Recursos da linguagens equivalentes ao C#.NET

3 respostas
alaorneto

Fala pessoal!

Sempre desenvolvi em C# .NET, apesar de ter tido o be-a-bá na programação com o Java, mas agora tenho que retornar ao Java para desenvolver algo útil de fato na faculdade, já que os cursos do final da graduação são todos baseados em Java e JEE, porém sou bem acostumado com a linguagem C# na sua versão 3.5 pra ser mais específico, e estou tendo dificuldade para saber quais são os equivalentes a algumas estruturas da linguagem… LINQ eu sei que não existe similar no Java (ou estou enganado?), nem as propriedades (get e set, não fazem nenhuma diferença mesmo), mas alguns recursos eu não sei se existem, se alguém pudesse dar um exemplo em Java eu ficaria muito grato! São eles: extension methods, delegates, anonymous types, partial classes?

Muito obrigado, um abraço!

3 Respostas

M

alaorneto:
Fala pessoal!

Sempre desenvolvi em C# .NET, apesar de ter tido o be-a-bá na programação com o Java, mas agora tenho que retornar ao Java para desenvolver algo útil de fato na faculdade, já que os cursos do final da graduação são todos baseados em Java e JEE, porém sou bem acostumado com a linguagem C# na sua versão 3.5 pra ser mais específico, e estou tendo dificuldade para saber quais são os equivalentes a algumas estruturas da linguagem… LINQ eu sei que não existe similar no Java (ou estou enganado?), nem as propriedades (get e set, não fazem nenhuma diferença mesmo), mas alguns recursos eu não sei se existem, se alguém pudesse dar um exemplo em Java eu ficaria muito grato! São eles: extension methods, delegates, anonymous types, partial classes?

Muito obrigado, um abraço!

Ate onde sei, LINQ, Propriedades, extension methods e delegates, nao são suportados pela linguagem Java. Uma porcaria, eu sei, mas tem gente que acha o maximo reiventar a roda usando “design patterns”.

ViniGodoy

Eu uso muito esse site aqui:
http://www.25hoursaday.com/CsharpVsJava.html

Mas ele fala mais da linguagem em si, não dos recursos da API.

Quanto ao LinQ, ouvi falar dessa API aqui: http://quaere.codehaus.org/

Mas nunca cheguei a usar, nem sei o quão estável é.
Não dá para negar, esse foi um excelente trabalho da MS.

alaorneto

Valeu a contribuição galera!

ViniGodoy, você está certo, estou me referindo apenas a linguagem, não a API’s, não quero começar uma guerra ASP.NET vs JEE!

Propriedades são bacanas apenas porque deixam o código mais legível, Usuario.Nome.Lenght é mais doce pros olhos que Usuario.getNome().getLenght(), mas não vai me atrapalhar em nada!

O que realmente estou sentindo falta são os extension methods, eles quebram um galho ENORME, não existe nenhuma técnica parecida em Java?

Obrigado pela atenção, abraços!

editando: A propósito, muito interessante o projeto quaere, acredito que vá ajudar muita gente!

Criado 24 de agosto de 2009
Ultima resposta 25 de ago. de 2009
Respostas 3
Participantes 3