RECOMENDADOS - Recomende você também um livro!

Bom, tirando um pouco os temas de internet, Java, TI e computação em geral, vamos aqui debater ou melhor… sugerir obras importantes escritas por escritores de qualquer parte do planeta.

Recomende você também a sua leitura; um livro que você gostou e acha interessante recomendar, pode ser qualquer tema (desde que não seja nada haver com informática especificamente).

De preferência siga o padrão que adotei para ficar mais organizado. :wink:

&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt&lt&gt

Para começar irei recomendar esse aqui:

Título: Memórias do Subsolo.

Autor: Fiodor Dostoiévksi

Ano de Publicação (em russo):: 1863

Editora: Editora 34

ISBN: 8573261854

Sinopse:

"Escrito na cabeceira de morte de sua primeira mulher, numa situação de aguda necessidade financeira, ´Memórias do subsolo´ condensa um dos momentos mais importantes da literatura ocidental, reunindo vários temas que reaparecerão mais tarde nos últimos grandes romances do escritor russo. Aqui ressoa a voz do ´homem do subsolo´, o personagem-narrador que, à força de paradoxos, investe ferozmente contra tudo e contra todos- contra a ciência e contra a superstição, contra o progresso e contra o atraso, contra a razão e a desrazão-; mas investe, acima de tudo, contra o solo da própria consciência, criando uma narrativa ímpar, de altíssima voltagem poética, que se afirma e se nega a si mesma sucessivamente. Não é por acaso que muitos acabaram vendo neste livro uma prefiguração das idéias de Freud acerca do inconsciente. O próprio Nietzsche, ao lê-lo pela primeira vez, escreveu a um amigo- ´A voz do sangue (como denominá-lo de outro modo?) fez-se ouvir de imediato e minha alegria não teve limites´."

Meus comentários:

Esse é um dos livros mais profundos que pode-se encontrar sobre a reflexão das condições humanas, sobre o descaso do homem pela própria humanidade, um livro profundo que trata das questões psicológicas humanas. O li a mais de 5 anos atrás, e comecei a reler essa incrível obra. O monólogo do livro, retrata com perfeição o comportamento humano, as suas mazelas, os seus interesses e ambições diante da realidade.

Eu recomendo core java volume 1 e 2 edição 7, do escritor Cay S. Horsrmann - Gary Cornell

Muito bom livro!!!

Tem um filme sobre esse livro, entitulado como “Notas do Subterrâneo”, mais informações dele aqui

Os dois livros que tenho em mãos agora:

O Ultimo teorema de fermat

Computação Quântica e Informação Quântica

Ressaltando um pouco.

Deixei claro que as recomendações não podem fazer referências a livros de TI em geral, pois é justamente um off-topic essa thread que criei, para criar um espaço onde pode todos recomendar outras literaturas que não sejam da informática.

:slight_smile:

[quote=Grinvon]Ressaltando um pouco.

Deixei claro que as recomendações não podem fazer referências a livros de TI em geral, pois é justamente um off-topic essa thread que criei, para criar um espaço onde pode todos recomendar outras literaturas que não sejam da informática.

:)[/quote]

Bem, no meu caso, o primeiro é um relato histórico do teorema (insights históricos / matemáticos) e o outro é um livro de matemática aplicada (computação quantica = fisica-matematica, nada de TI). Ambos não falam de TI como nós falamos aqui no forum :wink:

t+

Como atirar vacas no precipício

Pra quem gosta de formula 1 e teve o privilégio de ver o Ayrton, esse livro é muito bom:

http://www.americanas.com.br/prod/135489/BookStore?i=1

Vale a pena ler…é emocionante.

esse aqui?

A Arte de Enganar Kevin Mitnick considero um dos melhores livros que já li,
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1346

assistam também o filme http://www.takedown.com/
muito bom !!!

Ok. um livro que não seja de ti… Os homens fazem sexo e as mulhres fazem amor. Minha noiva me indicou!!!

Livro bom e divertido!!!

esse aqui?[/quote]

Esse mesmo…

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=Grinvon]Ressaltando um pouco.

Deixei claro que as recomendações não podem fazer referências a livros de TI em geral, pois é justamente um off-topic essa thread que criei, para criar um espaço onde pode todos recomendar outras literaturas que não sejam da informática.

:)[/quote]

Bem, no meu caso, o primeiro é um relato histórico do teorema (insights históricos / matemáticos) e o outro é um livro de matemática aplicada (computação quantica = fisica-matematica, nada de TI). Ambos não falam de TI como nós falamos aqui no forum :wink:

t+[/quote]

Sei, ciente, beijos :*

o_O

Dos últimos que li e mais gostei:

:arrow:Cem anos de solidão / Do amor e outros demônios.
Ambos do Gabriel García Márquez. No melhor estilo de realismo mágico, com uma narrativa genial(não é atoa que ganhou o Nobel de literatura em 82).
:arrow:O visconde partido ao meio / Se um viajante numa noite de inverno(Ítalo Calvino). Também realismo mágico, não tem o mesmo encanto da narrativa do García Márquez, mas a imaginação do cara é muito legal.
:arrow:O pêndulo de Foucault(Umberto Eco). É uma leitura não tão fácil devido a erudição do autor, o mesmo de ‘O nome da rosa’. Mas a estória é muito boa, sem contar que faz ‘O código da vinci’ parecer redação de colégio.
:arrow:O falecido Mattia Pascal / Seis personagens em busca de um autor(Pirandello). Estórias e tramas muito bem elaboradas, mas o que mais me impressionou foi a facilidade que o autor consegue jogar com as sensações do leitor, sem contar que são clássicos do teatro italiano.
:arrow:O Pequeno Príncipe(A. Saint Exupéry). Meu livro de cabeceira. E livro de miss é o c***, é genial.

Alguns… :slight_smile:

O Nome da Rosa, Umberto Eco
O Pêndulo de Foucault, Umberto Eco
Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez
Crime e Castigo, Fiodor Dostoievski
O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago
Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago
Assim Falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche
Quando Nietzsche Chorou, Irvin D. Yalom
Musashi, Eiji Yoshikawa

Título: A Religiosa
Autor: Denis Diderot ( o mesmo criador da enciclopédia)

Sinopse:
O Sr. Diderot, depois de haver passado manhãs inteiras compondo cartas bem escritas, bem pensadas, bem patéticas, bem romanescas, gastava os dias estragando-as pela supressão, segundo os conselhos de sua mulher e de seus associados na safadeza, de tudo que tivessem de destacável, de exagerado, de contrário à extrema simplicidade e à derradeira verossimilhança; de modo que, se se apanhassem na rua as primeiras, ter-se-ia dito: “É belo, muito belo…” e se se tivessem apanhado as últimas, ter-se-ia dito: “É bem verdade…”. Quais são as boas? As que teriam talvez ganho a admiração? Ou as que deviam certamente provocar ilusão? “Eu me pus a fazer A Religiosa, e às três horas da manhã continuava absorvido. Vou de vento em popa. Não é mais uma carta, é um livro… Conterá coisas verdadeiras, patéticas, e só dependerá de mim que as tenha fortes também. Mas eu não me concedo o tempo. Deixo correr as idéias, que mal consigo dominar”. Diderot

Título: 1984
Autor: George Orwell

Esse eu adorei. Puta livro, te faz pensar sobre várias coisas, como somos controlados. Por todos os aspectos.
Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_(livro)

Título: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell

Parece infantil, mas não é.
Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Animal_Farm

Título: O mundo assombrado pelos demônios
Autor: Carl Sagan

Vale a pena ler para acabar com certas descrenças e começar a acreditar mais no homem e na ciência. Pena que chega uma hora que o assunto parece se esgotar e o Carl Sagan continua escrevendo. Enche um pouco o saco.
Mais informações: http://www.comciencia.br/resenhas/carl.htm

Estava querendo ler cem anos de solidão… me parece muito bom

Três excelentes recomendações, balarini. Assino embaixo.

Eu recomendo o Freakonomics. Não se trata de uma obra prima da literatura, como a maioria que já recomendados nesta thread, mas é um livrinho muito legal de ler. :smiley:

Putz, lendo essa thread fico até com vergonha do tão pouco que eu leio material não técnico ultimamente…

Bom, o último romance que eu li foi “Bartleby, o Escriturário” do Melville, que eu comentei aqui.

Agora estou lendo, e gostando bastante, do Engines of Logic, do Martin Davis. Acho que fica meio fora do escopo do que o Grinvou pediu, mas vou recomendar mesmo assim :wink:. É uma história da computação, mas não trata daquela chatice de teares a cartão, válvulas, máquina de Babbage, e outras histórias engenharescas. Ao invés disso, o Davis foca nas raízes lógicas da computação, desde o Leibnitz até o Von Neumman, passando por Boole, Frege, Hilbert, Russell, Gödel, e é claro, Turing. Outra coisa legal é que é um livro no estilo “divulgação científica”, evitando a prosa acadêmica cansativa. Por outro lado, não recomendaria para alguém que tem medo de fórmulas…