Eae galera, to com um problema aqui, instalei o oracle client 11g e quando vou no “Assistente de configuração do oracle net” eu seleciono “configuração do nome do serviço de rede local” e aperto o “Próximo” ele não vai…
Se você instalou somente o client, o que você pode fazer é editar diretamente o arquivo TNSNAMES.ora e informar um descritor TNS para uma instância de banco de dados Oracle.
Como o seu Oracle 11g client é somente client, não pode criar um banco de dados em sua máquina, somente acessar e gerenciar bancos em outros servidores.
Se você acessar o Oracle via Java, não precisa utilizar a forma TNS, pode utilizar diretamente o Thin Client para JDBC.
Obs.: Sobre o problema de não ir para o próximo passo, verifica se a variável de ambiente PATH contem somente ref. a pasta principal de seu client. Se tiver referência para client ou server antigos, então pode ocorrer instabilidades e conflitos.
eu to baixando o Oracle Database 11g Release 2 Standard Edition, Standard Edition One, and Enterprise Edition para ver se consigo criar um banco local para estudos e trabalho.
[quote]Entao pode remover o client porque o Database contem funcoes completas. Tem
uma versao para estudo do db chamada Oracle Express Edition (XE).[/quote]
então quer dizer que eu posso retirar o client da minha maquina e instalar o Database que ele tbem contém a função de client ? vou poder tbem criar um DB local host na minha maquina ?
é isso msm ou eu entendi errado ?
Isso mesmo, o Oracle Database 11g contém todos os recursos de server e também de client.
Se quiser uma versão do Database mais leve para estudo, avalia o Oracle Express Edition 11g, pois ele é o Database mais leve e possui limitações como não permitir criar banco de dados porque já vem com uma instância de banco chamada XE .
O Oracle é um banco de dados excelente em relação a tecnologia de SGBD, não vai se arrepender de trabalhar com ele.