RECOMENDADOS - Recomende você também um livro!

46 respostas
Grinvon

Bom, tirando um pouco os temas de internet, Java, TI e computação em geral, vamos aqui debater ou melhor… sugerir obras importantes escritas por escritores de qualquer parte do planeta.

Recomende você também a sua leitura; um livro que você gostou e acha interessante recomendar, pode ser qualquer tema (desde que não seja nada haver com informática especificamente).

De preferência siga o padrão que adotei para ficar mais organizado. :wink:

&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt

Para começar irei recomendar esse aqui:

Título: Memórias do Subsolo.

Autor: Fiodor Dostoiévksi

Ano de Publicação (em russo):: 1863

Editora: Editora 34

ISBN: [telefone removido]

Sinopse:

"Escrito na cabeceira de morte de sua primeira mulher, numa situação de aguda necessidade financeira, ´Memórias do subsolo´ condensa um dos momentos mais importantes da literatura ocidental, reunindo vários temas que reaparecerão mais tarde nos últimos grandes romances do escritor russo. Aqui ressoa a voz do ´homem do subsolo´, o personagem-narrador que, à força de paradoxos, investe ferozmente contra tudo e contra todos- contra a ciência e contra a superstição, contra o progresso e contra o atraso, contra a razão e a desrazão-; mas investe, acima de tudo, contra o solo da própria consciência, criando uma narrativa ímpar, de altíssima voltagem poética, que se afirma e se nega a si mesma sucessivamente. Não é por acaso que muitos acabaram vendo neste livro uma prefiguração das idéias de Freud acerca do inconsciente. O próprio Nietzsche, ao lê-lo pela primeira vez, escreveu a um amigo- ´A voz do sangue (como denominá-lo de outro modo?) fez-se ouvir de imediato e minha alegria não teve limites´."

Meus comentários:

Esse é um dos livros mais profundos que pode-se encontrar sobre a reflexão das condições humanas, sobre o descaso do homem pela própria humanidade, um livro profundo que trata das questões psicológicas humanas. O li a mais de 5 anos atrás, e comecei a reler essa incrível obra. O monólogo do livro, retrata com perfeição o comportamento humano, as suas mazelas, os seus interesses e ambições diante da realidade.

46 Respostas

thokk

Eu recomendo core java volume 1 e 2 edição 7, do escritor Cay S. Horsrmann - Gary Cornell

Muito bom livro!!!

Proteu_Alcebidiano

Tem um filme sobre esse livro, entitulado como “Notas do Subterrâneo”, mais informações dele aqui

Os dois livros que tenho em mãos agora:

O Ultimo teorema de fermat

Computação Quântica e Informação Quântica

Grinvon

Ressaltando um pouco.

Deixei claro que as recomendações não podem fazer referências a livros de TI em geral, pois é justamente um off-topic essa thread que criei, para criar um espaço onde pode todos recomendar outras literaturas que não sejam da informática.

:slight_smile:

Proteu_Alcebidiano

Grinvon:
Ressaltando um pouco.

Deixei claro que as recomendações não podem fazer referências a livros de TI em geral, pois é justamente um off-topic essa thread que criei, para criar um espaço onde pode todos recomendar outras literaturas que não sejam da informática.

:)

Bem, no meu caso, o primeiro é um relato histórico do teorema (insights históricos / matemáticos) e o outro é um livro de matemática aplicada (computação quantica = fisica-matematica, nada de TI). Ambos não falam de TI como nós falamos aqui no forum :wink:

t+

J

Como atirar vacas no precipício

diego2005

Pra quem gosta de formula 1 e teve o privilégio de ver o Ayrton, esse livro é muito bom:

http://www.americanas.com.br/prod/135489/BookStore?i=1

Vale a pena ler…é emocionante.

Proteu_Alcebidiano

esse aqui?

M

A Arte de Enganar Kevin Mitnick considero um dos melhores livros que já li,
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1346

assistam também o filme http://www.takedown.com/
muito bom !!!

thokk

Ok. um livro que não seja de ti… Os homens fazem sexo e as mulhres fazem amor. Minha noiva me indicou!!!

Livro bom e divertido!!!

J

esse aqui?

Esse mesmo…

Grinvon

Proteu Alcebidiano:
Grinvon:
Ressaltando um pouco.

:)

Bem, no meu caso, o primeiro é um relato histórico do teorema (insights históricos / matemáticos) e o outro é um livro de matemática aplicada (computação quantica = fisica-matematica, nada de TI). Ambos não falam de TI como nós falamos aqui no forum :wink:

t+

Sei, ciente, beijos :*

Proteu_Alcebidiano

o_O

Rafael_Nunes

Dos últimos que li e mais gostei:

:arrow:Cem anos de solidão / Do amor e outros demônios.
Ambos do Gabriel García Márquez. No melhor estilo de realismo mágico, com uma narrativa genial(não é atoa que ganhou o Nobel de literatura em 82).
:arrow:O visconde partido ao meio / Se um viajante numa noite de inverno(Ítalo Calvino). Também realismo mágico, não tem o mesmo encanto da narrativa do García Márquez, mas a imaginação do cara é muito legal.
:arrow:O pêndulo de Foucault(Umberto Eco). É uma leitura não tão fácil devido a erudição do autor, o mesmo de ‘O nome da rosa’. Mas a estória é muito boa, sem contar que faz ‘O código da vinci’ parecer redação de colégio.
:arrow:O falecido Mattia Pascal / Seis personagens em busca de um autor(Pirandello). Estórias e tramas muito bem elaboradas, mas o que mais me impressionou foi a facilidade que o autor consegue jogar com as sensações do leitor, sem contar que são clássicos do teatro italiano.
:arrow:O Pequeno Príncipe(A. Saint Exupéry). Meu livro de cabeceira. E livro de miss é o c***, é genial.

David

Alguns… :slight_smile:

O Nome da Rosa, Umberto Eco
O Pêndulo de Foucault, Umberto Eco
Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez
Crime e Castigo, Fiodor Dostoievski
O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago
Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago
Assim Falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche
Quando Nietzsche Chorou, Irvin D. Yalom
Musashi, Eiji Yoshikawa

maquiavelbona

Título: A Religiosa
Autor: Denis Diderot ( o mesmo criador da enciclopédia)

Sinopse:
O Sr. Diderot, depois de haver passado manhãs inteiras compondo cartas bem escritas, bem pensadas, bem patéticas, bem romanescas, gastava os dias estragando-as pela supressão, segundo os conselhos de sua mulher e de seus associados na safadeza, de tudo que tivessem de destacável, de exagerado, de contrário à extrema simplicidade e à derradeira verossimilhança; de modo que, se se apanhassem na rua as primeiras, ter-se-ia dito: “É belo, muito belo…” e se se tivessem apanhado as últimas, ter-se-ia dito: “É bem verdade…”. Quais são as boas? As que teriam talvez ganho a admiração? Ou as que deviam certamente provocar ilusão? “Eu me pus a fazer A Religiosa, e às três horas da manhã continuava absorvido. Vou de vento em popa. Não é mais uma carta, é um livro… Conterá coisas verdadeiras, patéticas, e só dependerá de mim que as tenha fortes também. Mas eu não me concedo o tempo. Deixo correr as idéias, que mal consigo dominar”. Diderot

jaboot

Título: 1984
Autor: George Orwell

Esse eu adorei. Puta livro, te faz pensar sobre várias coisas, como somos controlados. Por todos os aspectos.
Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_(livro)

Título: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell

Parece infantil, mas não é.
Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Animal_Farm

Título: O mundo assombrado pelos demônios
Autor: Carl Sagan

Vale a pena ler para acabar com certas descrenças e começar a acreditar mais no homem e na ciência. Pena que chega uma hora que o assunto parece se esgotar e o Carl Sagan continua escrevendo. Enche um pouco o saco.
Mais informações: http://www.comciencia.br/resenhas/carl.htm

Estava querendo ler cem anos de solidão… me parece muito bom

David

Três excelentes recomendações, balarini. Assino embaixo.

Z

Eu recomendo o Freakonomics. Não se trata de uma obra prima da literatura, como a maioria que já recomendados nesta thread, mas é um livrinho muito legal de ler. :smiley:

A

Putz, lendo essa thread fico até com vergonha do tão pouco que eu leio material não técnico ultimamente…

Bom, o último romance que eu li foi “Bartleby, o Escriturário” do Melville, que eu comentei aqui.

Agora estou lendo, e gostando bastante, do Engines of Logic, do Martin Davis. Acho que fica meio fora do escopo do que o Grinvou pediu, mas vou recomendar mesmo assim :wink:. É uma história da computação, mas não trata daquela chatice de teares a cartão, válvulas, máquina de Babbage, e outras histórias engenharescas. Ao invés disso, o Davis foca nas raízes lógicas da computação, desde o Leibnitz até o Von Neumman, passando por Boole, Frege, Hilbert, Russell, Gödel, e é claro, Turing. Outra coisa legal é que é um livro no estilo “divulgação científica”, evitando a prosa acadêmica cansativa. Por outro lado, não recomendaria para alguém que tem medo de fórmulas…

1112

Guia do Mochileiro das Galáxias, do Douglas Adams.

Também endosso as recomendações de 1984 e A Revolução dos Bichos.

bombbr

MATE ME POR FAVOR VOL.1
MATE ME POR FAVOR VOL.2
Legs Mcneil

Meus comentários:
Leitura obrigatória para amantes do rock, estes livros narram através de depoimentos de icones como iggy Pop, Nico, Joe Ramone, etc o surgimento do movimento punk.

Sinopse
Mate-me Por Favor: A História Sem Censura do Punk é a história definitiva e nunca antes contada sobre os anos 70 e a Blanc Generation. Narrando o nascimento do que hoje se chama punk, desde a Factory de Andy Warhol até o Max’s Kansas City nos anos 60 e 70, chegando ao Reino Unido nos anos 80, os autores, Legs McNeil e Gillian McCain, apresentam a explosiva história do mais incompreendido fenômeno pop. Fluentemente construído a partir de um coro de vozes, Mate-me Por Favor é uma história oral que possui todo o ritmo narrativo e a excitação de um romance. Em centenas de entrevistas com todos os personagens originais, incluindo Iggy Pop, Patti Smith, Dee Dee e Joey Ramone, Debbie Harry, Nico, Wayne Kramer, Danny Fields, Richard Hell e Malcolm MacLaren, penetra-se nos camarins e nos apartamentos para reviver o que começou nas entranhas de Nova York como uma pequena cena artística e se tornou um verdadeiro momento revolucionário do punk e sua morte nefasta.

O Livro Dos Códigos
Simon Singh

Meus comentários:
Não é um livro técnico sobre criptografia é um livro sobre a história da criptografia. Porém ao ler este livro adquire-se muito conhecimento sobre o assunto.

Sinopse
Este livro traça o fascinante desenvolvimento da criptografia desde a espionagem militar na Grécia antiga às modernas cifras de computador, revelando como a notável ciência da criptografia modificou o curso da história. Além de claras demostrações matemáticas, linguísticas e tecnológicas de vários tipos de códigos, traz ilustrações das personalidades que estavam por trás deles - heróis e vilões.

Boa leitura a todos…

Ótimo tópico!!!

A

O Mate-me por favor é essencial para quem gosta de punk, endosso a recomendação. Eu só queria confirmar uma coisa, esses vol1 e vol2 são uma divisão que a editora fez para poder lancar como pocket book, não é? Eu tenho a edição, mais antiga, da L&PM (com capa laranja colete salva-vidas) e acho que tem o mesmo conteúdo.

jmp

Nao é um livro, mas eu estou tentando escrever um livro (não sobre computação) e acho que escrever um livro é uma coisa legal a se fazer na vida ao menos uma vez.

[]s

plentz

3 que não li ainda (temuma pilha na frete), mas ouvi comentários super a favor deles.

saoj

jaboot

saoj, acho que não era para colocar livros técnicos… acho que era mais pra literatura e auto-ajuda

bombbr

Sim, o Vol 1 + Vol 2 contém o mesmo conteúdo desta outra edição que citou.

David

plentz:
3 que não li ainda (temuma pilha na frete), mas ouvi comentários super a favor deles.
Diego, de Richard Dawkins eu li O Relojoeiro Cego e O Gene Egoísta. Excelentes. Vou dar uma olhada nesse The god delusion depois.

fmeyer

Ótimo livro ainda estou lendo

Encontrei algumas respostas sobre marketing na web que a tempos eu estava procurando

Esse livrinho eu li entre minhas viagens e esperas nos aeroportos, muito interessante e um tanto quanto scary

F

Olá,

Segue a minha dica.

Titulo: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Publicacao: 1937

Sinopse: Um clássico do gênero, foi publicado em 1937. Com dicas simples, mostra como melhorar sua comunicação com as pessoas tanto no âmbito profissional como nas relações de amizade e amor.

Um dos livros de auto-ajuda mais lidos do mundo…na edicao que eu tenho diz que o livro foi traduzido para quase todos idiomas e tem mais de 40 milhoes de copias vendidas.
Segundo alguns autores é um dos pais dos livros de auto-ajuda.

]['s

Z

fabgp2001:

Uma das virtudes desse livro é que ele foi escrito pra ser um bom livro e não apenas um livro que vende muito, que é o que acontece muito hoje em dia com livros de auto-ajuda (…Pai Rico Pai Pobre, Monge e o Executivo, etc.).

Dale Carnegie é um mestre em relações pessoais e conseguiu passar isso muito bem pro livro, que apesar de ter sido escrito há muito tempo atrás ainda se mantém moderno.

Leitura indispensável do vendedor de picolé ao alto executivo de empresa.

Rafael_Nunes

Eu já comecei uns dois e parei, mas idéias não faltam. Um dia eu chego lá também. Também acho que deve ser sensacional ver um livro seu publicado.

J

Guia do Pão Duro I e II, principalmente pra quem tinha ou tem namorada gastadora, heheheheh.

smota

:shock: - Como o pessoal aqui é meio eclético vou fazer minhas indicações de anestésicos para a mente, nada de auto-ajuda nem reflexões profundas de temas profundos ou polêmicos (ou não - se quiser pode discutir muita coisa com eles, mas também pode ser divertir com a viagem), histórias boas de se ler e bem narradas.

Meu primeiro nome nesse quesito é Bernard Cornwell, autor da trilogia sobre o rei Arthur e da série de aventura de Sharpe.

(nessa mesma linha mas ambientado na história do imperador Júlio César veja a série The Emperor ou O Imperador - o problema dessa é que a Record esqueceu de publicar o quarto volume :? )

Todos esses com descrições de batalhas épicas muito legais de se ler.

Admirável mundo novo eu considero obrigatório.

Isaac Asimov também agrada em ficção, principalmente pra quem viu o filme o livro Eu, robô é uma agradável surpresa (pq ele é muuuito mais que o filme).

E finalmente Ken Follet é muito bom de se ler (dinâmico, não previsível, etc.), posso recomendar o Voo da Vespa e Código Explosivo.

[]s

thokk

Fortaleza Digital, um livro que gostei, mas que foge da realidade do mundo da informação e da tecnologia. Mas gostei do tipo de trama e o desenrolar da história!

pcalcado

Preguiça d erecomendar bons livros, muitas indicações boas já na lsita.

O que estou lendo:

O que é isso, Companheiro?
Fernando Gabeira

• Muito bom. Adoro narrativas sobre a ditadura e este livro consegue ser crítico de si mesmo.

Alberto Caeiro - Poesia
Fernando Pessoa

• Fantástica ode ao não-pensar, uma chamada à realidade das cousas.
faq

Don Quixote de La Mancha.

dreamspeaker

A Longa Jornada (Richard Adams).

Conhecido também como Watership Down

G

Fala ae galera, nossa me senti meio por fora heheh
poucos livros recomendados eu já tinha ouvido falar, pretendo dar uma checada nesses q não conheço : )

Minha recomendação é a série A Torre Negra de Sthepen King, estou lendo (vagarosamente por causa de trabalho) o 4º volume, são 7.
Vamos a eles:
1º A Torre Negra - O Pistoleiro
2º A Torre Negra - A Escolha dos Três
3º A Torre Negra - As Terras Devastadas
4º A Torre Negra - Mago e Vidro
5º A Torre Negra - Lobos de Calla
6º A Torre Negra - Canção de Susannah

O 7º se não me engano ainda não foi lançado…
Também recomendo livros de lógica e enigmas p/ quem gosta, tenho o “Enigma de Sherazad”, mas tenho que ver o nome e autores corretos, se não me engano é uma série de 3 livros.
Quem gosta de Terror, procurar pelos livros de H.P. Lovrecraft
E como já foi tocado no assunto de finanças (namoradas q gastam muito rss) recomendo “Pai Rico Pai Pobre” de Robert T. Kiyosaki & Sharon L. Lechter

Abraços,
Gustavo H.

dbispo

Livros que li e recomendo:

1 - Crime & Castigo (Dostoiévski)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_e_Castigo - Muito bom!

2 - Germinal (Zola)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emile_Zola#Germinal - Ótimo também

3 - O Estrangeiro (Camus)
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_estrangeiro - livrinho estranho… muito bom!

Sei q alguns podem já ter sido citados, mas são mesmo muito bons!

[]'s

jmp

ZehOliveira:
fabgp2001:

Uma das virtudes desse livro é que ele foi escrito pra ser um bom livro e não apenas um livro que vende muito, que é o que acontece muito hoje em dia com livros de auto-ajuda (…Pai Rico Pai Pobre, Monge e o Executivo, etc.).

Não conheço ese livro, mas Pai Rico Pai Pobre e Monge e o Executivo são livro EXTREMAMENTE comerciais, baseados em paletras e treinamento de coaching.

Mais comercial que isso só os livros do Trump.

Z

Acho que na época que o Dale Carnegie escreveu “como fazer amigos e…” ainda não havia nem essa história de “treinamento de coaching”. :smiley:

É um ótimo livro, é auto-ajuda de verdade, não é esses vendedores de ilusões que existem por aí (pai rico, monge e o executivo…).

Eu, particulamente, tenho muita raiva de pai rico pai pobre. Considero o pior livro que já comprei…

G

Boa tarde galera,

ae ZehOliveira , vc poderia explicar melhor pq odiou tanto Pai Rico Pai Pobre?

Abraços

Gustavo Henrique

ps.: não to te cutucando não só quero saber mesmo, p/ comparar com as minhas opiniões, etc… :smiley:

F

ZehOliveira:
É um ótimo livro, é auto-ajuda de verdade, não é esses vendedores de ilusões que existem por aí (pai rico, monge e o executivo…).

Eu, particulamente, tenho muita raiva de pai rico pai pobre. Considero o pior livro que já comprei…

Eu gosto dos dois e nao temos como compara-los. Um é para relacionamento com pessoas, como ser uma pessoa que sabe influencar as outras, e olha o livro nao é so balela como muitos por ai.
Ja Pai Rico Pai Pobre fala sobre financas nada a ver com o outro.

]['s

Z

<mode=“jabah”>
Eu escrevi uma análise do livro aqui.

P

Olá, espero que todos estejam bem.

O livro Pai Rico, Pai Pobre pode até ser uma obra puramente comercial, porém seus “ensinamentos” são pertinentes. Puxa-saquismo à parte, eu gostaria de

1) Ter lido ele antes;

2) Ter me casado com alguém que o leu e/ou pratica o que ele prega.

Não acho o Robert Kyosak(?) o dono na verdade, mas se muitos de nós tivessemos tido educação financeira desde cedo, poderíamos nem estar ricos, mas estariamos melhores, financeiramente falando…

Como o thread pede que cada um indique um bom livro não técnico, minha dica por hora é esta:

Dinheiro, os segredos de quem tem
Gustavo Cerbasi
Editora Gente

[Só vou ficar devendo o link. Ah, larga de ser preguiçoso, copia o título dele e procura você! Feio! :lol:

Aquele abraço e boa leitura!

Criado 27 de outubro de 2006
Ultima resposta 2 de nov. de 2006
Respostas 46
Participantes 26