Recuperar valores de um selectManyListbox após procesamento com JavaScript

Galera meu problema é o seguinte: Eu tenho uma tela com 4 listas de seleção (02 selectOneListMenu e 02 selectManyListbox). Criei um Backing Bean que possuía 3 instâncias cujo valor era ligado à propriedades das listas

[code]public class ClienteRotaBackingBean extends BaseBackingBean{

private ArrayList listaFuncionarios = new ArrayList();  //SelectOneListMenu
private ArrayList listaClientesPorFuncionario = new ArrayList(); //SelectManyListBox
private ArrayList listaClientesPorRota = new ArrayList(); //SelectManyListBox

public ClienteRotaBackingBean(){
	Helper helper = new Helper();
	List lista = null;

try {
		lista = helper.listarFuncionarios();
		if(!lista.isEmpty()){
			listaFuncionarios = new ArrayList(Command.geraSelectItems(lista));
		}
	} catch (AppException e) {

} catch (Exception e) {
		new AppException("Erro ao listar funcionários",e);
	}
}

//Getters e Setters
[/code]

Bem, como vocês podem ver, o construtor apenas inicializa o combobox. Uma lista de seleção múltipla será preenchida toda vez que esse combobox mudar. Aqui vai o método que trata o evento ValueChange especificado no combobox:

public void carregaClientes(ValueChangeEvent ev){
		Helper helper = new Helper();
		List lista = null;
		try {
			Funcionario f = helper.getFuncionario(new Integer(520));
			lista = helper.listarClientesPorFuncionario(f);
			if(!lista.isEmpty()){
				listaClientesPorFuncionario = new ArrayList(Command.geraSelectItems(lista));
			}
		} catch (AppException e) {

} catch (Exception e) {
			new AppException("Erro ao carregar clientes",e);
		}

}

Até aí tudo tranquilo. Toda vez que eu mudar um elemento no combobox (selectOneListMenu) ele irá carregar uma das listas com determinados SELECTITEMS.
Estou permitindo que na outra lista de seleção múltipla, o usuário selecione apenas os elementos que deseja para tranferí-la de uma lista à outra (algo semelhante à: http://elcio.com.br/crossbrowser/exemplo24.html ). Esta transferência está sendo efetuada por JavaScript.
O problema é que, quando vou tratar a submissão da página (através de um método ligado ao action de um commandButton) não consigo recuperar os valores atribuídos à lista pelo script JavaScript. Não sei se foi por incopetência mas procurei por toda a API do JSF e ele não tem um método getSelectItems() ou getValues() por exemplo (possui um getValue() que retorna apenas o valor do atributo value da tag).
Na verdade não sei nem se o componente está vindo preenchido após as mudanças.
Gostaria de pedir ajuda à vocês.
Desde já obrigado