Depois de anos sem conta apenas lendo o forum eu resolvi me registrar ! Uma bio rápida: 37 anos, formado em Eng. de Computação pela Unicamp em 1998, atualmente Gerente de Managed Services da Avaya Brasil. Desde 2005 eu não desenvolvo nada complexo, apenas coisas simples em shell script e AWK ou revisar código de terceiros procurando bugs. Minha meta é voltar a desenvolver software em alto nível como já fiz antes, mas está complicado ! Tanto tempo longe da área e há muita coisa nova para reaprender. Tenho estudado vários frameworks (Spring MVC, JSF, leJOS, etc), IDE’s, API’s, blá, blá, blá, mas não tenho onde aplicar no meu dia a dia !!! Será que há esperança para quem quer recomeçar ??? Estou pensando em pegar alguma coisa como freelancer nos finais de semana, será que rola ?
José, a área esta corrida, mas para quem já programou e esta na pegada que você se encontra, fica fácil demais.
Pelo visto você gosta muito, só falta um objetivo. Vai para cima, arruma algum free e sai criando, sem medo.
Estou na mesma situação que a sua José, 35 anos e nao sei por q fui me afastar da área, agora bateu arrependimento e estou tentando voltar, e assim como vc quero programar alto nível, estava fazendo alguns jobs com php mas não rola… esse mercado de script ta muito zoado, ja tenho um freela pra fazer e estou mandando bronca, com a cara e a coragem, aias agora mais do que nunca muuuuuita coragem, nasceu minha 1º filha, sabe como é a agua bateu na bunda.
ps* perdoem a digitação, foi só com uma mão a outra tava segurando a pequena Mariana.
Que legal cara!!! Espero que vc se de bem nos seus objetivos.
Para programação de alto nível, um mercado que está muito bom para entrar, principalmente como autônomo, é o mercado de Ruby e Rails.
Além de ser uma tecnologia show de bola, existe muito material bom disponível na Internet, é só cair de cara nos estudos.
Fora que tem uma seção aqui no GUJ justamente para Ruby e Rails.
E parabéns ao marcelolynx pelo nascimento da filha! Muita saúde a vcs.
Que legal cara!!! Espero que vc se de bem nos seus objetivos.
Para programação de alto nível, um mercado que está muito bom para entrar, principalmente como autônomo, é o mercado de Ruby e Rails.
Além de ser uma tecnologia show de bola, existe muito material bom disponível na Internet, é só cair de cara nos estudos.
Fora que tem uma seção aqui no GUJ justamente para Ruby e Rails.
E parabéns ao marcelolynx pelo nascimento da filha! Muita saúde a vcs.
Até mais.[/quote]
Valew Cara! agora é só meter a cara no código hehehe
Pessoal, muito obrigado pelas respostas, pelo que vi há outros na mesma . Gostei da ideia do Open Source, no momento estou fazendo algumas matérias como aluno especial para tentar um mestrado na FEEC da Unicamp, algo voltado a Robótica e Agentes Inteligentes, quem sabe encontro algo relacionado.
Não é por que você ficou multibilionário como CEO de uma empresa que você não pode se afastar e cuidar do meio ambiente, como o Bill Gates.
Tampouco por ter sido vendedor de frutas a vida inteira, que você não pode querer ir pras artes cênicas.
[quote=drsmachado]Não é por que você ficou multibilionário como CEO de uma empresa que você não pode se afastar e cuidar do meio ambiente, como o Bill Gates.
Tampouco por ter sido vendedor de frutas a vida inteira, que você não pode querer ir pras artes cênicas.[/quote]
Ou então como o Zuckerberg, que depois de render alguns bilhões quer voltar a por a mão no código.
[quote=digaoneves][quote=drsmachado]Não é por que você ficou multibilionário como CEO de uma empresa que você não pode se afastar e cuidar do meio ambiente, como o Bill Gates.
Tampouco por ter sido vendedor de frutas a vida inteira, que você não pode querer ir pras artes cênicas.[/quote]
Ou então como o Zuckerberg, que depois de render alguns bilhões quer voltar a por a mão no código.[/quote]
Na verdade eu acho que ele nunca se afastou dos códigos.
Eu considero deixar a área dentro de alguns anos.
Assim que eu estiver estabilizado economicamente, com tudo o que quero da forma que quero, eu pretendo cursar e trabalhar com história ou filosofia.
[quote=drsmachado]Eu considero deixar a área dentro de alguns anos.
Assim que eu estiver estabilizado economicamente, com tudo o que quero da forma que quero, eu pretendo cursar e trabalhar com história ou filosofia.[/quote]
Imagino então que com “estabilizado economicamente” você queira dizer “quando tiver meu próprio negócio andando nos trilhos sem problemas”, porque as áreas escolhidas não são muito conhecidas por ter um grande retorno financeiro, ou estou enganado ?
Sobre deixar minha posição atual é realmente um outro ponto importante. Dei muito duro para me tornar gerente, mas estou muito desmotivado, preciso de mais criatividade e desafios na minha carreira. Voltando a ser desenvolvedor eu perderia uns 30-40% do meu salário atual, o que seria um grande problema para quem tem filhos e responsabilidades como eu
O maior problema é o planejamento (ou falta dele).
40% de um salário qualquer, que todo mês é praticamente contado, é muito.
Vamos supor que você ganhe R$ 10k. A redução seria para 6K.
Você precisaria planejar uma forma de repor estes 4K (ou parte dele) mensalmente.
Logo, creio que precisaria ter planejado isso há uns 5 anos.
Nesse período, retiraria parte do que ganhava e ia aplicando, para, agora, poder usufruir.
É a minha idéia, já estou investindo e, dentro de uns 5 a 10 anos, largo a área, relativamente novo e com possibilidade de ganhar o mesmo ou mais que desenvolvendo para me dedicar ao que gosto, história/filosofia e lecionar.