Rede local Oracle 11g client[RESOLVIDO]

Eae galera, to com um problema aqui, instalei o oracle client 11g e quando vou no “Assistente de configuração do oracle net” eu seleciono “configuração do nome do serviço de rede local” e aperto o “Próximo” ele não vai…

é possível criar uma rede local no client?

Se você instalou somente o client, o que você pode fazer é editar diretamente o arquivo TNSNAMES.ora e informar um descritor TNS para uma instância de banco de dados Oracle.

Como o seu Oracle 11g client é somente client, não pode criar um banco de dados em sua máquina, somente acessar e gerenciar bancos em outros servidores.

Se você acessar o Oracle via Java, não precisa utilizar a forma TNS, pode utilizar diretamente o Thin Client para JDBC.

Obs.: Sobre o problema de não ir para o próximo passo, verifica se a variável de ambiente PATH contem somente ref. a pasta principal de seu client. Se tiver referência para client ou server antigos, então pode ocorrer instabilidades e conflitos.

wiliamps

eu to baixando o Oracle Database 11g Release 2 Standard Edition, Standard Edition One, and Enterprise Edition para ver se consigo criar um banco local para estudos e trabalho.

será que vai haver algum conflito entre os 2?

Entao pode remover o client porque o Database contem funcoes completas. Tem
uma versao para estudo do db chamada Oracle Express Edition (XE).

[quote]Entao pode remover o client porque o Database contem funcoes completas. Tem
uma versao para estudo do db chamada Oracle Express Edition (XE).[/quote]

então quer dizer que eu posso retirar o client da minha maquina e instalar o Database que ele tbem contém a função de client ? vou poder tbem criar um DB local host na minha maquina ?
é isso msm ou eu entendi errado ?

outra duvida como eu desinstalo o client?

to vendo oracle 11g tem 1 semana :oops:

Isso mesmo, o Oracle Database 11g contém todos os recursos de server e também de client.

Se quiser uma versão do Database mais leve para estudo, avalia o Oracle Express Edition 11g, pois ele é o Database mais leve e possui limitações como não permitir criar banco de dados porque já vem com uma instância de banco chamada XE .

O Oracle é um banco de dados excelente em relação a tecnologia de SGBD, não vai se arrepender de trabalhar com ele.

wiliamps

Valeu kra.

no caso de ser um banco local eu vou ter que criar um TNSNAME.ORA para minha maquina local ?

ex :

LOCAL =(DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost.localdomain)(PORT = 1521)) ) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = Local) ) )

vlw

Isso mesmo, tem que ter um TNSNAME.ORA dentro de %ORACLE_HOME%\NETWORK\ADMIN. Exemplo de um TNS simples:

TNS_DO_BANCO_A =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 10.29.61.122)(PORT = 1521))
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = BANCO_A)
)
)

wiliamps

Valeu kra…