Recém-formado e início de carreira Java

Caros,

Sou recém-formado em Sistemas de Informação e como todo estudante, este é o momento de decidir o que fazer. Durante meu curso, todas as disciplinas que envolviam programação era com Java. Me aventurei com Spring e Hibernate para fazer meu TCC e a partir daí vi que Java me agrada (e muito). Li bastante coisa sobre início de carreira aqui no GUJ e em blogs de alguns profissionais da área e vi que a maioria dos conselhos é para fazer um curso e em seguida trabalhar como júnior.
Antes de fazer o curso, procurei as vagas de júnior em vários sites de vagas (Ceviu, Catho, Vagas, Linkedin e etc). Para minha surpresa, TODAS as vagas exigem uma experiência mínima de 1 ano, fora a lista de tecnologias Java que a pessoa tem que conhecer e em alguns casos pedem conhecimento com .NET também.

Isto me preocupou muito, como foi dito no início desta mensagem minha experiência é acadêmica e não sei se isto conta. Será que só o fato de eu fazer alguns cursos na Caelum, K19, GlobalCode e etc eu já consigo que alguma empresa me olhe com outros olhos e em alguns casos ignore o fato de eu não ter experiência?

Você nunca fez um estágio? Dependendo de onde você fez o estágio, isso conta :slight_smile:

Você já pensou em procurar um vaga de estágio na área? Creio que seja o “Ponto de Partida” para a maioria do pessoal. Além disso, se você fizer um ano de estágio você já pode dizer “tenho 1 ano de experiência”, ou quase isso. :slight_smile:

entanglement

Boa tarde,

Fiz sim, mas foi em uma pequena empresa de Engenharia com compra e implantação de sistemas. E não foi muito proveitoso. rsrs

giovanni_dalfre

Boa tarde,

Como eu respondi acima, meu estágio não foi muito bom. E agora como eu sou já sou formado, não consigo mais entrar desta forma.

Uma certificação pode contar bastante para sua carreira, além de facilitar mto a conseguir um primeiro emprego.

então…na verdade… agora que você vai estudar de verdade.

considere sua passagem pela faculdade como foi no ensino médio.

você pode optar por fazer um curso de formação java, caelum, globalcode, k19 o preço é salgado, em seguida tirar a certificação, montar um projeto pessoal e participar de projetos opensource

o segundo passo é focar no ingles e se possível uma pós ou mba (se tiver tempo e R$, não obrigatório), neste meio tempo tentar e conseguir uma vaga como junior com salário reduzido.

creio que com esses requisitos você entre com um salário maior que R$3.000 (se são paulo) depois de 1 ano de experiência e se você mudar de emprego creio que esse valor pode aumentar bastante.

detalhe que isto que coloquei são os requisitos formais, os requisitos práticos são ler e práticar usando vários livros: regex, jsf2, hibernate, spring mvc, o Core do Java, collections, threads, genérics, CDI, Oracle, Ireport, html, css, js, jquery, webservices, SOA são requisitos que normalmente não aparecem nas vagas, mas se usam na prática.

esse mundo é ginórmico meu amigo…

Um possível caminho a ser seguido seria tirar uma Certificação. Pelo visto você quer Java, mas acho que vale dar uma olhada nas certificações da Microsoft, para a plataforma .Net :wink:

Os teus amigos de faculdade não trampam na área? Uma boa indicação pesa muito, tente conversar com eles.

Fora isto, fazer cursos, certificações, estudar inglês são boas iniciativas - no caso do inglês, essencial ao meu ver. Mas eu tentaria arrumar emprego antes e fazer isto em paralelo. Se você tem boas noções de programação, como disse que tem, conhece até alguns frameworks bem comuns, vá atrás. A maior parte das empresas nem divulga muito as vagas na internet, o negócio é você trabalhar bem o seu currículo (não tem problema se não tiver muita coisa, mas tente deixá-lo apresentável) e espalhar para diversas empresas. Se você conhece um pouco a respeito da vaga, ajuste seu currículo de acordo com ela.

Talvez a vaga que você encontre não pague bem ou não seja tudo o que você imaginava, mas depois de ter experiência as coisas ficarão mais fáceis para outros empregos.

Conheço muito programador sem certificação, sem curso, sem faculdade que entra no mercado. Tem muita empresa que tenta contratar pelo que você efetivamente sabe e não pelas tuas “qualificações formais”.

Java é legal no inicio mas, depois de 4 anos na área as coisas não são tão boas… Você praticamente para de evoluir em $

A dedicação para se DESTACAR com java é algo do outro mundo, extrema concorrência…

Estudando o mercado de TI, java é ruim na relação Dedicação x Retorno

Mande cv todos os dias e estude sempre o que as empresas pedem nas vagas JR. Tem algo que você não sabe na vaga? Se você se acha bom e que pode aprender, mande o cv mesmo sem saber…

Muito obrigado galera,
Há cerca de um ano atrás eu decidi que tinha que estudar inglês e desde então estou firme nos estudos. Eu até pensei na certificação também, mas não seria mais fácil tirá-la se eu estivesse trabalhando com Java?

Sobre o estudar o que as empresas estão pedindo, eu estou fazendo isto agora. Struts é uma delas.

Bora estudar então!! Obrigado

Por mais que Struts esteja ainda sendo usado bastante em sistemas legados pelas empresas, nao vejo um bom investimento…

Estude coisas mais atuais, ejb (no minimo 3.0), spring, jpa, jsf, tdd, metodologias ageis

Faz 2 anos que entrei no mundo java e até hoje nao aprendi struts, acredito que soh vou aprender se entrar em algum projeto que use. Caso peça conhecimento em struts em alguma empresa, vou dizer a verdade: nunca precisei aprender, mas se precisar eu tenho os conceitos necessários pra aprender rapidamente, vou saber em que pesquisar

kkkkkkkkkkkkk, esta é a diferença entre quem estuda e quem trabalha com isto. Imaginei que Struts era utilizado em larga escala, várias vagas pedem conhecimento nele.

Obrigado igor

[quote=RafaStephano]kkkkkkkkkkkkk, esta é a diferença entre quem estuda e quem trabalha com isto. Imaginei que Struts era utilizado em larga escala, várias vagas pedem conhecimento nele.

Obrigado igor[/quote]

dentre essas que pedem, várias são projetos Legados ou até mesmo projetos gigantes que pra migrar é duro… então as vezes pode parecer que não vale a pena…mas… como ninguem quer trabalhar em projetos legados com tecnologias antigas, o salário geralmente é um pouco maior que o comum.