Recém-formado e início de carreira Java

Caros,

Sou recém-formado em Sistemas de Informação e como todo estudante, este é o momento de decidir o que fazer. Durante meu curso, todas as disciplinas que envolviam programação era com Java. Me aventurei com Spring e Hibernate para fazer meu TCC e a partir daí vi que Java me agrada (e muito). Li bastante coisa sobre início de carreira aqui no GUJ e em blogs de alguns profissionais da área e vi que a maioria dos conselhos é para fazer um curso e em seguida trabalhar como júnior.
Antes de fazer o curso, procurei as vagas de júnior em vários sites de vagas (Ceviu, Catho, Vagas, Linkedin e etc). Para minha surpresa, TODAS as vagas exigem uma experiência mínima de 1 ano, fora a lista de tecnologias Java que a pessoa tem que conhecer e em alguns casos pedem conhecimento com .NET também.

Isto me preocupou muito, como foi dito no início desta mensagem minha experiência é acadêmica e não sei se isto conta. Será que só o fato de eu fazer alguns cursos na Caelum, K19, GlobalCode e etc eu já consigo que alguma empresa me olhe com outros olhos e em alguns casos ignore o fato de eu não ter experiência?

Você nunca fez um estágio? Dependendo de onde você fez o estágio, isso conta :slight_smile:

Você já pensou em procurar um vaga de estágio na área? Creio que seja o “Ponto de Partida” para a maioria do pessoal. Além disso, se você fizer um ano de estágio você já pode dizer “tenho 1 ano de experiência”, ou quase isso. :slight_smile:

entanglement

Boa tarde,

Fiz sim, mas foi em uma pequena empresa de Engenharia com compra e implantação de sistemas. E não foi muito proveitoso. rsrs

giovanni_dalfre

Boa tarde,

Como eu respondi acima, meu estágio não foi muito bom. E agora como eu sou já sou formado, não consigo mais entrar desta forma.

Uma certificação pode contar bastante para sua carreira, além de facilitar mto a conseguir um primeiro emprego.

então…na verdade… agora que você vai estudar de verdade.