Recuperar um blob, passar por um form e regravar num bd

oi.
eu tenho um blob (um arquivo pdf) gravado num banco de dados em mysql.
estou querendo proporcionar ao usuario a parte de update, ou seja, se o usuario se enganou na hora de escolher um arquivo pdf , ele poderia alterar o arquivo.

a estrutura atual é assim:

  1. form.jsp (onde o usuario escolhe o arquivo atraves de um form html e envia para o recebe.java)
  2. recebe.java (onde o servlet recebe o arquivo como um Part file)
  3. valida.java (onde o servlet valida se é um arquivo pdf mesmo, ou seja, se nao é um jpg, mp3, etc)
    4 gravabd.java (onde o servlet grava o arquivo como blob no bd mysql)

o que eu queria é fazer assim:

  1. consulta.java (onde o usuario vê o arquivo pdf, dentre outras informações. nessa consulta, eu ja colocaria os dados e o arquivo preenchendo os form html)
  2. se o usuario quiser editar, ele escolhe outro arquivo atraves do form html e segue o fluxo descrito acima. se o usuario NAO QUISER alterar, o sistema REGRAVA o mesmo arquivo.

minha dúvida é nessa ultima parte: como pegar o arquivo pdf que é um blob, deixar ele de um jeito como se acabasse de ser escolhido atraves de um form html, e regravar no banco de dados, como um blob de novo.

conto com a ajuda de voces.

obs: é um sistema que grava o pdf e alguns dados referente a esse pdf (nome do arquivo), data de assinatura, periodo do serviço, etc. se o usuario quiser editar so o periodo de serviço, por exemplo, todos os demais itens tem de ser regravados novamente.