Recursos de Database

3 respostas
maresp

Salve,

Gostaria saber a opinião do pessoal quanto ao uso de stored procedures e triggers em aplicações java. Sei que são facilidades que os databases fornecem mas também sei que muitos vão argumentar que não se deve implementar minhas regras de negócio na camada de dados. Ok, tb concordo. Mas gostaria de utilizar triggers para criar um histórico de inserções e alterações em meu db (trilha de auditoria). Até que ponto existem vantagens e desvantagens? Essa implementação fere a arquitetura J2EE?

3 Respostas

TedLoprao

Não tenho muito conhecimento de java, pois estou começando a utilizá-lo agora… Entretanto lhe pergunto se não seria interessante colocar essa geração de histórico dentro de sua camada de conexão com o banco???
Por exemplo o objeto que executa o insert poderia antes da inserção fazer uma chamada a um método preInsert e após a chamada, um método postInsert… Aí vc colocaria dentro destes métodos todas as chamadas que vc precisar nestas duas etapas…
Não sei se fere a estrutura, porém vc não perderá a independência de bancos, hj ou amanhã vc tem que utilizar um banco que não possui estas facilidades e terá que reescrever estes códigos…
Desculpe se falei besteira e espero ter sido de algum auxílio… :smiley:

maresp

Obrigado pela opinião, valeu!

ozielneto

Veja reply aqui…

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=3419

Criado 9 de junho de 2003
Ultima resposta 11 de jun. de 2003
Respostas 3
Participantes 3