Redes, internet, web

O que é necessário aprender para por exemplo, criar uma aplicação que monitore minhas conexão na rede/internet, busque dados na web, leia dados da rede, mexer com procolos da internet e muito mais. Tudo isso em java é claro. Se puderem me recomendar livros, documentações, bibliografias inteiras sobre o assunto fico grato. Se for preciso aprender coisas especificas de rede/internet também agradeço. Valeu!
Obs: já tenho conhecimento em java.

Ola Brichard_Xr, eu poderia vir aqui e te indicar uma lista de livros e materiais de redes etc… para então você ver que isso que deseja não é viável ainda mais com java, você pode até chegar a tela tela de gerenciamento etc… mas você ira travar quando chegar nos protocolos de comunicação(sem contar que tem um longo caminho a ser seguido em engenharia de software, telecomunicações, pesquisas cientificas etc…), muitas linguagens teriam que ser utilizadas, resumindo um projeto inviável. Tem uma frase que a muito vejo na internet “Java não é a bala de prata”, se você já conhece Java deveria entender das limitações que o Java possui para certas tarefas, o que você deseja é mais baixo nível, C de longe se encaixa melhor, não é meu intuito te desmotivar pelo contrário prefiro que siga seus estudos porém o que deseja é inviável, abraços.

Depende do seu SO. Essas aplicações já existem na maioria dos sistemas operacionais Unix e derivados (como Linux e MacOS). Windows deve ter aplicações semelhantes, não sei.

Sobre Java, pode esquecer. Não é a linguagem ideal pra isso, é muito alto nível.

Olá,

Nada impede que ele faça aplicativos agentes nativos para cada sistema operacional e esse agente exporte as informações via JSON, XML ou outro formato. E então sua aplicação Java colete essas informações.

E ainda mais fácil, essas informações também podem ser obtidas por SNMP ou SMI. Basta pesquisar por “Java SNMP” e “Java SMI” no Google.

Por exemplo, uma aplicação em Java: MIB Browser (http://www.ireasoning.com/mibbrowser.shtml).

Me refiro também ao android, como por exemplo, como buscar certas informações em um site da internet para atualizar um banco de dados, entende? Como você pegar dados de uma lista na internet.

Olá,

Não, não entendi.

Pode ser mais claro?

Por exemplo, você quer pegar a temperatura de um local na internet e mostrar na sua aplicação, ou no seu app android. Ou também consultar uma lista telefonica na internet, ou pegar apenas alguns dados dela para exibir na sua aplicação. O que eu quero dizer é como eu faço para buscar dados na internet para atualizar uma tela na minha aplicação, ou organizá-los de forma diferente, ou fazer alguma coisa com relação a eles, entende?

Olá,

Basta procurar pelos fornecedores desses serviços na Internet.

Por exemplo, o OpenWeatherMap fornece uma API que lhe permite obter várias informações climáticas de vários locais do mundo. Tem vários exemplos de como usar a API. O livro Google Android da Casa do Código lhe ensina como fazer isso também.

O Google lhe permite usar seus mapas através de uma API também. Alias, o Google tem uma dezena de serviços fornecidos através de API.

O Foursquare também tem API para seus serviços.

Da próxima vez, tente usar um exemplo real.

P.S.: é chato tentar adivinhar né. (https://www.youtube.com/watch?v=azoPf3IdVJk).