Olá pessoal, tenho 32 anos, sou formada em engenharia florestal e recém iniciei um curso a distância em Sistemas de Informação. Tenho procurado adquirir conhecimento e comecei a estudar na Codecademy, mas baixei umas apostilas da Caelum e vi que eles fornecem uma série de cursos com certificado através da Alura. A vantagem da Codecademy é que é de graça, mas acham que vale a pena investir e pagar pelos cursos da Alura para ter o certificado? Acham que seria uma boa ajuda na hora de conseguir um primeiro estágio?
Eu acredito que valha muito a pena pagar os cursos da Alura, mas não pelo certificado. Afinal, num processo de contratação as habilidades práticas do candidato tendem a valer mais que os diplomas que ele possui.
Recomendo que todo candidato a trabalhar como profissional de TI desenvolva as seguintes capacitações:
- Pensamento Computacional, envolve formulação de problema e a sua solução. Usa, principalmente, os tipos de pensamentos: abstrato, lógico e algorítmico.
- Técnicas de Solução de Problemas.
- Linguagens de Programação.
- Inglês.
No início procure estudar e compreender os conceitos básicos da área (princípios de computação, algoritmos, estrutura de dados, etc).
Os cursos da Alura são interessantes como complemento, aprofundamento e para estudar assuntos não cobertos pelo seu curso. Em princípio, avaliando pela descrição do conteúdo dos cursos (nunca fiz um), vale a pena sim.
Boa sorte.