Recuperar e transformar - arquivo binário para Jpg

Olá galera do GUJ.
Sou iniciante em Java, porém a dúvida é de desenvolvedor avançado.
Aqui no estágio da faculdade usamos um ERP chamado RM da Totvs. No cadastro do aluno temos a opção de tirar a foto por uma webcam. Até agora ok.
O banco de dados utilizado é o SQL server e as imagens são armazenadas no formato binary.
Temos um sistema de gerenciamento de cartões dos alunos e funcionários e temos que implementar um metódo onde ele pega essa foto que está em binary e transforme em jpg ou algum formato de imagem.

Alguém já passou por uma situação semelhante?

Desde já agradeço a ajuda e as informações que serão postadas!

Até logo.

vc quer pegar o binario e transformar em jpg ou só exibir a imagem? se for isso não é tão complexo, ja fiz algo, deve ter um post meu em algum lugar, perae.

Então quero pegar o binário e transformar ele em Jpg.

pera o binario como array de bytes e faz:

// imagem na memoria
Image img = ImageIO.read(seuArrayDeBytesDoBinarioQueNaVerdadeEhUmaImagem);

// imagem no arquivo
ImageIO.write(seuArrayDeBytesDoBinarioQueNaVerdadeEhUmaImagem,new FileOutputStream("nomeDoArquivo.jpg"),"JPG");

dá uma olhada nisso: http://markmail.org/message/223r7kijqxbkhjxo

vê se te ajuda.

Não existe um formato de imagem chamado “Binary”. Binary significa que os dados brutos da imagem foram gravados no banco e esses dados podem estar no formato JPG, GIF, BPM, TIFF ou qulaquer outro. Se você não souber que formato está lá, fica difícil ler a imagem e depois converte-la.

Se você já consegue ler e transforma-la num BufferedImage, então, use o ImageIO.write para salvar a imagem no formato que quiser.

Obrigado a todos pela colaboração!

markin1, ViniGodoy e dyorgio principalmente, sua dica foi fundamental.

:smiley:

Olá pessoal, bom dia.

Não tenho nenhum conhecimento avançado em Java e achei este tópico do fórum pesquisando no Google.
Explico abaixo como cheguei até aqui.