Recorrências

Alguém conhece algum livro que explique recorrências “para dummies”?

A estratégia de adivinhe a solução e depois prove que eu vejo em aula não está sendo muito eficiente, pois as possiblidades de solução são infinitas e minha borracha é finita :?

Se eu não passar em algoritmos nesse semestre sou expulsa do mestrado :cry:

Puxa, estou precisando fazer uns cursos (faz 20 anos que saí da faculdade e mais anos ainda que não vejo fórmulas - nas matérias de Economia de Empresas, há uns 18 anos atrás, eu vi algumas fórmulas, mas elas eram altamente cozinhadas…).

Este PPT não deve ajudar muito porque ele usa exatamente a tal estratégia:

www.cse.msstate.edu/~bridges/cs8833/2004/lecture04.ppt

Oi Bani,

Também não gosto muito da estratégia adivinhe a solução e depois prove, parece que tem um certo ar de “trapaça” :stuck_out_tongue:

Não sou profundo conhecedor do assunto, e as únicas estretégias que conheço são as apresentadas no Cormen, mas as duas com as quais tenho mais afinidade são a construção da árvore de recorrência e a outra (não lembro o nome técnico dela) na qual você expande a fórmula umas 3 ou 4 vezes a fim de “enxergar” a cara da solução final.

O problema é que nem sempre os problemas são bem comportados e às vezes é bem trabalhoso aplicar uma destas duas estratégias, sendo muito mais fácil provar que uma solução é válida (partindo do pressuposto que você conheça a solução mas não saiba desenvolver a recorrência até chegar a ela). Mas, mesmo com as desvantagens, acredito que esses dois métodos que citei foram praticamente os únicos que eu usei nas disciplinas de algoritmos, evitando sempre ao máximo o uso do “adivinhe e prove”.

[quote=Bani]Alguém conhece algum livro que explique recorrências “para dummies”?

A estratégia de adivinhe a solução e depois prove que eu vejo em aula não está sendo muito eficiente, pois as possiblidades de solução são infinitas e minha borracha é finita :?

Se eu não passar em algoritmos nesse semestre sou expulsa do mestrado :cry:
[/quote]

Serve esse?

:wink:

T+