Boa noite amigos, estou elaborando um projeto no qual o sistema devera reconhecer fotos, gostaria de saber se alguém pode me ajudar com algumas ideias ?
Exemplo, o sistema possuirá uma pasta com diversas fotos de pessoas, em seguida é passado para o sistema uma nova foto, o mesmo devera reconhecer esta pessoa.
Qual api utilizar no reconhecimento ?
Desde já agradeço a atenção de todos.
Forte abraço.
Vc precisa estudar redes neurais e então treinar a rede que você escolheu e implementou. Assim ela vai “aprender” a reconhecer a face que for mostrada para ela.
Agora, se você não tem noção nem por onde começar, acho melhor você parar e ir estudar um pouco. Eu sinceramente não sou a melhor pessoa para falar de IA pq a única coisa que já fiz na área foi implementar um perceptron de 1 neurônio e isso faz tempo (foi na graduação). Na verdade, não sei nem se existem outras técnicas para reconhecimento de imagem. Enfim, dá uma olhada aqui: www.google.com.br/search?q=java+neural+networks
[]'s
Esse desafio ainda é tema de teses de mestrado e doutorado.
Você terá que estudar várias coisas para cumpri-lo:
- Métodos de extração de características: não dá para simplesmente jogar uma imagem inteira para a rede neural. A dimensionalidade é muito grande, você levará anos e milhões de fotos para treinar a rede assim. O importante então é extrair características relevantes;
- Técnicas de processamento de imagens: Necessárias para te auxiliar na segmentação;
- Classificadores (entre eles as Redes Neurais, Knn, Svm, etc).
- Alguma API que te ajude na tarefa, como a OpenCV (em Java, existe um port dele chamado JavaCv).
Espero que suas fotos sejam tiradas em ambiente controlado e com restrições. Por exemplo, com as pessoas sempre perfeitamente de frente para a câmera, em algum tipo de estúdio. Que homens estejam na mesma condição de barba e cabelo, mulheres sem adereços e muita pintura, etc. Caso contrário, o trabalho será realmente desafiador. Estamos bem longe de fazer o que o CSI faz, não é à toa que ainda não temos algorítmos que fazem marcações automáticas de fotos em redes sociais.
Bom dia amigos, muito obrigado pela atenção.
ViniGodoy, sim as fotos serão tiradas em ambientes controlados, vou dar uma boa estudada neste assunto, qualquer novidade posto aqui para que sirva de ajuda para outras pessoas
com a mesma dificuldade, se mais alguém puder me ajudar com alguma dica de qual seria a api mais adequada agradeço.
Desde já agradeço a atenção de todos.
abraço.
[quote=ViniGodoy] não é à toa que ainda não temos algorítmos que fazem marcações automáticas de fotos em redes sociais.
[/quote]
Como não? Eu estou um pouco afastado das redes sociais, mas lembro que o orkut já marcava as fotos quando fazia upload. Acho que eles não desativaram isso.