Ainda vale a pena investir e conseguir as certificações SUN (pós compra pela Oracle).?
Na verdade estou com receio de investir (tempo, dedicação, 330…), tirar as certificações, e elas se “desvalorizarem”, ou “mudarem”.
Ou tudo continuará como está (só atualizando, como, por exemplo, JEE6).
O que pode acontecer é a Oracle mudar as certificações (nome, escopo, sei lá). Neste caso, a certificação ficaria desatualizada, o que já ocorre naturalmente com o lançamento de novas versões.
Mas de qualquer forma, uma certificação vai continuar demonstrando que a pessoa entende de determinado assunto, independente de possíveis mudanças posteriores.
teve uns topicos esses tempos atras mostrando asnovas certificações JEE… quanto a mudar eu acredito que vai sim, mas isso não significa que a scjp ou a scwcd por exemplo va perder o valor… (aliais espero que não mais não creio que va…)
Vale sim,esse seu receio sempre irá ocorrer pois felizmente java está sempre evoluindo e junto com a linguagem suas certificações… Se ficar sempre esperando para tirar uma certificação mais atual nunca vai tirar nenhuma…
Vc tirando uma terá ela para sempre independente de versão ou nome, e mais importante que papel são os conhecimentos que vc adquiriu para conseguir…
Acredito que uma coisa não tem a ver com a outra…
As certificações ainda creditam conhecimentos aos “certificados”…
Talvez quem sabe não se valorizem + agora com a Oracle!
Só espero não ter que responder a uma pergunta sobre “Java com Oracle” nas futuras Sun Certified’s…
lembrando que mesmo com as novas certificações propostas pela Oracle, a SCJP continua, e além de tudo, é base para TODAS as outras, inclusive a SCEA que antes não tinha dependencias…
eu acho que valhe a pena sim, e como foi citado acima, mais do que um papel dizendo que vc é certificado, o que vale é o conhecimento adquirido durante a fase de estudos…