Redes neurais

14 respostas
luistiagos

Ola alguem sabe onde posso encontrar algum material bom de redes neurais? pois andei procurando pelo google e por livros… mas os materias trazem uma liguagem matematica a qual nao entendo
preciso de algum material que me traga uma ligagem computacinal e nao matematica pois não consigo comprender… sou pessimo em matematica… alguem sabe onde possa achar um bom material de facil entendimento? que ao menos explique de forma entendivel o funcionamento de um perceptron e uma rede de multicamadas…

14 Respostas

T

Olha meu, trabalhei por mais de um ano com Redes Neurais (RNAs), especialmente no modelo de Multilayer Perceptron. a dica é uma só. Vc tem que entender o aspecto matemático, e não o computacional. Se quiser ter uma visão computacional disso DEPOIS, leia os arquivos de help do toolbox de RNA do Mathlab. Fora isso, o livro do Simon Haykin é o melhor para começar a aprender. Há um bem simplezinho chamado Redes Neurais em Delphi, e um outro muito bom, mas o qual não me lembro o nome, com participação dos professores da USp ou da UfsCAR. Qqeur coisa me add ae no msn…

Abraços!

Petronio_Braga

Concordo com o que Tecnoage expôs. A única ressalva, na minha opinião, é que o melhor livro para se iniciar na área de Redes Neurais Artificiais é:

Redes Neurais Artificiais: Teoria e Aplicações
ANDRE C. PONCE DE LEON F. DE CARVALHO
ANTONIO DE PADUA BRAGA
TERESA BERNARDA LUDERMIR

O livro de Simon Haykin é excelente, mas serve mais para o aprofundamento da área. Não quer dizer que não se aprenda.

Têm diversos tópicos aqui no fórum do GUJ que citam APIs para trabalhar com RNA. Faz uma busca. Qualquer coisa, trabalho na área e posso tentar lhe ajudar.

T

Cara, se num me engano é esse livro que eu tentei indicar no Post acima… E não lembrava o nome. Realmente é mais didático que o Haykin. Gostei muito… Mas ao mesmo tempo é um pouco uma descrição sobre o estado da arte da coisa… Achei pouco aprofundado, para utilizar RNA. Acredito que sirva mais como um libro bem introdutório. E lembro tb que era muito fácil e gostoso de ler…

luistiagos

qual e o esquema de um perceptron simples? e um de multicamada?
nem as formulas eu sei… como é os esquemas das formulas de ativação?
o que é baia, peso e taxa de aprendisagem?

alguem poderia me ajudar?

T

Se você não souber nem o que é um símbolo de somatória, vai ter dificuldade de entender qualquer explicação - você não vai poder fugir da parte das fórmulas.
Redes neurais é só aplicação de fórmulas (que normalmente já estão implementadas, então a parte computacional é simples). Resta a você entender porque é que tal fórmula é usada e que fórmula usar no seu problema.

T

O thingol disse tudo… Redes Neurais é um negócio complexo até que vc entenda as fórmulas, e o que ela realmente tem que fazer… Daí pra frente “programar” ela é tranquilo…

luistiagos

e eu acho que a unica coisa que sei nessas malditas formulas e o simbolo de somatoria… meu problema e que encontro varias variaves que nao sei de onde vem e pra que servem…

T

Já é um bom começo. Por isso é que você tem de estudar para ver como as tais variáveis foram definidas.

diego2005

Petrônio Braga:
Concordo com o que Tecnoage expôs, a única ressalva que faço, minha opinião, é que o melhor livro para se aprender sobre Redes Neurais é:

Redes Neurais Artificiais: Teoria e Aplicações
ANDRE C. PONCE DE LEON F. DE CARVALHO
ANTONIO DE PADUA BRAGA
TERESA BERNARDA LUDERMIR

Procurei esse livro e parece que ele está fora de catálogo…

T

Sério? era um excelente livro…

Luca

Olá

Tente aqui

[]s
Luca

T

Puxa, no meu tempo os livreiros punham os livros de programação matemática (ou programação linear) junto com os de informática :stuck_out_tongue:

T

Pessoal, mas não confie nessa livraria!!! Certa vez comprei 1550 reais em livros, e quase perdi o dinheiro… Tentem achar em outra rs…

T

É realmente tá difícild e achar o livro… Bom se quiser posso disponibilizar minha monografia. Utilizei muito do livro do Haikyn e desse livro de BRAGA, e muitos outros… Se quiser manda MP. blz? Pelo menos a linguagem é menos rebuscada…rs

Abraços!

Criado 19 de junho de 2007
Ultima resposta 22 de jun. de 2007
Respostas 14
Participantes 6