Reconhecer curso tecnólogo no exterior

Pessoal, estou terminando meu curso (tecnólogo) e penso em mudar para o Canadá. Vocês sabem me dizer se cursos tecnólogos são reconhecido como curso superior lá? (ou em outros países) e se for, será que é muito difícil conseguir esse reconhecimento?

Ola!

Uma das coisas melhores (e piores) coisas da nossa area eh justamente a flexibilidade!!!

No Canada, por exemplo, qualquer um pode trabalhar na area de sistemas (igual no Brasil) contanto
que necessariamente tenha os conhecimentos necessarios. Veja que escrevi “necessariamente”. Porque?
Porque la dificilmente alguem vai ocupar um cargo de Desenvolvedor Java sem saber direito o que eh Java!
(algo que ocorre no Brazil com alta frequencia). Se tiver mais duvidas me contate! Veja:

http://www.cicic.ca/en/professions.aspx?sortcode=2.19.21&prof=2162

[]'s

Pro seu diploma valer no outro país, precisa ser co-validado por uma universidade de lá, e vice-versa.

Várias universidades do país possuem acordos com universidades estrangerias e chegam até a mudar as disciplinas pra conseguir a co-validação. Você teria de verificar com a sua instituição se elas possuem esse tipo de acordo.

Mas, como o colega acima disse, não é necessário diploma pra exercer a profissão no Canadá, da mesma forma que acontece no Brasil.

Marcos, existe um orgao do governo que faz isso.
Aqui na NZ e’ chamado NZQA (New Zealand Qualifications Authority) e eles fazem esse tipo de validacao.

No Canada parece ser provincial:
http://www.cicic.ca/404/recognition-of-professional-qualifications.canada

Acredito que isso seja em qualquer pais.

Provavelmente ao chegar lá vão pedir para você fazer um teste e pronto.

Talvez você não consiga fazer uma pós até seu diploma ser reconhecido por uma facul lá.

Mas o processo é longo.

Ola,

Entao, depende do que voce quer fazer, como apontado pelos camaradas acima. Trabalhei em Toronto
por algum tempo e posso lhe dar algumas informacoes. Se voce quer fazer mestrado/doutorado, entao
necessariamente precisa validar seu diploma. Dai o processo depende de cada pais e, no caso, no Canada,
de cada provincia. De qualquer forma, como ja observado, o processo costuma ser longo e burocratico.
As vezes eh necessario cursar algumas disciplinas, fazer provas, etc. Ja para trabalhar, normalmente eh necessario
somente a validacao consular do seu diploma, tanto pelo MRE quanto pelo consultado do pais onde voce quer trabalhar.
E depois disso uma traducao notarized por um tradutor daquele pais. Normalmente eles pedem isso devido ser um documento
necessario para obter o work permit, alem de outras coisas mais. Anyway, minha sugestao: pesquise sobre o processo
de imigracao para o Canada. Melhor ainda, se voce tiver grana, va para la como estudante, para um curso de Ingles
de no minimo (se nao me engano) menos 6 meses, dai voce recebe permissao para trabalhar legalmente part-time e
full-time nas ferias. Nem pense em trabalhar de forma ilegal. Voce pode ser expulso (e com toda razao) de la. Nesse
meio tempo, se voce for um bom profissional, nao eh dificil encontrar uma empresa disposta a lhe dar o work-permit e,
paralelamente, voce da entrada no processo de imigracao. O Canada eh um dos melhores paises do mundo para se viver.
O povo, saude, educacao, transportes, seguranca, oportunidades. Realmente eh um pais de primeiro mundo. Para o Brasil
chegar nesse nivel (se chegar algum dia, o que eu duvido) ainda faltam uns 1000 anos de evolucao. De fato soh nao estou
la agora porque felizmente ocorreu, como podemos chamar, uma grande mudanca nos meus planos (vide minha Sra. ao lado)
e agora estou no Leste Europeu. Um novo mundo, nova cultura, nova linguagem. Amo isso aqui :slight_smile: Se tiver mais questoes,
eh soh dizer.

[ ]'s

Obrigado pelas informações pessoal. Na verdade, meu curso é bacharel e eu estava pensando em transferir para um tecnologo para adiantar as coisas. Mas enfim, terminei ele e vou pesquisar mais sobre possíveis mudanças.