Pessoal, estou com um problema que talvez vcs consiguam me ajudar. É o seguinte, tenho uma tabela de estrutura organizacional de uma instituição, desta forma ela tem um campo que aponto para a chave primaria da propria tabela, isto é para indicar qual o pai do registro ou seja, eu tem o item presidente, como ele nao é subordinado a ninguem entao o campo item_pai do registro ‘presidente’ é nulo, afinal ele é o unico sem subordinação, já os outros items da estrutura organizacional sempre são subordinados a alguem e desta forma o diretor de tecnologia por exemplo seria um subordinado direto do presidente e por isso no seu campo item_pai teriamos o codigo (chave primaria) do item ‘presidente’. Espero que tenham entendido o contexto, mas o problema é que eu preciso atraves de uma expressão SQL buscar todos os items subordinados a determinado item, mas nao só os filhos, como também os netos e bisnetos, ou seja, toda a arvore abaixo daquele nó.
O select abaixo me retorna todos os filhos de um determinado item, agora por favor me digam como retornar toda a sua decendencia.
SELECT E.NOM_ITEM_ESTR as NOME, EO.SIG_ITEM_ESTR as PAI
FROM ESTRUTURA_ORGANIZACIONAL E, ESTRUTURA_ORGANIZACIONAL EO
WHERE E.COD_ITEM_PAI = EO.COD_ITEM_ESTR
AND EO.SIG_ITEM_ESTR = ‘Sigla do pai’
Espero que tenham entendido e possam me ajudar o mais rapido possivel
Obrigado