Redes Neurais Jogo da Velha

Boa Tarde Prezados,

Venho a Fórum, solicitar uma pequena ajuda estou desenvolvendo uma algoritmo para ser utilizado no clássico jogo da velha que todos os professores adoram.
E não gostaria, de criar um código repleto de if/else, é para evitar o uso pesquisei algo sobre redes neurais, mas não obtive muitos esclarecimentos de como implementar.

Há alguma forma, de aplicar a lógica abaixo com exceção de redes neurais? Se esta for a única alternativa, agradeço materiais de apoio de preferência em português.

Tenho um vetor de inteiros de 5 posições(4 índices 0 ? 4).

Como posso desenvolver, uma operação entre os índices do vetor conforme a tabela abaixo?

Vet Int 0 x 2 x 4 Indices 0 2 = 0 entre 2 0 4 = 0 entre 4 2 4 = 2 entre 4 4 0
Obs.: Só vou trabalhar, com os indices pares.

Agradeço a todos pela ajuda.

Trajano

Procure por árvores de decisão, busca em profundidade e busca em largura.

Foi a mesma técnica que usei no meu bot jogador de bejeweled.