Rede Local

Gostaria de saber se voçês poderiam ajudar-me sobre ((compartilhamento)) de banco de dados em uma rede
((local)) ,desde configurações de banco de dados,configurações do ip, mascara de rede, para realizar o compartilhamento até a criação do código fonte ,tem alguma video aula ? algum livro especifico ? gostaria de um auxilio .

Desde já agradeço!

pra o banco é simples
basta por na conexao o ip da maquina que possue o mesmo, que deve estar na mesma rede.

Não precisa configurar o banco no meu caso (postgre)?

olha como fiz:

[code]public class Conecta
{

   String driver = "org.postgresql.Driver";
                
 public   Connection conexao;     
 public    Statement statement;   
 public    ResultSet resultset;

   //public boolean conecta(String driver,String url, String usuario, String senha)
   public boolean conecta()
   {
        boolean result = true;
        try 
        {
          //  
            Class.forName("org.postgresql.Driver");
            Connection conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://192.168.4.235/sistema","postgres","11111"); 
        
        }
        catch(ClassNotFoundException Driver) ..........................[/code]

Não funcionou!

rapaz você esqueceu de colocar a porta do banco

Class.forName("org.postgresql.Driver"); Connection conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://192.168.4.235:PORTA/sistema","postgres","11111");

Impossivel fazer essa conexão só com isso! o que tenho q cong. no banco de dados na pasta hba?

Não é necessário colocar a porta. O driver usa a porta padrão do pgsql: 5432.

Mas… qual é o erro que acontece? DIzer que não funcionou é muito vago, e nunca vamos poder te ajudar. Nos diga, qual a mensagem que dá? Há algum stacktrace? Algum comportamento?

Exibe uma menssagem gigante várias linhas no cmeço não foi possivel fazer a conexao com o banco verifique se o servidor
esta configurado…

Boa noite progJava,

Recentemente fiz um post no meu blog com as informações que você precisa:

-> Intalação e Config. do Postgresql
-> Classe teste de conexão
-> Caso desejar configurar uma conexão remota, postei como criar um host no site "No-IP"

Só lembrando… não esqueça de colocar o driver do postgres no diretório da sua aplicação.

http://nicholasferreira.blogspot.com/

Qualquer coisa posta ai novamente.

Abraço.

[quote=progJava]Exibe uma menssagem gigante várias linhas no cmeço não foi possivel fazer a conexao com o banco verifique se o servidor
esta configurado…[/quote]

Isso tá parecendo exoterismo…

Cara, vc deve ser bem novo em programação, né? O q vc chama d menssagem gigante é o q nós (programadores) precisamos saber para entender o problema e te ajudar.

Esse negócio de descrever vagamente não funciona na nossa área. Nós somos pessoas chatas e pragmaticas, PRECISAMOS ser assim. Então, qdo alguém pergunta humildemente da forma abaixo:

O mínimo esperado é q vc se dê ao trabalho de executar novamente seu código, copiar e colar o erro aqui no fórum para que nós possamos te ajudar.

Dizer que é uma mensagem grande parece num primeiro momento, pelo menos para mim, má vontade e preguiça sua… Então, se eu me precipitei com meu julgamento, desculpe-me e por favor, responda a pergunta do rapaz com um mínimo de boa vontade.

Lembre-se, estamos aqui para ajudar uns aos outros e aprender com isso! :wink:

PS: desculpem-me se me expressei mal (qq coisa o moderador edita a msg)…

O mínimo esperado é q vc se dê ao trabalho de executar novamente seu código, copiar e colar o erro aqui no fórum para que nós possamos te ajudar.

Dizer que é uma mensagem grande parece num primeiro momento, pelo menos para mim, má vontade e preguiça sua… Então, se eu me precipitei com meu julgamento, desculpe-me e por favor, responda a pergunta do rapaz com um mínimo de boa vontade.

Lembre-se, estamos aqui para ajudar uns aos outros e aprender com isso! :wink:

PS: desculpem-me se me expressei mal (qq coisa o moderador edita a msg)…[/quote]

Não entendi porque o quote na minha mensagem. Porém lembre-se que tudo que eu fiz foi pedir mais informações para poder ajudar o rapaz.

progJava, não importa o tamanho da mensagem. Certamente ela possui as informações que precisamos para te ajudar. Repetindo: dizer que está dando erro é muito vago, nós precisamos saber as mensagens de erro e comportamentos que aconteceram.

O fato de “não conectar” pode ser por N fatores: banco de dados offline, erro na string de conexão, erro de usuário, senha, base de dados não encontrada… enfim, uma infinidade de coisas. Nessa sua mensagem podemos encontrar as respostas.

Abraços

O mínimo esperado é q vc se dê ao trabalho de executar novamente seu código, copiar e colar o erro aqui no fórum para que nós possamos te ajudar.

Dizer que é uma mensagem grande parece num primeiro momento, pelo menos para mim, má vontade e preguiça sua… Então, se eu me precipitei com meu julgamento, desculpe-me e por favor, responda a pergunta do rapaz com um mínimo de boa vontade.

Lembre-se, estamos aqui para ajudar uns aos outros e aprender com isso! :wink:

PS: desculpem-me se me expressei mal (qq coisa o moderador edita a msg)…[/quote]

Não entendi porque o quote na minha mensagem. Porém lembre-se que tudo que eu fiz foi pedir mais informações para poder ajudar o rapaz.

progJava, não importa o tamanho da mensagem. Certamente ela possui as informações que precisamos para te ajudar. Repetindo: dizer que está dando erro é muito vago, nós precisamos saber as mensagens de erro e comportamentos que aconteceram.

O fato de “não conectar” pode ser por N fatores: banco de dados offline, erro na string de conexão, erro de usuário, senha, base de dados não encontrada… enfim, uma infinidade de coisas. Nessa sua mensagem podemos encontrar as respostas.

Abraços[/quote]

Uoppss acho q vc me entendeu mal…

Vou colocar melhor a frase:
O mínimo esperado é q vc (progJava) se dê ao trabalho de executar novamente seu código, copiar e colar o erro aqui no fórum para que nós possamos te ajudar.

Dizer que é uma mensagem grande parece num primeiro momento, pelo menos para mim, má vontade e preguiça sua(progJava)… Então, se eu me precipitei com meu julgamento, desculpe-me e por favor, responda a pergunta do rapaz(garcia-jj) com um mínimo de boa vontade.

Sacou?

barenko, desculpe, realmente eu havia entendido mal :stuck_out_tongue:

Abraços