Recuperação de fotos (2 transparencias)

6 respostas
Luiz_Augusto_Prado

Olá pessoal do GUJ!
Hoje na faculdade um amigo da matemática me perguntou se existe algum software ou algotítmo que recupere 2 fotos que se mesclaram em uma.
Aparentemente foram feitas 2 transparencias e um pedaço de uma se sobrepos a outra.
Um exemplo é mostrado na imagem.
Eu conseguiria recuperar se tiver pelo menos uma das fotos originais, mas ele não tem nenhuma delas.
Talvez seja possivel recuperar ambas porque uma das fotos é noturna e outra foi feita de dia.
Alguem saberia me dizer se existe algum software ou algoritmo para isso?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

6 Respostas

JAVADRIANO

Acredito que seja possivel de fazer utilizando o photoshop… tem a ferramenta clone que clona uma parte da imagem para sobrepor uma outra, claro, com isso perderia alguns detalhes das imagens

E

Bom, se você somou 2 imagens (A + B = C) e só tem o valor C, não A nem B, acho difícil recuperar algum dos valores de A ou B com precisão.

pablosaraiva

Tem como você mandar a imagem com uma qualidade um pouco melhor?

Acredito que tenha como.

Luiz_Augusto_Prado

Olá JAVADRIANO e entanglement!

Obrigado JAVADRIANO! O clone do photoshop me obrigaria a repintar as fotos manualmente. Trabalho que gostaria de evitar. É uma boa solução se falassemos de foto rara ou antiga. Acredito que no caso das fotos dele, por se tratar de monumentos, é mais barato bater outras fotos.

Obrigado entanglement! Concordo com o que diz. Mas o fato de as fotos terem sido feitas em luminozidades diferentes pensei na possiblilidade que as diferenças entre os brilhos permitissem destacar os volumes e consequentemente as cores de cada uma das fotos.

Luiz_Augusto_Prado

Olá pablosaraiva!

Não tenho as fotos comigo.
Por que acha que é possivel recupera-las?
Vc utiliza algum software?

pablosaraiva

Algum usuário habilidoso do photoshop, gimp etc. pode ser capaz de recuperar.

A minha abordagem seria outra. Eu queria dar uma olhada no histograma das duas imagens e no histograma da interseção. Acho que talvez seja possível desenvolver um software para separar as imagens.

Quanto mais pixels, melhor. :slight_smile:

Criado 18 de novembro de 2009
Ultima resposta 18 de nov. de 2009
Respostas 6
Participantes 4