Tem como recuperar a proxima chave primaria do banco pelo hibernate? Independente do mapeamento que eu fizer, tem uma forma padronizada para o hibernate fazer isso?
Alberto
Tem como recuperar a proxima chave primaria do banco pelo hibernate? Independente do mapeamento que eu fizer, tem uma forma padronizada para o hibernate fazer isso?
Alberto
Tem sim cara, creio que da forma mais simples ele dá um select na tabela pegando o maior valor da coluna que é o id.
Acho que é isso
Você está querendo que ele atribua automaticamente o valor da próxima chave pra você, ou quer saber qual o valor do próximo id antes de chamar o save?
Usando identity, pegar o maior valor da coluna id nem sempre é o valor do último id usado. Não dá pra prever que o próximo id vai ser 7 sabendo que o maior existente é 6. Operações de delete excluem registro mas mantém não voltam a contagem dos id.
Pra poder saber isso tu tem que usar um gerador sequence no hibernate e desmarcar a coluna no bd como identity. Ai é o maior valor mesmo.
Eu quero que ele faca o insert automatico pa mim sim. So que eu tenho outro
campo na minha tabela que tb é unico com a opcao ou nao do usuario escolher um valor, aí caso o usuario nao escolha eu queria pegar a chave com a qual o hibernate vai inserir meu registro. Eu poderia inserir e fazer o update mas nao acho bom.
Alberto