Recuperar Objeto pelo JSON

Estou com uma dúvida em relação oa JSON.

Eu sei que consigo retornar uma list do JAVA para ele, porém é possivel retornar um objeto, por exemplo, Cliente, Usuario, etc. com todas as propriedades.

No meu caso, eu preciso executar o ajax para fazer a consulta de um usuario pelo seu código, então eu utilizo um combo com o nome dos usuarios do sistema, e quando uma opção é selecionada eu tenho que retornar outras informações, como login, data de cadastro, se está ativo, etc.

Consigo levar um objeto Usuário para o javascript e utilizar todas as propriedades desse objeto.

Galera, comecei a pesquisar sobre flexJson e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com ele.
Eu consegui serializar, mas como que eu consigo retornar para o javascript tudo certinho, pronto pra usar qualquer propriedade que eu quiser.

Por exemplo:

Tenho o obj Usuario que tem as propriedades nome, login, senha, ativo, bloqueado, dataCadastro.

Quando serializado o objeto ele traz como String: {“nome”:“teste”,“login”:“login”, … }

Porém eu queria uma forma que no javascript eu consiga pegar pela chave, assim: usuario[“nome”] e me retorna “teste” ( isso ja no javascript)

Será que tem como?

Esquece galera, já estou criando um método pra arrumar direito a String que ele gera, ta ficando legal.

consegui o que eu queria desde o início do tópico. uso o flexJson e depois, no javascript, executo o evalJSON() do prototype.

Amigão pode dar mostrar um exemplo do código, pois estou com o mesmo problema e ainda não consegui resolver.
Desde Já agradeço.