Recuperando data do ÚLTIMO ACESSO de um arquivo txt

4 respostas
O

Pessoal é o seguinte, estou tentando recuperar a data em que o arquivo foi acessado pela última vez, ou seja, aquele item “Acessado em:…” presente nas propriedades do arquivo. Eu estava usando o lastModified(), mas depois percebi que este traz somente a data da ultima modificação. Também procurei algo na API mas não há nada que me retorne isso. Alguém tem alguma idéia?

Aguardo alguma ajuda…

Valeu!!!

4 Respostas

T

O último acesso pode ser obtido listando-se o diretório contendo o arquivo, e pegando a data e hora. É um bocadinho trash pro meu gosto, principalmente porque o formato da listagem depende das suas configurações (Windows em inglês != Windows em português, por exemplo). Por exemplo:

dir /ta

O

Eu estou precisando da data de ultimo acesso DO ARQUIVO TXT e não do diretório… eu não entendi muito bem sua idéia thingol, desculpa.

O que acontece é o seguinte… os arquivos que meu código está lendo chegam em um determinado diretório numa determinada DATA e ficam ali intocáveis até o sistema efetuar alguma operação sobre os mesmos. Eu preciso desta DATA, quando eles chegam ali no diretório, ou seja, a data de ULTIMO ACESSO (Acessado em:…)

É isso… espero que eu tenha explicado melhor agora…

HEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLPPPPPPPPPP… hehehe

Qualquer luz será muito bem vinda… Valeu!!!

T

É assim:

Abra uma linha de comando (Command Prompt ou DOS)

Vá até o diretório onde ficam esses tais arquivos-texto

cd /d “o tal diretório onde ficam os arquivos texto”

Use o comando “dir” para listar o tal arquivo que você quer ver a data de última modificação dele.

dir abcdef.txt

A seguir, veja se o comando dir lista a data de último acesso dele:

dir /ta abcdef.txt

Se ele listar corretamente, então você pode usar a saída do comando dir para obter a data de último acesso.

Veja que isso não é muito confiável - pode ter exatidão de 1 hora ou de 1 dia, dependendo do filesystem e da versão do Windows, sem contar a “system policy” que pode, dependendo de sua configuração, não atualizar as datas de último acesso para acelerar o acesso aos arquivos.

T

Outra coisa… não dá para confiar muito na data de último acesso se esses arquivos forem regularmente backupeados. Os programas de backup normalmente mexem na data de último acesso, porque obviamente eles têm de ler o arquivo para fazer backup deles :stuck_out_tongue:

Criado 23 de janeiro de 2008
Ultima resposta 23 de jan. de 2008
Respostas 4
Participantes 2