Reconhecendo letras em imagens

Boa noite,

Preciso montar um programa e gostaria de algumas indicações de vocês, pois estou perdido em como realiza-lo.

O objetivo do mesmo é possibilitar o reconhecimento das letras “A” e “D” em uma imagem e preencher cada uma com uma cor diferente.

Até onde implementei meu código, estou fazendo o seguinte:

• Filtro de mediana utilizando um kernel 3x3 para remover o efeito salt and pepper;
  • Irei utilizar Floodfill para preencher o conteúdo do componente conexo, uma vez que esse for reconhecido;

Agora minha dúvida é exatamente em como possibilitar o reconhecimento dessas letras, uma vez que as duas possuem a mesma cor, impossibilitando o uso de Floodfill dentro de uma condicional para colorir as letras.

Imagem de exemplo:
http://img534.imageshack.us/img534/1166/letras.png

Qualquer indicações de como proceder é muito bem-vinda.
Muito obrigado.

Como ninguem respondeu seu tópico ainda, vou dizer o seguinte.

Cara…na real não sei fazer isto, talvez porque ainda não tenha necessitado.

O que sei é que talvez vc tenha que construir alguma coisa parecida com um tipo de inteligencia artificial; vc terá que relacionar as letras com o que vc encontrar na imagem. Exemplo: imagine a seguinte tabela.

±------±---------------------±---------------------±----------------------+
| A | possível imagem 1 | possível imagem 2 | possível imagem … |
±------±---------------------±---------------------±----------------------+

Onde “possível imagem” seria fragmentos da imagem que vc considera como letra no caso a letra A. Esta tabela seria a inteligencia do seu software, quando o mecanismo detectar uma àrea observável ele teria que verificar nesta tabela se a àrea é compatível (em %) com alguma coluna “possível imagem” se for o componente poderá concluir a letra correspondente.

Espero ter ajudado.

flws

Não me lembro ao certo o nome dos algoritmos ou as pessoas que criaram, mas da uma pesquisada no google sobre detecção de borda em imagem.

Vou olhar depois aqui nos meus cadernos e anotações e se encontrar algo posto novamente

[quote=dambros]Boa noite,

Preciso montar um programa e gostaria de algumas indicações de vocês, pois estou perdido em como realiza-lo.

O objetivo do mesmo é possibilitar o reconhecimento das letras “A” e “D” em uma imagem e preencher cada uma com uma cor diferente.

Até onde implementei meu código, estou fazendo o seguinte:

• Filtro de mediana utilizando um kernel 3x3 para remover o efeito salt and pepper;
  • Irei utilizar Floodfill para preencher o conteúdo do componente conexo, uma vez que esse for reconhecido;

Agora minha dúvida é exatamente em como possibilitar o reconhecimento dessas letras, uma vez que as duas possuem a mesma cor, impossibilitando o uso de Floodfill dentro de uma condicional para colorir as letras.

Imagem de exemplo:
http://img534.imageshack.us/img534/1166/letras.png

Qualquer indicações de como proceder é muito bem-vinda.
Muito obrigado.[/quote]

Procure por: algoritmos genéticos

Nesse link tem um tutorial usando Java.
http://professor.webizu.org/ga/