?Recursividade

3 respostas
H

bom, uma coisa que é dificil de eu entender é recursividade…ainda mais agora que estou vendo Complexidade de Algoritmos na facul. e o Metodo Dividir para Conquistar…
Alguem pode me aconselhar de como aprender recursividade mesmo???Não quero só ter uma ideia, quero saber programar recursivamente, sabendo das coisas???Tem algo na Net que pode ajudar???Por exemplo,Em Java Como Programar, nem fiz os exercicios de recursividade…

Falow…

3 Respostas

B

Cara, recursividade é realmente complicado para pegar o jeito… Mas depois que vc pega o jeito, se torna usual.

Entenda recursividade como algo definido por ele mesmo. O exemplo mais usado em cursos de estrutura de dados é do fatorial. Como se calcula o fatorial de 5, por exemplo? Não seria:

fatorial(5) = 54321

e isso não seria a mesma coisa que dizer:

fatorial(5)= 5*fatorial(4)

e o fatorial de 4:
fatorial(4)= 4*fatorial(3)

e assim sucessivamente, até chegar no número 1, que dá um mesmo.

Acabamos de mostrar matematicamente o uso de recursividade. Agora você sabe que o fatorial de 5 é ele mesmo vezes o fatorial dele menos um. Então, como colocar isso em Java, por exemplo?

public class Fatorial
{

public int calcula(int num)
     {
           // esse é o critério de parada. Sem essa condição, as chamadas
          //  recursivas à função ficam infinitas, ou seja, dá pau
           if ((num == 1) || (num == 0))
                  return 1;
           else
                  // lembra que acabamos de fazer isso ali em cima?
                  return num * calcula(num-1); 
     }
}

Bem, esse foi um exemplo simples, mas a recursividade é um recurso muito usado em muitas áreas, como algoritmos de busca, árvores, ordenação, etc.

Bom estudo!

bragil

B

Outra coisa, todo algoritmo recursivo pode ser implementado através de laços (while, for, do … while, etc). A diferença é que através da recursividade o código fica muito mais limpo. O que você gasta 2 ou 3 linhas para fazer com recursividade, pode-se gastar 10 ou 15 linhas usando laços.

Além disso, algoritmos recursivos gastam mais memória, pelo fato das sucessivas chamadas a função/método. Dependendo do ambiente do programa é bom evitar recursividade, como em dispositivos com limitações de hardware (dispositivos embarcados, PDAs, etc.).

Falow!

bragil

F

o fatorial eh o ex mais usado qnto a recursividade, mas um simples for jah daria um jeito:

public int fatorial(int num){
 if (fatorial < 0) throw new RuntimeException("O numero deve ser natural.");
 int total = num;
 for (int i = num; i > 1; i--) total *= i;
 return total;
}

um ex que eu acho mais apropriado, seria listar todos os arquivos do computador, pois ai sim, sem usar recursividade vai ficar MUITO complicado (isso se nao for impossivel)…

public class Teste{
 private ArrayList arquivos;
 public static void main(String args[]){
  arquivos = new ArrayList();
  File roots[] = File.listRoots();
  for (int i = 0; i < roots.length; i++) lista(roots[i]);
 }
 public static void lista(File f){
  File l[] = f.listFiles();
  for (int i = 0; i < l.length; i++){
   if (l[i].isFile()) arquivos.add(l[i]);
   else lista(l[i]);
  }
 }
}

nesse ex, comeca com as raizes (em Linux “/” e em windows “A:”, “C:”, “D:”…) e vai listando os arquivos, se for uma subpasta, ela eh passada recursivamente para ler listada tambem…

outro exemplo onde a recursividade eh importante eh no algoritimo do quicksort…

Criado 7 de maio de 2005
Ultima resposta 7 de mai. de 2005
Respostas 3
Participantes 3