Bom, preciso da ajuda de vcs. Recebi uma proposta para trabalhar numa empresa; porém, eles só querem contratar na forma de PJ. Como não possuo empresa, eles toparam me contratar, dando um prazo de 2 meses pra que eu possa abrir uma.
Minha pretensão salarial era de R$1500,00 (como Cooperada/CLT). A moça do RH me disse que, como PJ, o salário é de R$2500,00.
Mas, eu estou numa dúvida cruel, pois não entendo nada desse “negócio” de PJ. Será que vale a pena esse salário que eles ofereceram? Como CLT, além do salário, os funcionários recebem Ticket alimentação de R$8,50 e Vale-transporte. Já como PJ, não tenho direito a estes benefícios, sendo que gasto uma média de R$6,00/dia com transporte.
Sou do RJ, e a oportunidade é para o Centro da Cidade. Peço a ajuda da galera do Rio, que trabalha ou já trabalhou como PJ, pra me responder as seguintes perguntas:
- Como PJ, qual salário devo pedir?
- Quanto de imposto se paga por mês?
Poxa, eles tão pagando somente 15 reais por hora no RJ!
Dependendo do tipo de empresa que vc for abri vc pagar de uma Super simples uns 6,15% a uns 14% para uma lucro presumido, some as depesas de contador que vai dar uns 200 reais por mes, vc calcula seu salário!
não é primeiro emprego não. Na verdade, já tenho 2 anos de experiência com Asp, tendo trabalhado em 3 empresas. A oportunidade é para trabalhar com Asp e Java; sendo que, o que me interessa nesta vaga é o fato de poder trabalhar com Java, que sempre foi meu objetivo, tanto que já até tirei o certificado da Sun de SCJP.
Na verdade, estou bastante confusa… Não sei se vale a pena… Como ainda não trabalhei com Java, não sei como tá a faixa de salário, muito menos pra PJ.
Fiquei de dar uma resposta pra amanhã. O que eu faço? Peço um aumento?
2 anos no RJ vc ja é considerada pleno, então o minimo PJ aceitavel seria entre 3.5/4.5. Independente de ter ou não experiencia em java, vc é uma desenvolvedora, e isso não muda, independente da linguagem utilizada.
O salário também depende do que o entrevistado acha que vale, se ele conseguir convencer a empresa… mas também acho esse salário baixo, apesar de que não importa se você tem 15 anos de experiência em TI, se concorrer em uma empresa para uma vaga Java mesmo que tenha 5 certificações e apenas 1 ano de experiência a maioria vai te considerar junior… (eu passei por isso …)
Anastasia, como você não tem experiencia com java, não acho o valor baixo. Tente negociar com a empresa um aumento semestral de X até chegar a um valor aceitavel para o RJ (de acordo com o seu desempenho). Assim voce tem a chance de mostrar servico e conseguir experiencia com Java, alem de poder ganhar $$.
Pelo menos de tudo que eu já passei esse negócio de aumento pra daqui 6 meses, 3 meses nunca deu certo!
Na minha opinião a negociação inicial é fundamental vou contar um caso rapidito!
Eu fui analista programador senior Java/Unix/C/Sybase/Oracle, mas eu estava bitolado com frameworks da empresa onde trabalhei durante 4 anos e tinha 5 anos de experiencia em Java e 6 anos em TI.
Fui vitima de uma quadrilha de estelionatarios tive que sair do meu emprego por causa de dividas e fiquei um tempão em depressão. Fiquei 6 meses fora do mercado quando voltei precisa trabalhar urgentemente, fiz a bobeira de fazer um contrato com a consultoria com como programador com um valor ridiculo!
Trabalhei bem nos primeiros meses e solicitei um aumento que já estava combinado, nada feito. Falavam que conseguiam uma pessoa com meu skill(Eles ficam até 3 pra + meses procurando!), mesmo assim me negavam aumento de toda e qualquer forma. Só consegui aumento saindo da consultoria.
Por isso eu digo a negociação inicial é a imagem que a empresa vai guardar de você! Melhor coisa a se fazer é saber negociar não ser timido em pedir aquilo que é justo!