agora esse panngo é um fdp mesmo…

[quote=danilopelegrino][quote=panngo]Conhecer hierarquia é consequência de estudar orientação a objetos.
A “solução” que ele tinha pedido estava no primeiro post que escrevi, agora se ele não tem a capacidade de pegar o que eu escrevi e fazer o que você fez é um sério problema de não conhecer não só a linguagem mas também de não saber da LÓGICA da coisa.
Como você mesmo disse, “isso tudo depende de como você está efetuando o tratamento lá no servlet bem como a construção da sua classe Consulta”, ele não sabe o que ta fazendo e ainda é escroto com quem ta ajudando.[/quote]

Tudo bem, porem isso não te da o direito de tratar o cara da forma que vc tratou. Custava vc ser mais educado dizendo somente que ele precisava estudar OO e não colocar da forma grosseira que vc disse?? affffffffff cada um viu

Com relação a duvida do amigo, se vc fez a alteração que o outro rapaz disse e continuou dando erro, então o problema esta no parametro que vc esta passando.

Voce precisa de um parametro do tipo paciente e medico(pelo que entendi ali seria um list contendo os dados do paciente ou medico certo?)

Oque vc esta passando é uma String e não o List.

Da uma verificada nisso fio :slight_smile:

abraço e abaixo a grosseria kkkkkk fuiiii[/quote]

valeu pela ajuda cara!

[quote=w.caboverde]valeu irmao…vou dar uma olhada sim…

eu faço sistemas para internet - 1º período - e tow tentando fazer um sistema de marcação de consultas…por isso essas duvidas toda…curiosidade…
agora esse panngo é um fdp mesmo…

[/quote]

Não sou filho da sua mãe pra ser filho da puta. (Estuda ai que vc é mirim ainda)

[quote=panngo][quote=w.caboverde]valeu irmao…vou dar uma olhada sim…

eu faço sistemas para internet - 1º período - e tow tentando fazer um sistema de marcação de consultas…por isso essas duvidas toda…curiosidade…
agora esse panngo é um fdp mesmo…

[/quote]

Não sou filho da sua mãe pra ser filho da puta. (Estuda ai que vc é mirim ainda)[/quote]

ASS: ARQUITETO JAVA

hauahuahauah

mermao…tuh se acha o cara né doido??
tuh é daquelas pessoas que vai se dar mal pra carai…

fique na paz ai…

[quote=w.caboverde]mermao…tuh se acha o cara né doido??
tuh é daquelas pessoas que vai se dar mal pra carai…

fique na paz ai…[/quote]

Vlw! Quando precisar tamo ai!!